Auditório Aventura Programas

Bambuluá (2000)

Seriado infantojuvenil protagonizado por Angélica  onde ela luta contra as forças do mal ao lado dos sete cavalheiros do futuro.

Emissora: Rede Globo.
Período original de exibição: de 9 de outubro de 2000 a 30 de dezembro de 2001.
Duração: 160 minutos.
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.

video elencotexto

 

O Programa.


Após passar dois meses apenas apresentando os desenhos do Férias Animadas, Angélica, já insatisfeita, manteve uma batalha diária no Ibope com sua principal concorrente: Eliana, da Record, até ganhar seu programa Bambuluá no dia 9 de outubro de 2000.  O nome da atração significa “uma terra que olhos maus não podem ver” e foi extraído do conto “A Princesa de Bambuluá”, de Câmara Cascudo, um dos maiores estudiosos do folclore brasileiro. O programa centrava toda a programação infantil da Rede Globo e tinha três horas e meia de duração. A novelinha apresentava histórias semanais exibidas em capítulos curtos, roteirizadas pela equipe de Cláudia Souto.

Em Bambuluá, Angélica é convocada por sete cavalheiros do futuro, todos atores mirins, cada vez que a segurança de Bambuluá é ameaçada pelos vilões de Magush, a cidade da sombras – cujos moradores eram conhecidos como “sombrios”.

Senhor Dumal – um boneco virtual inspirado em personagens de videogames – e seu capacho Bruck. Os cavaleiros do futuro são servos do Senhor Dubem, um boneco também virtual que foi criado pelo Mago imortal Tchilim, o sábio e mentor dos Cavaleiros do Futuro. Rafael (Yuri Jaimovich), que fazia parte do Angel Mix (1996), resolve se mudar para Bambuluá e leva consigo o avô (Antônio Pedro), outro remanescente do programa. Na cidade dos sonhos, Rafael vira mascote da turma do bem e um dos cavaleiros que protegem a cidade.

A cidade tem ainda tipos muito simpáticos como Serapião, o dono da Biscoiteca; Stela, a mãe de Deco; Amanda, uma professora que vive despertando a curiosidade das crianças para o mundo; Plínio, o mal infiltrado em Bambuluá; Neném, um bebê bem incomum; Mascote, um cão da raça Bouvier des Flandres; Assombroso e Clárian, crianças bem sombrias; e Augusta, a mulher do prefeito Teobaldo e mãe de Cacau.

Angélica era uma espécie de prefeita da cidade dos sonhos, além de âncora da Tv Globinho, fazendo a chamada de desenhos, quadros e atrações nacionais como a Turma da Mônica, numa parceria desenvolvida com Mauricio de Souza, a boneca Garrafinha, e a comédia de situação “Irmãos em Ação”, escrita por Tony Brandão e dirigida por Márcio Trigo, protagonizada por Kaito Ribeiro e Cecília Dassi. A TV Globinho funcionava graças ao trabalho de oito mini repórteres, e a ação do programa era sempre desencadeada quando algum morador da cidade dos sonhos sintonizava a Tv na emissora.

Em Bambuluá funcionava também um fã-clube da Angélica, com pertences importantes da apresentadora.

A história de Bambuluá era ambientada em cenários criados por Frederico Padilla, Alexandre Gomes e Fumi Hashimoto. O programa investiu alto na produção, usou uma cidade cenográfica com 3 mil metros quadrados, cenários e efeitos surpreendentes, mas sempre com a consciência de que os desenhos eram que influenciariam na audiência. Por isso investiu nos japanimations que estavam em destaque na época influenciados pelo sucesso de Pokemon. Vieram então: Digimon e Dragon Ball Z. Em outubro de 2001, estreou em Bambuluá a nova versão de O Sítio do Pica-pau Amarelo. Com a entrada do Sítio passaram a ser exibidos 20 minutos a menos de desenhos estrangeiros.

Angélica insatisfeita com o programa abandonou a atração por completo para se dedicar exclusivamente a sua personagem anjinha na novela Um Anjo Caiu do Céu.  O Ator Herson Capri passou a comandar o restante da atração que mudou de tema com o ator fazendo o capitão de um submarino pirata que procura obter o DNA das sereias para repovoar os oceanos com essas simpáticas criaturas.  O personagem era claramente inspirado no capitão Nemo das 20 Mil Léguas Submarinas do Júlio Verne. Já sem audiência o programa foi cancelado no dia 30 de dezembro de 2001.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *