Ação Faroeste Séries

Paladino do Oeste / Paladino – O Defensor da Justiça (Have Gun – Will Travel – 1957)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Rio, TV Record, TV Bandeirantes e TV Gazeta.
Transmissão Original: de 14 de setembro de 1957 a  20 de abril de 1963.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 6 (225 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: CBS Productions e Filmaster Productions.

episodios video elenco

A Série.


A série O Paladino do Oeste exibida pela CBS foi criada  por Sam Rolfe e Herb Meadow, dois inovadores escritores que haviam trabalhado no rádio e foram contratados pela CBS com o propósito de criar aventuras para um caubói diferente. Surgia em 1957 um seriado cheio de ação e com um personagem central bem carismático e com trejeitos fascinantes.

O espetáculo foi produzido por Sam Rolfe e Frank R. Pierson, entre outros, através da Filmmaster Productions e a Paramount Studios para a CBS, com texto de diversos roteiristas que se tornaram famosos como Gene Roddenberry, que mais tarde criou a série Jornada nas Estrelas.

Um dos grandes destaques da série está na escolha de Richard Boone para o papel principal, ele deu ao personagem mais veracidade e imortalizou o Paladino do Oeste. Ë impossível mencionar  Boone e não lembrar do seriado.

A canção do tema de abertura, que foi coescrita pela estrela Richard Boone, transformou-se num grande sucesso em todo o mundo na época do seriado.

A série também foi apresentada quase que paralelamente pelo rádio, entre 23 de novembro de 1958 a 22 de novembro de 1960, através da rádio CBS, num total de 106 episódios com John Dehner interpretando o Paladino do Oeste; Ben Wright como Hey Boy e Virginia Gregg como Miss Wong.

 

A História.


A historia da série mostrava o pistoleiro errante que serviu como um oficial de união na guerra civil. Sempre vestido de preto, o Paladino era muito educado e para receber qualquer pagamento de $1.000, deixava sua luxuosa suíte no San Francisco’s Hotel Carlton para perseguir criminosos e receber a recompensa.

O herói era um jogador de baralho, bom gourmet e apreciador de bons vinhos, que vivia acompanhado de mulheres finas ou citando Keats, Shelley e Shakespeare. Seu passatempo preferido era viver pelos saloons jogando cartas e mandando socos e balas nos bandidos. Seu cartão de visitas tinha o perfil de um cavalo de jogo de xadrez e a inscrição “Have Gun-Will Travel” (“tenho revólver, posso viajar”).

Mesmo que tivesse um perfil refinado, o Paladino do Oeste era conhecido pela sua extrema violência na luta contra os vilões, por isso o herói possuía um perfil que era uma variante de Charles Bronson com Bat Masterson.

 

No Brasil.


No Brasil a série estreou no dia 6 de setembro de 1960 na TV Rio, dentro da faixa de horário intitulada Ford na TV, apenas com episódios legendados. Também começou a ser exibida para São Paulo pela TV Record a partir do dia 9 de março de 1961, então já com a dublagem da Ibrasom. Essa exibição ficou no ar até 1965.

Em 1972 estreou na TV Tupi, onde teve apenas sua primeira temporada exibida. Passou a fazer parte da programação da TV Gazeta em 1976, ficando no ar por dois anos. Em 1988 foi a vez da TV Rio resgatar o programa.

Depois de muito tempo fora da programação brasileira voltou à TV Gazeta em 1991.

Dylon recebeu a dublagem brasileira de Ronaldo Baptista e Amaury Costa, nos três estúdios onde foi dublado, Ibrasom AIC e Cinecastro.