Auditório Programas

Clube do Papai Noel – Clube do Guri – Gurilândia (1950)

Primeiro programa infantil da televisão brasileira oriundo do rádio e com apresentação de Homero Silva.

Emissora: TV Tupi.
Período original de exibição: de 1950 a 1970.
Duração: 60 minutos.
Preto e branco.
Companhias Produtoras: TV Tupi.

 elencotexto

 

O Programa.


No primeiro dia de transmissões da TV Tupi Homero Silva apresentou um pequeno flash do Clube do Papai Noel, com as crianças que cantavam na Rádio Difusora. O programa criado para o rádio por Francisco Dorce e Homero Silva, já era um estrondoso sucesso.

O infantil ganhou um horário próprio dentro da TV Tupi de São Paulo e Homero Silva passou a apresentá-lo transformando-se numa figura tão querida que as crianças o chamavam de “Papai Noel”. Homero também se encarregou da direção enquanto o roteiro ficava a cargo de Remo Menezes.

Homero Silva e Sônia Maria Dorce

Homero Silva, Sônia Maria Dorce, Fuzarca e Torresmo.

Homero Silva, Fuzarca e Torresmo.

Já em 1951 com o patrocínio Neugebauer e do seu achocolatado “Guri”, surgiu a ideia de promovê-lo através de um programa de rádio que passou a ser chamado Clube do Guri. Quando o infantil também foi para a televisão uniu-se ao Clube do Papai Noel, dando origem ao Gurilândia em referência ao achocolatado.

No Gurilândia as crianças se divertiam assistindo mágicas, malabarismos e humor leve com os palhaços Fuzarca e Torresmo. Mas a principal atração do infantil era a apresentação das crianças, que cantavam, declamavam, tocavam instrumentos ou representavam pequenas encenações. Sonia Dorce, com apenas 5 anos de idade, era a secretária do programa e também recitava os poemas escolhidos por seu pai.

Entre as atrações musicais a meninada interpretava sucessos da época como os de Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nélson Gonçalves. No programa iniciaram a carreira artística nomes importantes como: Hebe Camargo, Zilda de Lemos, Lia de Aguiar, Walter Avancini, Sonia Maria Dorce, Erlon Chaves, Wilma Bentivegna, Wanderley Cardoso, Vida Alves entre outros. Muitos desses continuaram a carreira depois de adolescentes no Grêmio Juvenil, programa para jovens que atuava como uma espécie de curso secundário do Clube do Papai Noel.

Com a inauguração da TV Tupi do Rio o Gurilândia estreou sua versão carioca, com a produção de Samuel Rosemberg e sob o comando de Collid Filho. A versão carioca também revelou vários artistas ainda crianças, entre os quais: Elizângela, Sônia Delfino, Wanderléa, Rosemary e Leny Andrade. O sucesso no Rio de Janeiro também foi grande, diversos discos foram gravados, campanhas sociais promovidas, inclusive a que Rosemberg considerava um marco: o programa conseguiu uma piscina térmica para crianças vítimas de paralisia infantil.

Ary Rego e Elis Regina.

Clube do Guri Gaúcho.

Homero Silva e crianças.

Em dezembro de 1959, a versão gaúcha do programa foi lançada na TV Piratini, sob o comando de Ary Rego e com Rui Silva ao piano. Lá se destacaram vozes como as de Maria Katyra, Érica Norimar e da menina que viria a ser um dos nomes mais importantes da música popular brasileira, Elis Regina.

Em 1960 a TV Jornal do Recife lançou um programa também com o título Gurilândia. Esse tinha a produção de Geny Costa Dorea e a apresentação de Paulo Duarte e Waldemar Garcia, mas sem o mesmo formato ou vínculo de produção com os seus antecessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *