Ação Policial Séries

Casal 20 (Hart to Hart – 1979)

É um seriado de grande sucesso dos anos 70 que mostra histórias sobre o casal de investigadores Jonathan e Jennifer e seu mordomo Max.

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Gazeta, Canal 21, TCM e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 25 de agosto de 1979 a 22 de maio de 1984.
Duração: 47 minutos.
Temporadas: 6 (110 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Spelling-Goldberg Productions.

textoepisodios video elenco

A Série.


Casal 20 é mais uma das inúmeras produções inspiradas em “The Thin Man” do escritor Dashiell Hammett (de O Falcão Maltês), e chegou a televisão pelas mãos do escritor Sidney Sheldon, com roteiro de Tom Mankiewicz, alcançando um grande sucesso no mundo todo. A série estreou nos EUA em 25 de agosto de 1979 e após 110 episódios foi cancelada em 1984.

Em 1993 a série retornou com o primeiro longa-metragem com 2 horas de duração. Seriam rodados 8 filmes em 4 anos. A nova série chamou-se A Volta do Casal 20 (Hart to Hart – The New Generation). Infelizmente Lionel Stander, o Max, morreu após o quinto filme. No sexto filme os atores fizeram uma homenagem a Lionel Stander e Max, seu personagem, também morre no enredo.

Uma trágica coincidência uniu os dois protagonistas: eles ficaram viúvos quase na mesma época. Stefanie Powers estava casada com o ator William Holden quando ele foi encontrado morto, no dia 16 de novembro de 1981. Holden morreu devido a um ferimento na testa causado por bater a cabeça durante uma forte bebedeira. Aparentemente, seguiu consciente por meia hora ou mais depois do acidente, mas não percebeu que precisava de ajuda imediata. Pouco tempo depois, no dia 29 de novembro, Robert Wagner perdeu sua mulher, a atriz Natalie Wood, que morreu afogada ao cair de um barco.

A História.


Dono de um conglomerado de empresas, Jonathan Hart (Robert Wagner) encontrou em Jennifer (Stefanie Powers) o par ideal: alegre, bonita e assim como ele adorava deixar o trabalho de lado e de forma amadora investigar crimes, ajudando pessoas que necessitavam. Por isso o milionário Jonathan não pensou duas vezes antes de pedir a jornalista e escritora Jennifer em casamento. O casal era tão perfeito que Jonathan também brincava que escolheu Jennifer para não ter de mudar os monogramos da casa, já que ambos tinham as mesmas iniciais. A união dos dois criou um casal rico, charmoso, bem sucedido profissionalmente, que levava uma vida excitante morando numa mansão em Bervely Hills.

Junto com o casal Hart, morava o fiel e bem humorado mordomo Max, embora seu sobrenome seja um mistério, sabemos que o seu nome é “Maxwell”. Ele costumava chamar os patrões de “senhor e a senhora H” e não pensava duas vezes antes de ajudá-los em suas aventuras. Além de Max o casal 20 contava com a companhia do cachorrinho Freeway, que foi encontrado ao lado de uma rodovia e por isso recebeu esse nome.

O combustível do romance de Jonathan e Jennifer era a aventura e o interesse pelo perigo. Nas horas vagas eles trabalhavam como detetives por puro prazer. O apaixonado casal estava sempre viajando pelo mundo, frequentando lugares glamorosos e buscando fortes emoções ao investigar e solucionar os mais misteriosos e intrigantes crimes. Ao longo da série os Hart enfrentaram diversas ameaças, incluindo uma enfermeira que dizia ter tido um caso com Jonathan.

No Brasil.


No Brasil, a série Casal 20 tornou-se sucesso desde a primeira temporada, quando foi exibida pela Rede Globo a partir d0 dia 1º de maio de 1980. Com média de 65 pontos de audiência, a série era transmitida todas as terças, às 23h00.

Em 1990 a TV Gazeta começou a reprisar o seriado mas não ficou muito tempo na programação da emissora paulista, voltando a Rede Globo em 1992, no horário da madrugada, no mesmo ano deixou de ser transmitida na Globo.

Em 1995 foi a vez da Rede Record apostar nas reprises do seriado, também exibindo por apenas um ano. Sua última exibição na TV aberta foi no Canal 21 em 2003. Também foi mostrada pela Rede Brasil.

Na TV paga foi apresentada pela Sony e TCM.

A expressão “Casal 20” acabou se popularizando no país sendo usada para caracterizar os casais apaixonados, em que ambos mereciam a “nota 10”, por esse motivo, chamados de “casal 20”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *