Ação Aventura Séries

As Aventuras do Super-Homem (The Adventures of Superman – 1952)

É uma clássica série dos anos 50 que conta as aventuras do Homem de Aço, cuja identidade secreta é Clark Kent. Divide seu tempo entre galantear Lois e combater o mal.

Emissora: Syndication e ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 19 de setembro de 1952 a 28 de abril de 1958.
Duração: 22-25 minutos.
Temporadas: 6 (104 episódios).
Preto e branco e Cores.
Companhias Produtoras: Motion Pictures for Television.

textoepisodios video elenco

A Série.


O herói Super Homem que rapidamente tornou-se um sucesso no mundo todo, desde sua criação em 1938, já tinha ganhado seriados para cinema e rádio, quando no início da década de 1950, a DC Comics decidiu ampliar a participação do Super-Homem na mídia. levando o super-herói à televisão. A editora contatou então o produtor de rádio Robert Maxwell para uma primeira temporada de 26 episódios de um seriado chamado As Aventuras do Super-Homem.

Os produtores escolheram para viver o herói, o ator George Reeves, um nome com porte apropriado que já havia atuava em filmes como E o vento levou… (1939).

Primeiro George Reeves estrelou o herói em 1951 num filme piloto chamado “Superman and the Mole Man”, dirigido por Lee Sholem, onde Superman resgata os pequenos “Mole Man” das profundezas da Terra. Ela tinha 67 minutos, em branco e preto, e foi apresentado pela Syndication em dezembro de 1951, nos Estados Unidos. Mesmo após o filme, As Aventuras do Super-Homem só conseguiu patrocínio em 1953, quando a Kellogs decidiu bancar a produção.

Somente a partir do capítulo 53 o seriado passou a ser produzido em cores, quando todos passaram a conhecer o uniforme azul e vermelho do Super Homem.A sua última apresentação ocorreu em 18 de abril de 1958 com o episódio “All That Glitters”, num total de 104 episódios. George Reeves foi o primeiro ator a interpretar o Superman na televisão. Chegou ainda a dirigir os episódios 102 e 104 da série.Na época os recursos eram muito limitados, tanto técnicos quanto financeiros, por isso a equipe precisava improvisar bastante usando a criatividade.

As cenas de voo eram feitas sempre com George Reeves pendurado por cabos, sobrevoando a cidade. Como o processo era desagradável e cansativo, logo se adotou uma nova estratégia. Com agilidade notável, Reeves aparecia saltando, entrando e saindo de janelas e prédios, com o auxílio de um trampolim.Como não havia confirmação sobre uma segunda temporada, Phil Coates dedicou-se a outros projetos e foi substituída por Noel Neil, a Lois Lane original do seriado cinematográfico. Quando mais 26 episódios foram encomendados, em 1953, Robert Maxwell foi afastado, supostamente porque era desejo da DC Comics e da Kelloggs um tom mais leve voltado para o público infantil. A série ficou a cargo inteiramente dos responsáveis pelo Super-Homem nos quadrinhos, Whitney Ellsworth e Mort Weisinger. Nota-se realmente a diminuição na violência, acentuando-se a ingenuidade das tramas.

O Super-Homem era tão popular que chegou a fazer uma participação especial na sitcom I Love Lucy.

Em 16 de junho de 1959, o ator George Reeves foi encontrado morto por um tiro, e a polícia supôs tratar-se de suicídio.

A História.


A história da série começa em Krypton, planeta habitado por uma civilização de super-homens, onde o líder do conselho científico é Jor-El. Ele analisa os recentes desastres como ondas gigantescas e terremotos. Segundo seus cálculos, o planeta estava próximo da destruição total. Ele é desacreditado pelo conselho, mas como trabalhava num modelo de espaçonave, decide enviar nela seu pequeno filho, Ka-El.

Na cidade de Smallville, o bebê é encontrado pelo casal Eben e Sarah Kent, e começa a desenvolver seus poderes. Aos 12 anos, Clark pergunta à sua mãe por que é diferente de todos os outros garotos de sua idade, revelando seus feitos inacreditáveis. Após a morte de seu pai adotivo, ele se muda para Metrópolis e adota o uniforme feito por Sarah com o material que o envolvia no foguete. Em sua primeira missão, o Super-Homem salva a vida de um homem que ficara preso num dirigível acidentado. Adotando uma postura de timidez moderada, Clark Kent consegue um emprego no Planeta Diário com a reportagem exclusiva do salvamento, conhecendo o editor Perry White e seus novos colegas Lois Lane e Jimmy Olsen.

A maioria dos episódios era focada na equipe do Planeta Diário. Clark, Lois e Jimmy envolviam-se em algum mistério ou crime bizarros, e o Super-Homem entrava em cena apenas nos momentos finais para salvar o dia e derrotar os vilões.

.

No Brasil.


Estreou na TV brasileira em 1965 nas tarde da Rede Globo ficando até 1966. Depois foi apresentada inaugurando a programação da TV Bandeirantes em 1967.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *