Especial Musical Programas

A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito (1984)

É um especial musical exibido pela Rede Globo onde o grupo Balão Mágico interpreta suas canções e vive aventuras ao lado dos amigos Fofão, Tic e Tac e I.O. .

Emissora: Rede Globo.
Data original de exibição: 21 de setembro de 1984.
Duração: 45 minutos.
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.

video elencotrilha

 

O Programa.


Com texto de Wilson Rocha, direção de Paulo Netto e direção geral de Augusto César Vannucci a Turma do Balão Mágico teve um especial na faixa de programação Sexta Super para divulgar o quinto álbum do grupo.

O especial Amigos do Peito, que foi ao ar no dia 21 de setembro de 1984, teve a história de fundo pontada por números musicais. Roberto Carlos participou da música “É Tão Lindo”,  Fábio Jr. na canção “Amigos do Peito” e Baby Consuelo e Pepeu Gomes cantando com o Balão Mágico “Mãe, Ma Dá Um Dinheirinho”. O programa contava ainda com a participação do bailarino Jorge Lafond. Entre as outras canções apresentadas estavam: “Zip & Zap”, “Se Enamora”, “Bombom”, “Quadrinhas e Um Refrão”, “Tia Josefina” e “Dia dos Pais”.

O programa foi gravado na Floresta da Tijuca; no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro – transformado num grande balódromo pelo cenógrafo Federico Padilla – e na Universidade Rural do Rio de Janeiro, de onde decola o balão que a turma constrói. O balé infantil de Dalal Achcar apresentou diversas danças típicas durante a viagem das crianças.

Os robôs Zip e Zap e o misterioso ser I.O. foram criados por Stil especialmente para o programa  e eram inspirados nas letras das músicas.

Na abertura do programa, Fábio Jr. dirige um velho calhambeque pelos caminhos do Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Ao lado dele, Simony, Tob, Mike, Jairzinho e Fofão cantam Amigos do peito, canção que apresenta a Turma do Balão Mágico e que acabou se tornando um marco da produção infantil da emissora.

Com um grupo com tanta experiência em programas de qualidade para crianças não podia dar outra, e o Agente G conquistou em 1997 o prêmio de melhor programa infantil pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), voltando a dar a TV Record credibilidade em sua programação infantil.

A História.


O especial mostra as crianças Simony, Mike, Tob e Jairzinho (filho de Jair Rodrigues que estreava no grupo) se divertindo ao lado do Fofão, enquanto tentam construir  um grande balão com a ajuda dos robozinhos Zip e Zap.

A turma se mete em grandes confusões e aventuras até que conhecem I.O., ser misterioso que visita a Terra que é uma mistura de gato, tamanduá e pato. A criatura está disposta  a despertar o “espírito da criança eterna” com brincadeiras, travessuras, alegria e muito otimismo. Na viagem de balão, feita depois de muito empenho, as crianças mostram o Brasil ao novo amigo I.O. .