Aventura Comédia Séries Sitcom

Os Monkees (The Monkees – 1966)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Excelsior, TV Tupi, TV Globo, TV Bandeirantes e Rede 21.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1966 a 25 de março de 1968.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 2 (58 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television.

textoepisodios video elencotrilha

A Série.


Em 1966, o diretor e roteirista Bob Rafelson e o produtor Bert Schneider idealizaram uma série de TV de humor anárquico protagonizado por quatro rapazes cabeludos que formavam a banda de rock que embalaria a trilha sonora. Não, não era uma ideia de gênio, Os Monkees surgiram para aproveitar a onda provocada pelo sucesso dos Beatles. E seus criadores se inspiraram nos filmes Os Reis do Ié-Ié-Ié (A Hard Day’s Night – 1964) e Help (1965), de Richard Lester para compor o programa.

Os quatro integrantes foram escolhidos em uma bateria de testes que reuniu 400 atores. Mickey Dolens (nascido em 8 de março de 1945, Los Angeles, Califórnia) e Davy Jones (nascido em 30 de dezembro de 1945, em Manchester, Inglaterra) tinham sido atores infantis. Peter Tork (Peter Thorkelson, nascido em 13 de fevereiro de 1942, em Washington, D.C.) e Michael Nesmith (30 de dezembro de 1942, Huston, Texas) eram guitarristas em bandas de rock. Nesmith é filho da milionária criadora do Liquid Paper.

Semanas antes da série entrar na NBC, foi lançado um álbum chamado “The Monkees” para ajudar a promover a série. O sucesso, porém, foi tamanho que a situação se inverteu, a série é que passou a promover o disco. Vários singles atingiram o topo da parada da Billboard rapidamente e a série e as vendas do álbum dispararam. As criticas vieram meteóricas, principalmente pelo fato de que o grupo não tocava no disco. Como os episódios tinham que ser produzidos rapidamente, era muito mais pratico gravar o instrumental com músicos de estúdio enquanto os rapazes filmavam e enquanto o episódio era montado eles gravavam os vocais. Essas versões eram usadas no disco e não havia banda de rock no mercado que não odiasse os Monkees, tinha uma indústria por detrás deles e eram o número 1!

Como eram músicos de verdade e o sucesso foi estrondoso, Os Monkees davam o seu primeiro concerto ao vivo apenas três meses após a estreia da série.

Mas o interesse do público pela série foi rapidamente desaparecendo e após enfrentar o popular western Gunsmoke (que era exibido no mesmo horário) Os Monkees só durou duas temporadas, encerrando-se em 1968, no mesmo ano em que foi lançado no cinema o primeiro longa-metragem dos rapazes.

Os Monkees foram redescobertos nos anos 80, quando a MTV passou a exibir seus vídeos. Em 1987, a Nickelodeon começou a exibir a série, que se tornou o show mais popular do canal. Então, também em 1987, a Warner Brothers tentou uma nova série para TV chamada The New Monkees. Mas essa tentativa não deu em nada.

A História.


A abertura da série já dava uma premissa do que era o programa, cenas do grupo em situações surreais entrecortadas por rápidas cenas da banda tocando. Desde o cinema russo dos anos 20 não se via uma edição tão ágil. Era uma boa mostra de como eram os episódios. Dividindo um apartamento, os quatro integrantes utilizam métodos surreais para resolverem seus problemas. As situações em que se metiam os heróis eram totalmente nonsense, as piadas eram disparadas num ritmo vertiginoso e a falta de propósito e pertinência era total! O tipo de humor e de timing era muito adiantado para época. Ainda mais situações absurdas o som dos sucessos do grupo eram obrigatórias em cada episódio, que sempre tinha duas músicas.

No Brasil.


Estreou no Brasil pela TV Excelsior em junho de 1967 com o lançamento da nova programação da emissora. Ficou no ar até 1968, quando a série foi finalizada nos Estados Unidos.

Em 1969 figurou nas tarde da TV Tupi e voltou à televisão brasileira já 1970 pela Rede Globo, sendo exibida às 14h. Na emissora de Roberto Marinho ficou no ar por 5 anos, chegando a fazer parte da programação do Globo Cor Especial.

Em 1977 foi a vez da TV Bandeirantes exibir o seriado até 1979. Já em 1980 a TV Gazeta colocou os Monkees na sua programação noturna.

A última exibição da série no Brasil foi pelo canal 21 em 2005.