Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Blackstar (Blackstar – 1981)

É um desenho animado dos anos 80, lançado pela Filmation, onde Blackstar unia forças aos habitantes de Sagar para combater o vilão Overlord.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Globo.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1981 a 5 de dezembro de 1981.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation.

episodios texto  video elenco

 

O Desenho.


Antes de produzir o grande sucesso He-Man e Os Defensores do Universo, a Filmation vinha conseguindo uma boa repercussão com outro guerreiro de espada, o Blackstar. A produção do desenho ficou a cargo de Bruce Timm, mais conhecido por ter criado o visual estilizado das novas séries Batman-The Animated Series, Batman Beyond, Superman-The Animated Series e Liga da Justiça. Bruce Timm entregou a missão de criar o novo personagem aos competentes Lou Scheimer e Norm Prescott, que ao que tudo indica teriam se inspirado em outro herói de grande sucesso, Thundarr, o Bárbaro, criado pela Hanna-Barbera.

Em 1981 estreava na CBS BlackStar, a segunda série de herói épico da Filmation, tendo sido a primeira Tarzan e Super 7.

Blackstar foi originalmente concebido como um personagem negro, mas a CBS decidiu que o público não estava inteiramente preparado para isso e impôs algumas mudanças adicionais ao conceito original. Outra mudança na cor da pele dos personagens foi a realizada com os Trobbits, que inicialmente teriam a pele azul, mas devido ao sucesso do desenho Os Smurfs resolveram mudar para não cair em comparações.

Com o sucesso do desenho duas adaptações independentes de quadrinhos foram feitas para o mercado francês. Um deles era uma série de 3 edições pelo artista Christian Gatignol (aka “Gaty”), publicado pela Editions Vaillant na revista Pif Gadget. A outra foi um one-shot de 46 páginas publicado pela Editions LUG (editora que publicou a maior parte dos quadrinhos da Marvel Comics) pelo artista Jean-Yves Mitton, o criador do famoso francês Mikros. Enquanto a versão Gatignol seguia a história original, Mitton seguiu seu próprio caminho, criando novos inimigos para Blackstar para lutar (Antrax o gigante de carvão r Telecrane a bruxa fantasma), e afirmando que Blackstar e Mara tiveram um relacionamento romântico.

A História.


O desenho conta a história do astronauta John Blackstar que durante uma de suas viagens espaciais foi sugado por um buraco negro e ao despertar, descobriu-se encalhado em um planeta estranho, chamado Sagar. Embora nunca tivesse ouvido falar desse planeta, John imaginou que nunca mais veria a Terra novamente e dedicou-se a sua nova vida em Sagar. Infelizmente, a maior parte dessa vida era combater o mal.

O planeta era controlado pelo Overlord do Submundo, que escravizou a maioria dos habitantes, governando-os com o poder da pedra “Power Stone”. De alguma maneira, a mesma força que transportou Blackstar até o planeta também dividiu a pedra ao meio, convertendo uma metade na espada “Power Sword” (possuída por Overlord) e a outra metade na espada “Star Sword” (possuída por Blackstar). O perverso Overlord queria a todo custo, roubar a parte de Blackstar para unir as duas espadas e assim dominar o universo.

 

O astronauta deslocado combatia Overlord com suas armas e com a ajuda de seus amigos: Mara, uma feiticeira encantadora com séculos de idade; Klone, um elfo-mutante e o corcel de Blackstar, um dragão que atendia pelo nome de Warlock. Também prontos para lhe dar uma mão, estavam os Trobbits, um grupo de anões que viviam em árvores.

Entre os principais Trobbits estavam: Balkar, o alquimista e mestre das criaturinhas; Rifampicina; Terra a jardineira; Carpo, o marceneiro; e Gossamer cujas orelhas lembravam a do elefante Dumbo.

Mas o perverso Overlod não estava sozinho em sua busca pela metade da espada, ele tinha o auxílio do mago Vizir, seu braço direito que tinha o poder de controlar a mente das pessoas.

 

No Brasil.


A série estreou no Brasil no programa Balão Mágico.