Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

He-Man e Os Defensores do Universo (He-Man and the Masters of the Universe – 1983)

nydzo2lg

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Boomerang, Rede Record, Rede Família, RBTV e Gloob.
Transmissão Original: de 26 de setembro de 1983 a 8 de dezembro de 1985.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 2 (130 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates e Mattel Inc.

  episodios  video elenco  trilha

O Personagem.


A origem do personagem He-Man está nos brinquedos. No início da década de 1980, a Mattel – uma gigante mundial na área – soube que Dino DeLaurentis estava produzindo uma adaptação de Conan – O Bárbaro para o cinema. Rapidamente, a empresa resolveu criar uma linha de bonecos baseados no personagem. Como o filme estrelado por Arnold Schwarzenegger era muito violento para atingir o público infantil, os executivos desistiram no meio do caminho. O problema é que a estrutura de montagem do produto já estava pronta. Foi aí que alguém do departamento de marketing da empresa teve a ideia de criar um herói novo – fisicamente parecido com o violento Conan – para aproveitar o que já havia sido feito. Nascia He-Man.

 

O Desenho.


Com o sucesso da linha de brinquedos da Mattel, não demorou muito para que He-Man virasse estrela de TV. Produzida pela Filmation (responsável pela adaptação de Capitão Marvel, por exemplo), a série animada foi lançada em 1983 com o título de  He-Man and the Masters of the Universe (no Brasil He-Man e Os Defensores do Universo). Não tardou e o seriado tornou-se febre mundial em todo o mundo.

A série utilizava a técnica em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Muito usada nas animações da Filmation, a técnica chamada de rotoscópio já era conhecida pelos fãs de desenhos do estúdio, como Tarzan e Capitão Marvel, assim era possível vermos semelhanças entre os movimentos dos personagens de outras séries desse estúdio.

O programa contou com duas temporadas de 65 episódios cada, entre os anos de 1983 e 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra – A Princesa do Poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.

Em cada aventura, o herói frustrava os planos do vilão Esqueleto em conquistar o reino de Etérnia. Com uma animação caprichada, o programa tinha sempre uma lição de moral no final de cada episódio.

 

A História.


He-Man na verdade escondia-se por trás da identidade do Príncipe de Etérnia, Adam, filho do Rei Randor e da Rainha Marlena, um jovem que ganhou a  Espada Mágica depois de ser levado ao Castelo de Greyskull pelo amigo Mentor. Erguendo a espada de Greyskull e gritando “Pelos poderes de Greyskull… Eu tenho a Força!”  ele transformava-se em He-Man, o homem mais poderoso do universo. Ao seu lado estava seu tigre de estimação, o medroso Pacato, que quando tinha a espada de Greyskull apontada para ele durante a transformação de He-Man, virava o “Gato Guerreiro”, um animal forte e feroz e que servia de montaria para o herói.

Entre as poucas pessoas que conheciam a identidade secreta de He-Man estavam o chefe da guarda do castelo de Etérnia, Ducan, mais conhecido como Mentor, que além de ser um forte guerreiro era um excelente cientista; a Feiticeira era outra que sabia que Adam e He-Man eram  a mesma pessoa, afinal foi ela que concedeu os poderes ao príncipe. Ela era uma poderosa mulher que tinha a habilidade de se transformar num pássaro chamado Zoar. Feiticeira era na verdade a mãe da guerreira Teela, que foi entregue aos cuidados de Mentor quando pequena e por isso não sabia que a Feiticeira era sua verdadeira mãe; e o mágico atrapalhado Gorpo, uma pequena e flutuante criatura nativa de Trolla que nunca revela seu rosto.

Entre os demais aliados da força do bem estavam: Stratos, conhecido pelas pessoas como o “Cinzento amigo voador de He-Man”; Aríete, que possuía grande força em sua cabeça, podendo destruir facilmente obstáculos com seu capacete; além de Stratos, Multi-Faces, Mekaneck, Abelhão, Fisto e Granamir. Juntos eles precisam combater a vilania liderada pelo Esqueleto.

 

Os Vilões.

Esqueleto era o grande malfeitor do desenho, estava sempre querendo controlar o Castelo de  Greyskull pelos portais que ele usava para aparecer em qualquer lugar que queria. Ele carregava um bastão com a cabeça de um bode, e às vezes cavalgava em seu próprio gato, Panthor.  A principal aliada de Esqueleto era a bruxa Maligna,  uma vilã muito poderosa que usava sua magia negra para tentar ajudar Esqueleto.

Ao lado das forças do mal estava um exército de mercenários que apesar da aparência arrepiante falhava em todas as missões. Entre eles tínhamos: o forte e não muito inteligente Homem-Fera;  Mandíbula que podia acoplar ao seu braço às mais diversas armas; Tri-Klops que possuía três olhos e cada um com um raio diferente; Aquático, um ser pegajoso que vivia nos pântanos de Infinita; além dos menos frequentes Kobra Khan, Spike, Semente do Mal, Modulok e Multi-Garras.

No Brasil.


O desenho estreou no Brasil em 1984 no programa  Balão Mágico. Com o fim do infantil He-Man continuou sendo exibido no Xou da Xuxa, onde realmente chegou ao topo na audiência brasileira, ganhando álbum de figurinhas, brinquedos e outras parafernálias, reeditando a “febre He-man”  que tomava conta do mundo. Xuxa mencionava o herói em suas músicas e o grupo infantil Trem da Alegria  chegou a gravar uma canção e um videoclipe em homenagem ao herói.

Depois de um enorme sucesso no programa da loira o desenho passou para a TV Colosso onde saiu do ar junto com o programa e ficou anos sem ser exibido por aqui. Em 2006 voltou à nossa programação pela emissora a cabo Boomerang e mais tarde pela Rede Record, Rede Família, RBTV e Gloob.

 

Inexplicavelmente, o nome do personagem Orko (o amigo flutuante do príncipe Adam) foi trocado na dublagem brasileira por Gorpo. Com isso, muitas pessoas não entendiam porque ele tinha a letra “O” estampada em sua roupa.

Segundo o dublador de He-Man no Brasil, Garcia Júnior, He-Man e Príncipe Adam teriam dubladores diferentes em nosso país. Ele, Garcia dublaria apenas o Príncipe Adam e outro profissional, não citado por ele, dublaria o herói. Com a desistência do dublador que faria o He-Man a diretora Ângela Bonatti escalou Garcia Júnior para fazer os dois personagens.

Como He-Man tem na sua roupa uma cruz semelhante à cruz Pátea (chamada cruz de malta no Brasil), os torcedores do Vasco da Gama passaram a utilizá-lo como símbolo em suas bandeiras.

Sem motivo aparente a dublagem da Herbert Richers inseriu em alguns episódios do desenho três músicas incidentais que não eram da trilha original: “Timesteps”, de Walter Carlos, “Fantasía de Piratas” e “Fu-Man-Chu”, do grupo eletrônico Azul y Negro.

Outras Versões.


O Filme.

Com o sucesso que a animação de He-man alcançou em todo o mundo, o maior da Filmation até hoje, o estúdio vendeu os direitos do personagem para uma versão cinematográfica, com atores de verdade. A Cannon Films produziu o filme em 1987 com a direção de Gary Goddard, trazendo um clima mais sombrio ao herói. Tinha tudo pra dar certo, trouxeram o gigante loiro em evidência na época, Dolph Lundgren, recém saído de Rocky IV, para o papel do herói,e o talentoso Frank Langella para o vilão esqueleto, mas o roteiro que trazia o pessoal de Etérnia para duelar no planeta Terra pecou e muito por excluir personagens, abusar do humor e transformar um filme que poderia ser de ficção científica em uma simples aventura da Sessão da Tarde.

 

O Novo Desenho.

Em 1990 foi lançado um novo desenho do herói  chamado de As Novas Aventuras de He-Man, onde He-Man era transportado para o futuro, para um planeta chamado Primus. Esta série, apesar de 65 episódios, não fez sucesso como a original, e foi exibida nos EUA originalmente entre setembro a dezembro de 1990.

Em 2002, uma nova série, exibida no canal Cartoon Network, retomou os conceitos da série original, mas numa abordagem mais séria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *