Educativo Musical Programas

Canta Conto (1987)

Programa apresentado por Bia Bedran com cantos, contos, cirandas e cantigas de roda para a criançada.

Emissora: TVE e afiliadas
Transmissão Original: de 1987 a 1993.
Duração: 60 minutos.
Cores.
Companhias Produtoras: TVE.

textotrilha

O Programa.


Em 10 de março de 1987, foi ao ar pela primeira vez, na TV Educativa, o programa Canta Conto. Bia Bedran cantou e contou histórias durante sete anos para crianças de todo o Brasil num programa do qual muita gente ainda se lembra muito bem.

O Canta Conto tornou-se pioneiro no gênero e Bia ousou em levar o seu trabalho de cantadora e contadora de histórias para a telinha.

Com cantos, contos, cirandas e cantigas de roda, as crianças que iam ao programa aprendiam muitas músicas e brincadeiras, que depois levavam para casa e se divertiam com os amigos.

O cenário era simples e aconchegante, lembrando o pátio de uma casa, onde a criançada  se reunia em roda junto à apresentadora. Bia sempre abria o programa com um enorme livro cenográfico feito de espuma e enquanto contava um conto, imitava vozes, fazia sons com instrumentos musicais e usava objetos como estrelas e chapéus para ilustrar as narrativas. Em cenas externas, eram realizados clipes musicais com crianças e belas paisagens.

Bia Bedran mostrou aos telespectadores que a arte de contar histórias não deve ficar restrita só ao teatro. à biblioteca, à praça ou ao quarto antes da criança dormir. A maneira como o programa Canta Conto era feito, por ter uma dinâmica muito “gostosa”, possibilitou que pelo menos duas gerações de crianças tivessem a oportunidade de poder escolher, e seus pais também, um programa diferente do que acontece dentro dessa massificação da televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *