Aventura Comédia Desenhos

Maguila Gorila (The Magilla Gorilla Show – 1964)

É um desenho animado dos anos 60 que apresenta as travessuras de um Gorila que vive saindo da loja de animais para viver aventuras na cidade.

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Record, TV Bandeirantes e SBT..
Transmissão Original: de 14 de janeiro de 1964 a 2 de setembro de 1969.
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 2 (31 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

textoepisodios video elenco

O Desenho.


O desenho Maguila Gorila (Magilla Gorilla) foi criado em 1963 pela Hanna Barbera e durou três temporadas, onde foram produzidos 58 episódios.

Apresentado originalmente nos Estados Unidos, o desenho estreou no dia 14 de janeiro de 1964 e durou até 1965. Os programas tinham aproximadamente 30 minutos com três segmentos de mais ou menos sete minutos cada.

Maguila foi juntamente com Peter Potamus, um dos poucos desenhos animados a ter sua exibição pela primeira vez em syndication e depois ser movido para uma grande rede de televisão norte-americana. O espetáculo também contava com os segmentos Bacamarte e Chumbinho e Coelho Ricochete e Blau-Blau.

Anos mais tarde Maguila participou do episódio “Libertem o Maguila” da série Harvey, o Advogado, desenho feito para o bloco “Adult Swim” do Cartoon Network.

Em 1972 o personagem participou do desenho A Turma do Zé Colméia onde ele era responsável por conduzir a arca enquanto corria sobre uma esteira atrás de bananas.

A História.


Maguila, o Gorila, era um primata divertido que usava gravata borboleta, sapatos grandes e bermuda com suspensórios. As suas histórias se passavam numa pequena loja de animais, onde ele vivia atrás de uma vitrine em sua cadeira de balanço, e passava parte do seu tempo comendo bananas. O simpático e inocente gorila era a grande atração para a criançada que passava pela loja do Sr. Peebles, localizada em Los Angeles.

Peebles vivia tentando vender o “devorador de bananas” de todas as maneiras com aquela pergunta que tornou-se um bordão: “E você? Levaria Maguila para casa?”, mas ninguém queria arriscar cuidar de um animal tão grande e faminto, a não ser a menina Oreo (porque ela sempre falava Ora eu…), mas ela nunca tinha dinheiro suficiente. Apesar de tudo o Sr. Peebles gostava muito do Maguila, embora ficasse sempre resmungando que o gorila era uma encrenca.

Maguila gostava de falar por meio de parábolas sem sentido (quando perguntado o que alguma delas significava, ele simplesmente respondia: “Não sei, mas é uma frase de efeito”). Em seu cantinho sentado à vitrine Maguila observava tudo o que se passava pelas redondezas e quando algo acontecia e despertava a atenção do grande primata, ele fugia da loja, quase sempre quebrando a vidraça, e aprontava várias confusões pelas ruas. Isso deixava o Sr. Peebles bastante irritado, mas ele nunca conseguia impedir o Maguila de fazer novamente.

Em suas aventuras fora da loja, Maguila aprontava de tudo. Foi escoteiro, fugiu para um circo, voou de avião, já foi escolhido pelo governo para ir à Lua em um foguete, passou uma temporada em um campo do exército, encontrou com um cientista maluco, e foi em uma jornada ao planeta Zero, mas sempre acabava voltando para a loja de animais do Sr. Peebles, onde realmente considerava seu verdadeiro lar.

No Brasil.


No Brasil o desenho fez bastante sucesso. Estreou na TV Tupi no final da década de 1960 e já em 1971 fazia parte da programação da Record indo ao ar às 12h30. Na TV Record o desenho foi apresentado até meados 1973.

Em 1975 estava entre as animações do programa Tio Molina na TV Bandeirantes, emissora onde  permaneceu durante o restante da década de 1970 e início da década seguinte. Foi exibido na Band nesse período dentro de vários horários e dias.

Esteve no SBT entre os anos de 2001 e 2003 e voltou a ser mostrado no canal em 2013 dentro do Sábado Animado.

Por aqui Maguila o Gorila teve a dublagem da AIC – São Paulo, onde o personagem recebeu uma carismática dublagem de Flávio Galvão.

No Brasil o lutador de boxe Adilson Rodrigues ganhou o apelido de Maguila devido ao corpo robusto que se assemelha ao do personagem, e nos Estados Unidos, Robin Quivers, o co-anfitrião de Howard Stern Show também recebeu o apelido baseado no personagem, dado pelo comediante Bob Levy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *