Ação Aventura Desenhos Faroeste Ficção Científica

Bravestarr (Bravestarr – 1987)

É um desenho de faroeste futurista, onde o Xerife Bravestarr usa  a força do urso, a visão do falcão, a velocidade do puma e os ouvidos de lobo para combater os ladrões de Kerium.

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: Rede  Globo, Boomerang e Tooncast.
Transmissão Original: de 14 de setembro de 1987 a 24 de fevereiro de 1988.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation.

episodios texto  video elenco

 

O Desenho.


Em 1987 o xerife intergaláctico Bravestarr chegava às telinhas do mundo, produzido pela Filmation – a mesma companhia responsável pelas animações He-ManShe-Ra – num desenho que misturava histórias futuristas e o melhor do gênero faroeste.

Criada por Donald Kushner e Peter Locke, a série foi exibida originariamente no período de setembro de 1987 a fevereiro de 1989.

O desenho, que ficou dois anos em exibição nos Estados Unidos, rendeu 65 episódios e foi comercializado com sucesso em várias partes do mundo, sendo apenas o elemento impulsionador para um comércio maior que incluía quadrinhos, camisetas, uma linha de brinquedos do tipo bonecos de ação, e outros apetrechos ligados ao herói.

Foi a última série do estúdio estadunidense Filmation (com Group W Productions). Um spin-off chamado Bravo! (originalmente chamado Quest of the Prairie People) estava em produção, juntamente com Bugzburg quando o estúdio fechou.

Um videogame do gênero tiro a side-scrolling foi lançado para Commodore 64 e ZX Spectrum. Trata-se de um jogo de tiro side-scrolling.

Em 1987 a série ganhou uma adaptação em quadrinhos 3D, publicada pela editora Blackthorne em duas edições. Já no ano seguinte foi lançado o filme de animação BraveStarr: The Movie.

A História.


Os episódios de Bravestarr se passavam no século XXIV, em New Texas, um lugar aterrorizado pelas forças malignas do perverso Tex-Hex. Ele é o grande líder de uma quadrilha de foras da lei, financiados por um obscuro cartel, cuja única pretensão era adquirir todo o valioso suprimento de Kerium, existente no planeta, nem que para isso tivessem que deixar um rastro de destruição pela frente. Para isso, Tex-Hex contava com sujeitos perversos ao seu lado como a Víbora, Arapuca e o Trovoada.

A única esperança da população de New Texas estava na lei, representada pelo xerife Marshal BraveStarr, que defendia a comarca da Juíza JB, a magistrada de New Texas. Invocando os poderes da natureza para combater o crime, ele podia adquirir a força do urso, os olhos do falcão, a velocidade do puma e os ouvidos de lobo, aperfeiçoando suas habilidades e sentidos ao máximo.

Do seu quartel general no Forte Kerium, Bravestarr mantinha a ordem na região, contando sempre com a ajuda do seu parceiro Furacão, um cavalo-andróide que vivia acompanhado de sua arma chamada “trabuco”, e sempre repetia frases como: “pelas crinas do Silver” ou “Vai Trabuco”! Na verdade, o “trabuco” era uma das poucas armas ao lado da lei, já que Bravestarr só usava armas no último apelo.

Ao seu lado o xerife também contava com o auxílio do alienígena Delegado Fuzz e Shaman, o idoso indígena conselheiro de BraveStarr, que de vez em quando saía do Pico das Estrelas para manter o homem da lei no caminho certo da moral.

 

No Brasil.


Sucesso no Brasil, o herói acabou pegando carona em outro super-herói da Filmation, o He-Man. Bravestarr estreou por aqui em 1987, dentro do programa Xou da Xuxa na Rede Globo, mas acabou aparecendo em outras faixas do canal, como na programação de domingo, quando passou a ser mostrado junto com Comandos em Ação em 1988 às 13h40.

Em Janeiro de 1988 a Editora Abril publicou no Brasil uma série mensal em formatinho, algumas das histórias foram ilustradas por Marcelo Campos.  Os primeiros números das revistas ofereciam uma estrela do xerife que os garotos tinham o prazer de exibir em suas brincadeiras.

O desenho voltou à programação brasileira pelo canal por assinatura Boomerang e também foi exibido em 2011 no Tooncast.