É um anime dos anos 60 que mostra as aventuras de um garoto e a tripulação do barco P1 empenhados em manter a paz nos oceanos.

Emissora: NTV e TV Fuji.
Emissora no Brasil: TV Excelsior, TV Record e Warner Channel.
Transmissão Original: de 13 de janeiro de 1969 a 22 de Setembro de 1969.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (78 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Terebi Doga.

O Desenho.


Marine Boy foi um desenho japonês lançado como parte do Kaitei Shônen Marin, produzido por Minoru Adachi e pelo estúdio Japan Tele-Cartoons. Adachi inicialmente desenvolveu apenas três episódios em preto e branco que serviram para o conceito geral do programa, mais tarde essas histórias  foram apresentadas na TV Fuji entre 4 e 18 de abril de 1965. Na ocasião receberam o nome de Secret of the Red Vortex; Call of the Sea e Attack of the Sea-Star People, alcançando uma boa repercussão.

Com o sucesso dos episódios os produtores decidiram criar um seriado semanal, a cores, já que programas coloridos vinham sendo apresentados no Japão desde o início dos anos 60. Na época,  poucos estúdios japoneses interessavam-se por produções a cores pois eram consideradas caras, especialmente para um veículo voltado exclusivamente para crianças.

Os produtores optaram por fazer uma pré-venda para  distribuidores norte-americanos, como já havia acontecido com outras produções. Com o patrocínio da Matsushita Company, a nova versão em cores do desenho foi vendida para a rede TBS, mudando o nome para Hang On! Marine Kid. Assim, a emissora TBS exibiu o anime entre 6 de outubro a 29 de dezembro de 1966, mas com avaliações bem abaixo do esperado o desenho acabou sendo cancelado com apenas 13 episódios. Em seguida  o produtor americano Stanley R. Jaffe se mostrou interessado em continuar o programa desde que ele fosse refeito com novos episódios falados em inglês e fosse mostrado primeiramente nos Estados Unidos.

Foram produzidos então 78 novos histórias entregues para a Zavala-Riss Productions nos Estados Unidos para a dublagem em inglês.

A versão japonesa acabou sendo vendida para a TV Fuji, que anteriormente se negou a comprar a produção e passou a exibi-lo entre 31 de janeiro a 22 de setembro de 1969, os primeiros 36 episódios produzidos. Assim, no final, foram realizadas duas versões diferentes, sendo uma para o mercado norte-americano e estrangeiro que ficou conhecida como Marine Boy e a outra para o Japão como Undersea Boy Marine ou Kaitei Marin Shonen.

 

A História.


Num futuro próximo, a humanidade possui excelentes instalações para a exploração dos mares e a busca de recursos submarinos. A agência responsável pelo controle e segurança dos mares chama-se Patrulha Oceânica, cuja missão é proteger contra os perigos em alto-mar, atuando como uma polícia mundial dos oceanos e prevenindo que ocorra algo que possa tirar a paz.

O barco patrulha P1, faz parte dessa organização, ele é uma embarcação que, entre outras tecnologias, é capaz de voar, ainda que por um tempo limitado, tendo asas retráteis. Também ér equipado com uma arma, geralmente pequenos foguetes de torpedo. Ele conduz Marine Boy e seus dois tripulantes, o marinheiro magro chamado Piper e o gordo chamado Bolton. Todos os recrutas da patrulha oceânica usavam boinas vermelha como parte de seus uniformes.

As missões eram chefiadas pelo Dr. Mariner, pai de Marine Boy, e tinham o auxílio do professor Fumble, que vivia inventando coisas fabulosas para ajudar o garoto a derrotar seus inimigos.

Marine Boy usava uma roupa avermelhada feita de um material especial para lhe dar proteção e empunhava um bumerangue sônico, que ele lançava enquanto se movia pela água, tão rápido quanto qualquer outro ser marinho, graças as suas botas especiais. Ele também podia ficar algumas horas debaixo d’água, graças a um chiclete que ele mascava denominado de “oxy-goma”. Também contava com um golfinho branco que era seu amigo, chamado Splasher.

O herói tinha ainda a amizade da sereia Neptina, uma menina de 10 anos de idade que usava uma pérola enorme ao redor de seu pescoço e além disso possuía poderes especiais, como prever o futuro, por isso vivia advertindo Marine Boy do perigo que estava por vir. Havia também um pequeno menino chamado Cli Cli, que frequentemente tentava ajudar Marine Boy a sair de algum problema.

 

No Brasil.


O desenho estreou no Brasil na TV Excelsior em 1968 sendo apresentado diariamente às 15h30. No canal o desenho permaneceu até 1970. Só retornou à programação brasileira em 1972 quando estreou na TV Record ficando no ar por cerca de um ano.

Nos anos 90 o canal por assinatura Warner Channel apresentou o desenho em sua grade de programação. Marine Boy recebeu a redublagem da Álamo.

Em outubro de 2009 o desenho foi lançado no Brasil em DVD dentro da coleção “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60″, contendo apenas um episódio com a redublagem.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin