Comédia Séries

Abbott e Costello (The Abbott e Costello -1952)

É uma série clássica, dos anos 50, apresentando histórias de humor envolvendo Bud Abbott e Lou Costello.

Emissora: Syndicated.
Emissora no Brasil: TV Tupi.
Transmissão Original: de 5 de dezembro de 1952 a 1 de maio de 1954.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 3 (52 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: T.C.A. Productions.

episodios video elenco

Os Personagens.


Os atores Bud Abbott e Lou Costello trabalharam 22 anos juntos, em mais de 40 filmes e centenas de shows. Eles começaram se apresentando no Teatro de Vaudeville, depois conseguiram fama com o rádio e nos anos 40 passaram para o cinema.

Em Streets of Paris (1939), musical da Broadway que lançou a brasileira Carmem Miranda nos Estados Unidos, eles eram os protagonistas. No primeiro filme, Uma Noite nos Trópicos, obtiveram um razoável sucesso de bilheteria e se firmaram como sucessores da dupla O Gordo e o Magro.

Os dois possuíam tipos físicos semelhantes aos de Laurel e Hardy – Abbott era magro e Costello gordo -, embora fossem menos criativos que estes. Nos anos 50 estrelaram produções para a televisão, mas no fim da década já haviam sido esquecidos.

 

A Série.


A série de maior sucesso da dupla estreou em 1952 e durou um ano, com 52 episódios de 30 minutos cada.

Bud Abbott e Lou Costello protagonizavam confusões engraçadíssimas que agradavam adultos e principalmente as crianças com um humor pastelão extremamente criativo.

A gag da dupla mais conhecida era a brincadeira com a frase “Who’s on First?, utilizada mais recentemente no filme Rain Man como um mecanismo de defesa do personagem autista de Dustin Hoffman. Costello é quem dizia as piadas, enquanto Abbott as preparava. Apesar disso, quando foram lançados no cinema como uma dupla, o Estúdio que os contratou preferiu colocar o nome de Abbott em primeiro lugar, Abbott e Costello, o que desagradou seu parceiro.

O sucesso da série O Show de Abbott e Costello e dos filmes da dupla daria inspiração para outro programa exibido em 1966 com o mesmo nome.

O programa foi um veículo para a dupla de comediantes, já muito conhecida do teatro, cinema e rádio, trazer para a televisão os quadros que apresentava em suas origens artísticas e sobre os quais tinha total controle. Não havia interlúdios musicais nem romances, como na maioria dos filmes da dupla.

A História.


A trama mostrada basicamente se concentrava numa piada ou situação engraçada, sem se preocupar com roteiro, personagens ou continuidade.

A dupla vivia inúmeras confusões junto com Sidney Fields o síndico; Hillary Brooke como uma vizinha e eventual interesse amoroso; Gordon Jones como Mike, um guarda gozado pela garotada; Joe Besser como Stinky, um homem de 40 anos vestido com terno infantil em estilo “O Pequeno Lord” e Joe Kirk como o Sr. Bacciagalupe, um imigrante italiano caricato que assumia diversos empregos, conforme o episódio da semana. Muitos episódios apresentavam um chimpanzé chamado “Bingo”, que se vestia com as mesmas roupas de Costello. Bingo, que era uma fêmea, foi despedida do show depois que mordeu Costello. Besser e Kirk também deixaram o programa após a primeira temporada.

No Brasil.


A série produzida em 1952 chegou ao Brasil apenas na década de 1970, quando foi apresentada pela TV Tupi entre os anos de 1974 e 1976. Alcançou grande prestigio entre o público brasileiros aparecendo nas tardes da emissora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *