Comédia Séries Sitcom

Papai Sabe Tudo (Father Knows Best – 1954)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi, Rede Globo, TV Cultura e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 3 de outubro de 1954 a 23 de maio de 1960.
Duração: 26 minutos.
Temporadas: 6 (203 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: Screen Gems.

episodios video elenco

A Série.


Papai Sabe Tudo surgiu no rádio, em 1949 e chegou a TV em 1954, quando se tornou um grande sucesso da televisão em todo o mundo, sendo conhecido como mais um sitcom centrado na história de uma família.

A série estreou na CBS (Columbia Broadcasting System) onde ficou a primeira temporada, depois transferiu-se para a NBC (National Broadcasting Company) em 1955 ficando até a temporada de 1958. De 1958 a 1962 retornou a CBS e sua última temporada foi exibida na ABC (American Broadcasting Company).

Os produtores Eugene Rodney e Robert Young, amigos desde 1935, basearam a ideia da série em experiências que cada um teve com esposas e filhos, assim a Papai Sabe Tudo andava o mais próximo possível da realidade, por retratar questões rotineiras do cotidiano da família norte-americana. Certamente, a visão cuidadosa de cada um dos episódios revela que o título era realmente mais figurativo do que o literal.

O ator Robert Young ficou conhecido por dois personagens em seriados que lhe renderam muitos prêmios: o pai de família Jim Anderson, de Papai Sabe Tudo e o médico de Marcus Welby.

Papai Saber Tudo foi talvez a mais importante comédia familiar dos anos cinquenta, mais pelo que ela representava do que na realidade era de fato. Em essência, a série era uma comédia familiar de classe média onde o pai era mostrado como aquele que melhor sabia do que era bom para sua esposa e seus filhos.

Em 1977, o NBC trouxe os Andersons de volta numa reunião que resgatava a série Papai Sabe Tudo em dois especiais para TV.

Depois do término da série, Robert Young, no auge de sua popularidade, saiu para trabalhar em outros projetos, mas as reprises continuaram a ser apresentado por mais dois anos pela CBS, entre 1960 a 1962 e mais um ano, entre 1962 a 1963, pela rede ABC, que continuou a reapresentar em outras épocas durante vários anos.

A História.


O programa mostrava basicamente os problemas comuns que a família Anderson enfrentava.  Residindo na casa 607 da South Maple Street em Springfield, eles contornavam com muito jogo de cintura qualquer conflito do dia a dia, graças ao papai Jim Anderson (Robert Young), um agente de seguros que nunca deixava os problemas da vida o abalarem, conservando sempre o seu bom humor e simpatia.

Era só Jim chegar em casa, tirar seus sapatos, trocar seu terno por roupas confortáveis, que os filhos James “Bud” Anderson (Billy Gray), Betty “Princesa” Anderson (Elinor Donahue) e Kathleen “Kathy” “Kitten” Anderson (Lauren Chapin) traziam seus problemas decorrentes de alguma coisa aprontada por eles. Sempre com muita sabedoria, Jim sabia exatamente como agir, sem uma ponta de Stress, e com a ajuda de sua mulher Margaret (Jane Wyatt), ele dava às crianças importantes lições sobre a vida.

 

No Brasil.


A série estreou no Brasil no dia 6 de março de 1960 na TV Tupi, sendo exibido aos domingos às 20h30, com o patrocínio da Rinso-Sabonete e Lever-Pasta, onde o programa teve uma audiência estrondosa. Figurou em vários dias e horários na emissora até 1966.

Só em 1969 o seriado retornou à televisão brasileira, dessa vez pela Rede Globo, permanecendo no ar até 1970. Ao sair da Globo, já no ano seguinte o seriado foi inserido na programação da TV Cultura, onde foi apresentado até março de 1972. Em 1990 a TV Cultura resgatou o seriado exibindo-o em dois horários, às 11h30 e 17h30.

A partir de 2015 a Rede Brasil começou a exibir o seriado nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda, às 5h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *