Ação Aventura Ficção Científica Séries

Curto Circuito (Misfits of Science – 1985)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 4 de outubro de 1985 a 21 de fevereiro de 1986.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Universal Television e James D. Parriott Productions.

textoepisodios videoelenco

A Série.


Curto Circuito chegou na década de 1980 como um misto dos heróis em quadrinhos do Geração X e Força Psi.

A série que estreou na NBC em outubro de 1985, durou apenas 17 episódios, mas apesar de ter sido cancelada antes do final da primeira temporada, tinha seus atrativos.

Criada por James D. Parriott e Tim Kring, Curto Circuito foi uma das primeiras séries de TV a explorar o universo dos jovens com superpoderes, misturando comédia e drama para ilustrar o tema “super herói adolescente”.

O principal destaque estava em um papel secundário – a bela atriz chamada Courtney Cox (que depois faria a série Friends e também o sucesso cinematográfico Pânico, que rendeu mais de US$ 100 milhões só nos cinemas americanos).

Ainda no elenco, outra curiosidade era o gigante Kevin Peter Hall – um ex-jogador de basquete que viveu o monstro em Predador, filme estrelado por Arnold Schwarzenegger.

 

A História.


Curto Circuito mostrava as aventuras de um grupo de adolescentes com super poderes que não sabiam conviver com suas habilidades até que foram recrutados pelo Instituto de Pesquisa Humanidyne Institute de Los Angeles, para seres estudados. Logo eles percebem que se tornaram prisioneiros e não satisfeitos em continuarem como “ratos de laboratório “  eles decidem fugir e passam a ser caçados. Assim, o grupo acaba unindo forças para montar uma equipe e  poderem usar suas qualidades em benefício do governo e para escapar dos membros do Humanidyne Institute.

O responsável pelos estudos era o Dr. Billy Hayes (Dean Paul Martin), um jovem cientista que trabalhava ao lado do Dr. Elvin “El” Lincoln (Kevin Peter Hall), um gigante de mais de dois metros que podia reduzir seu próprio tamanho para apenas seis polegadas. Lincoln odiava basquete e por isso procurou reduzir sua altura até uma estatura considerada normal, mas fez mais que isso, desenvolvendo uma forma de encolher por 14 minutos, bastando para isso apertar sua nuca.

Ainda no grupo, John “Johnny B” Bukowski (Mark Thomas Miller), um roqueiro meio rebelde que conseguia emitir raios de 20.000 volts de eletricidade, tudo graças a uma descarga elétrica a que foi submetido quando trabalhava com seus amplificadores.

A mulher do grupo era Gloria “Glo” Dinallo (Courteney Cox), uma delinquente de apenas 17 anos que podia mover objetos com a mente. O pai de Glo era um suposto alienígena e daí teria vindo sua capacidade tele cinética. A bela jovem bastava colocar as mãos na parte de trás do pescoço para emitir seus poderes. O efeito na telinha era de imagem em negativo.

Para completar, a equipe ainda contava com a presença de Arnold Biefneiter que foi congelado em 1937 e teve o processo revertido para poder ajudar a equipe com sua capacidade de congelar as coisas.

Dick Stetmeyer (Max Wright), o diretor do Instituto, era obcecado em ver resultados por parte dos pupilos do Dr. Billy Hayes, tudo para para mostrar a seus superiores.

No Brasil.


Na televisão brasileira a série estreou nas tardes de domingo da Rede Globo no ano de 1986, junto com séries como Deloucacia de Polícia. Saiu do ar no final daquele ano.

O seriado voltou à Rede Globo em outubro de 1988 sendo mostrado às segundas-feiras no horário das 16h30 dentro da Sessão Aventura. Em janeiro de 1989 Curto Circuito saiu do ar para dar espaço à exibição de reprises de telenovelas da emissora. Voltou às tardes do canal onde foi exibido ao longo do ano de 1989.