Aventura Comédia Desenhos

Bom-Bom & Mau-Mau (Roland and Rattfink – 1968)

É um desenho da década de 1960 que contava as aventuras de um rapaz bom contra um perverso vilão que representava tudo de mau.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TVS.
Transmissão Original: de 18 de dezembro de 1968 a 4 de agosto de 1971.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Depatie Freleng Enterprise.

episodios   video elenco

 

O Desenho.


Bom-Bom & Mau-Mau foi lançado nos Estados Unidos em 1968, como mais uma produção bem sucedida da dupla de diretores Depatie-Freleng e dos estúdios Merisch. O desenho, que primava pelo bom humor, tinha todos os elementos necessários para atrair a criançada, um ritmo muito ágil, histórias engraçadíssimas e o melhor de tudo: personagens marcantes. Um a personificação de tudo que é apropriado, o outro, o símbolo daquilo que é perverso.

 

A História.


As desavenças ocorriam porque Bom-Bom estava sempre às voltas com as artimanhas perversas de Mau-Mau. Bom-Bom era um rapaz bondoso, educado e visualmente também não deixava a desejar, tinha todas as características dos galãs de desenhos animados, queixo grande, olhos azuis, cabelos louros e encaracolados e tipo atlético. Já Mau-Mau era a sua antítese, clássico soberano dos vilões de desenhos animados, além de rude e ambicioso, ele exibia um estereótipo muito comum dos sujeitos malvados, sempre com um sorrisinho sinistro e um olhar maquiavélico, narigudo, além de uma estatura nada favorável e um bigodinho preto de cafajeste.

As diferenças entre ambos ajudavam as crianças a assimilar comportamentos, já que essas dessemelhanças eram exatamente o motivo para os dois personagens viverem em guerra, pois Mau-Mau guardava outro adjetivo nada agradável em si, ele era invejoso, e por isso mesmo sempre tentava frustrar e embaraçar a vida do pobre BomBom.

Em cada episódio Bom-bom estava quieto em seu canto, enquanto Mau-Mau arquitetava maneiras de transformar o bem estar do mocinho numa confusão, tudo pelo prazer de vê-lo mal. Então entrava em cena a boa conduta do herói que tentava resolver suas brigas de maneira educada, apelando para a moral e os bons costumes, mas no final não tinha jeito a solução era sair pro sopapo. Os planos do vilão acabavam sempre tendo o alvo contrário, pois quem se dava mal-mal era o Mau-Mau. O episódio da corrida de locomotivas é impagável!

 

No Brasil.


Desenho bastante popular no Brasil, na década de 1970 pela Tv Tupi. Também foi exibido no Brasil na década de 1980 pela Tvs e Sbt,  juntamente com os desenhos A Cobrinha Azul, Toro e Pancho, Poderoso Cachorrão e Meu Amigo Tubarão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *