Ação Aventura Desenhos Guerra

Rambo e A Força da Liberdade (Rambo – The Force of Freedom – 1986)

Emissora: NBC e ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo e Rede Record.
Transmissão Original: de 14 de abril de 1986 a 26 de dezembro de 1986.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Ruby-Spears Productions e Carolco International N.V.

textoepisodiosvideo elenco

O Personagem.


John Rambo é um boina verde, que lutou no Vietnã onde era um dos melhores soldados da companhia liderada pelo Coronel Trautman. Com o fim do conflito, sem residência ou emprego fixos, tornou-se um neurótico de guerra. Foi trazido à ativa por Trautman para cumprir algumas missões americanas. Com esse histórico, Rambo se tornou símbolo da truculência direitista em Hollywood e iniciador de um novo gênero de filmes B.

O personagem foi criado pelo escritor David Morrell no romance “Primeiro Sangue”. Paradoxalmente, o nome “Rambo” – hoje usado para designar brucutus sem cérebros – foi inspirado no poeta francês Arthur Rimbaud (1854-1891). O personagem surgiu no cinema, interpretado por Sylvester Stallone e alcançou um sucesso estrondoso.

 

O Desenho.


Para aproveitar o sucesso do personagem no cinema, não demorou muito para surgir uma versão animada de Rambo. Rambo e A Força da Liberdade teve um resultado decepcionante, pois mesmo utilizando a música tema dos filmes, e o fato do personagem ser uma boa caricatura do astro Sylvester Stallone,  não agradou seu público alvo e durou apenas uma temporada.

O desenho que estreou no dia 14 de abril de 1986 teve a produção das empresas Ruby-Spears Productions e Carolco International N.V. que providenciaram uma animação caprichada para a série e roteiros bem elaborados, mas foi o suficiente apenas para vender alguns bonecos.

A História.


No desenho Rambo pertencia a uma equipe chamada “Força da Liberdade”, cujo brasão era representado por uma águia. A equipe que executava missões em todo mundo era liderada pelo Coronel Samuel Trautman.

Entre os integrantes da “Força da Liberdade” estavam o mecânico Turbo, capaz de consertar qualquer veículo motorizado; Katherine “Kat” Ann Taylor, uma guerreira oriental que conhecia inúmeras artes marciais; além de contar com o apoio do ninja White Dragon, do soldado T.D. Jackson e do índio Chefe.

Os adversários mais perigosos da equipe eram os membros da facção maléfica denominada “S.A.V.A.G.E.”, cujo brasão era representado por uma caveira. Liderados pelo General Warhawk, o grupo “S.A.V.A.G.E.” tinha como integrantes os perversos General Havoc, braço direito de Warhawk; Mad Dog um guerreiro com visual meio hyppie; o guerreiro de turbante chamado Nômade; Grifo, assim conhecido por ter uma chave de grifo no lugar da mão direita; o barbudo Snakebite; o maquiavélico Dr. Hyde e o ninja Black Dragon.

No Brasil.


No Brasil, o programa foi exibido pela Rede Globo no programa Xou da Xuxa a partir de 1987 e teve uma boa repercussão, sendo apresentado na emissora até meados da década de 1990.

Na época de sua exibição para ajudar a impulsionar o sucesso do desenho a apresentadora Xuxa gravou uma canção em homenagem ao personagem, composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas (Rambo, Rambo, Rambo. O importante da vitória é acreditar) chamada “Rambo”.

O desenho foi reprisado pela TV Record a partir de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *