Aventura Desenhos

As Aventuras de Gulliver (The Adventures of Gulliver – 1968)

É um desenho da Hanna-Barbera que apresenta as aventuras do personagem criado por Jonathan Swift e seus pequenos amigos lilliputianos.

Emissora: ABC e syndicated.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Globo, TV Bandeirantes e TV Manchete.
Transmissão Original: de 14 de setembro de 1968 a 4 de janeiro de 1969.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 1 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna Barbera Production.

episodios video elenco

O Personagem.


Gulliver surgiu em 1726, num livro de Jonathan Swift intitulado “As Viagens de Gulliver”. O livro começa mostrando o naufrágio do navio onde Gulliver viajava. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput. Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades.

Na segunda parte, Gulliver conheceu Brobdingnag, uma terra de Gigantes onde todos eram gananciosos. Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da “grandeza” dos habitantes.

Já na terceira parte “Na ilha Flutuante de Laputa”, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlanda e a imortalidade, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas. A obra é uma feroz crítica ao pensamento cientifico que não traz benefícios para a humanidade.

Na última viagem Gulliver encontrou os Houyhnhm, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos Yahoo movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.

Por fim Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.

O Desenho.


Em 1939, com base nas histórias de Jonathan Swif, surgiu o primeiro desenho animado, em Technicolor, chamado Gulliver´s Travels, dirigido por Dave Fleischer e produzido por Max Fleischer para os seus estúdios. Até que a produtora Hanna-Barbera, resolveu criar uma adaptação do personagem que estreou no dia 14 de setembro de 1968, originalmente nas manhãs de sábado pela rede de televisão ABC.

Depois de seu cancelamento, no dia 5 de setembro de 1970, os 17 episódios produzidos, foram reapresentados em syndicated como parte do programa Banana Splits, juntamente como Os Cavaleiros da Arábia, Os Três Mosqueteiros e Micro Aventuras, na década de 70.

A História.


Durante uma terrível tempestade, o navio sobre o comando do maldoso Comandante Leeck, é atingido por um raio e bate num recife de corais, naufragando em seguida. Entre seus passageiros havia Gary Gulliver e seu cachorro Tagg, os quais foram jogados para fora do barco por uma imensa onda. Agarrados a uma porta de madeira, que se soltou do navio, ambos foram parar numa pequena ilha chamada Liliputi, onde habitavam pessoas pequeninas, que cabiam na palma da mão de Gulliver. Assim que Gulliver e Tagg chegaram à ilha, eles foram capturados pelos lilliputianos, mas aos poucos Gulliver conseguiu demonstrar suas verdadeiras intenções ao pequeno povo eacabou se tornando grande amigo deles.

Com a ajuda dos lilliputianos, Gulliver continuou à procura do paradeiro de seu pai, através de um mapa que o velho Thomas Gulliver deu a ele antes da viagem e que mostrava um tesouro enterrado. Devido a esse tesouro, Gulliver também era perseguido pelo malvado Capitão Leech, que acabou representando o vilão da série, capaz de qualquer coisa perversa para por as mãos no mapa e ficar rico ao encontrar o tesouro.

Nestas aventuras se destacam outros personagens como o minusculo, porém sábio Rei Pomp, comandante maior dos dos liliputianos; a pequena lilliput chamada Flitácia, uma loirinha, filha do Rei Pomp que é completamente apaixonada por Gulliver; assim como um lilliput muito pessimista chamado Soturno.

No Brasil.


O desenho fez um enorme sucesso no Brasil, sendo exibido em quase todas as emissoras de televisão.

Coube a Dublasom de Guanabara a dublagem do programa, e o elenco escolhido para tarefa ficou perfeito. Destaque para o Luiz Manuel no papel principal, mais conhecido por seu trabalho como Fred em Scooby-Doo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *