Aventura Comédia Desenhos

Tutubarão (Jabberjaw – 1976)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Bandeirantes, Cartoon Network e SBT.
Transmissão Original: de 11 de setembro de 1976 a 18 de dezembro de 1976.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras:
Hanna-Barbera Productions.

textoepisodiosvideoelenco

O Desenho.


Um dos maiores fenômenos de bilheteria da história do cinema estreou em 1975, era o filme Tubarão de Steven Spielberg. O sucesso deste injetou no mercado um comércio amplo baseado no animal e acabou inspirando Joseph Barbera e William Hanna a criarem mais uma série animada com bichinho antropomórfico e atrapalhado que acompanha uma turma de adolescentes, desta vez com um Tubarão como o grande protagonista.

Assim, no dia 11 de setembro de 1976 estreou na ABC o desenho Tutubarão, que durou dois anos (1976-1978), com a segunda temporada só mostrando reprises.

.

A História.


Tutubarão é um tubarão branco e bonzinho, extremamente engraçado e atrapalhado que passa boa parte do tempo reclamando porque ninguém lhe dá o devido respeito. Cheio de cacoetes, o grande trapalhão adora repetir várias vezes “Uh…uh…uh…” e “Nhac, nhac, nhac” e a mais célebre de todas: “não tem nenhum respeito!”.

Ele vive no século XXI, ano de 2021, onde as pessoas moram no fundo do mar e estão perfeitamente adaptadas ao lugar. Nessa civilização do futuro cheia de aqua-cidades, aqua-móveis e aqua-naves, aqua-monstros marinhos e aqua-vilões, está ao lado do Tutubarão um grupo de adolescentes que formam a banda “Os Netunos”. Enquanto o Tutubarão toca bateria, o líder do grupo – Bife – arrasa na guitarra; Bolha – uma loirinha burra – toca teclado; Lingüiça (que tem muito do Salsicha) toca contrabaixo e a esnobe Leila é a percussionista que não suporta as palhaçadas e os beijos lambuzados do grande tubarão. E são durante as viagens em turnê, que o grupo acaba cruzando com criminosos e terríveis vilões.

Durante as investigações dos casos, bem no estilo Scooby-Doo o desajeitado Tubarão acabava tirando o pessoal da enrascada, muitas vezes sem querer.

O personagem Tutubarão apareceu novamente quase uma década depois como um dos competidores do desenho Ho-Ho-Olímpicos.

No Brasil.


A primeira aparição do Tutubarão na televisão brasileira foi em 1977 na Rede Globo sendo levado ao ar às 12h45. No ano seguinte permaneceu no canal mas dentro do programa Globo Cor Especial. Em 1981, ainda na Rede Globo era um dos títulos do Festival de Desenhos apresentado às 11h e no ano seguinte voltou ao Globo Cor Especial, quando saiu da programação da emissora.

Em 1983 começou a ser apresentado na TV Bandeirantes onde passou por vários infantis na emissora até por volta de 1985.

Entre os anos de 1997 e 1999 foi apresentado no canal por assinatura Cartoon Network. Só retornou à televisão brasileira em 2002 quando começou a fazer parte do Bom Dia e Cia, de Jackeline Petkovic, no SBT e tempos depois no Sábado Animado. Em 2010, Tutubarão voltou para as manhãs da emissora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *