Jerônimo (1984)

Segunda versão de Jerônimo para a televisão, exibida pelo SBT, que conta a trajetória do herói interpretado por Francisco Di Franco.

Emissora: SBT.
Transmissão Original: 5 de novembro de 1984 a 2 de março de 1985.
Duração: 45 minutos.
Temporadas: 1 .
Cores.
Companhias Produtoras: Sistema Brasileiro de Televisão.

videoelencotrilha

O Personagem.


No início da nossa televisão, na década de 1950, muitos heróis apareceram para protagonizar aventuras dos mais vários estilos, mas quase sempre os nossos heróis tinham muitos elementos que lembravam os personagens americanos. Uma feliz exceção era o 100% brasileiro Jerônimo, o Herói do Sertão, criado por Moisés Weltmam, que nasceu nos quadrinhos em 1957 e fez a alegria dos fãs durante 62 edições mensais, antes de passar à Rádio Nacional do Rio de Janeiro com a voz de Milton Rangel.

Nos quadrinhos ele tinha como mãe Maria Homem. Seu companheiro era o “Moleque Saci” (que também ganhou sua versão para quadrinhos) e sua amada era Aninha.

A Novela.


Jerônimo já tinha feito sucesso na TV Tupi com sua versão televisiva na década de 1970, quando o SBT resolveu trazer o herói novamente para estrelar suas aventuras. No dia 5 de novembro de 1984, às 18h, a nova versão de Jerônimo estreava na emissora de Silvio Santos, sendo escrita por Moysés Weltman, dirigida por Antonino Seabra e supervisionada por Crayton Sarzy. Infelizmente, apesar do esforço em caprichar na produção, a novela não alcançou uma grande repercussão e teve apenas a primeira história produzida, saindo do ar no dia 2 de março de 1985.

As cenas externas eram gravadas na cidade de Cabreúva e existia uma preocupação da equipe de produção em apresentar imagens bonitas, com paisagens agradáveis ao público. Além disso, a equipe optou por trazer Francisco di Franco para reinterpretar o personagem, já que ele tinha a simpatia dos telespectadores e tinha ficado imortalizado como Jerônimo.

Em 1991 o SBT reprisou a novela no mesmo horário em que foi apresentada pela primeira vez, e também não obteve um bom resultado na audiência.

A História.


Paladino da justiça e andarilho dos sertões brasileiros, Jerônimo estava sempre à disposição, onde quer que o bem precisasse triunfar. Ele vivia na pequena cidade de Cerro Bravo, interior paulista e sempre andava ao lado de seu fiel companheiro, Moleque Saci (Canarinho), e de sua amada, Aninha (Eva Christian), percorrendo os sertões interioranos. Quase sempre o herói se envolvia em aventuras perigosas que encontrava no meio do caminho.

Entre os maiores inimigos de Jerônimo está o Coronel Saturnino Bragança (Ítalo Rossi), que com o poder do dinheiro manda e desmanda em Cerro Bravo e com isso força os pobres fazendeiros a saírem de suas terras alegando que as escrituras das terras são falsas, a única salvação deste povo sofrido é o herói Jerônimo, o misterioso cavaleiro que sai do seu esconderijo na mata para ajudar aqueles que necessitam.