Ação Aventura Desenhos Guerra

Comandos em Ação (G.I. Joe – 1985)

Emissora: Syndicated.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1983 a 20 de novembro de 1986.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 4 (95 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hasbro, Marvel Productions Ltd.

video elenco

Os Bonecos


Em 1964 a empresa Hasbro lançou o conceito dos bonecos de ação para os meninos, quando Stan Weston, inspirado no programa de TV chamado O Tenente, criou o  G.I. Joe (Soldado Zé), um boneco militar com 30 centímetros que possuía 21 articulações e a possibilidade de trocar o uniforme. Até o momento, bonecos era coisa de meninas, mas  o articulado para meninos tornou-se um grande sucesso em todo o mundo e em apenas três anos já tinha mais de 75 personagens.

Na década de 1970, G.I. Joe e seu grupo de aliados transformaram-se em aventureiros, lutadores de Kung Fu e até super-heróis, até deixar de ser fabricada em 1978. Em 1982, com uma união Marvel e Hasbro a linha voltou a ser produzida, agora com 10 centímetros, menos pontos articuláveis e cada personagem com uma história própria, sucesso total! No Brasil, o sucesso não foi diferente, quando chegou  em 1984 com o título de “Comandos em Ação”, conseguindo também grande aceitação junto aos garotos da época, tendo inclusive o lançamento de uma revista em quadrinhos pela editora Marvel.

 

O Desenho


As animações usadas nos comerciais de TV dos bonecos e das revistas, agradaram tanto a garotada que a Hasbro encomendou uma minissérie à Sunbow Productions em parceria com a Marvel Productions Ltd. . A minissérie em 5 partes, chamada “G.I. Joe: A Real American Hero”, tinha ação, um excelente roteiro e o principal: uma vasta galeria de personagens interessantes que a garotada já estava acostumada a consumir. A minissérie abriu espaço para a produção de uma série animada para a TV lançada em 1985.

No desenho para a TV, o grupo de guerrilheiros do G.I. Joe lutam contra o terrorismo, principalmente o causado pelo grupo “Cobra”. São tantos personagens que muitos ficaram ao longo da série com apenas pequenas participações em alguns episódios.

 

A História


Sob a liderança de Duke, o grupo G.I. Joe combatia a vilania com os melhores guerrilheiros de diversas parte do mundo. Entre os principais personagens que aparecem no desenho estão: Lady Jane, Bazooka, Dusty, Scarlett, Flint, Gung-Ho, Espírito, Hawk, Wild Bill, Law, Beach Head, Falcão, Roadblock, Leatherneck, Cutter, Snake Eyes, Footloose, Sparks, Quick Kick, Deep Six, Mutt, Sargento Slaughter, Heavy Metal, Jinx, Mercenário, Short Fuze, Zap. Também aparecem: Ace, Airborne, Airtight, Alpine, Barbeque, Big Lob, Blowtorch, Breaker, Chukles, Clutch, Dial Tone, Doc, Flash, Frostbite, Grunt, Iceberg, Lifeline, Lift Ticket, Recondo, Red Dog, Rip Cord, Rock n´Roll, Slipstream, Stalker, Steeler, Taurus, Thunder, Stoolboth, Torpedo, Tripwire e Tunnel Rat.

Liderados pelo Comandante Cobra a organização Cobra era formada por combatentes bem treinados com o intuito de promover o terrorismo. Entre os integrantes da força inimiga tínhamos: Destro, Baronesa, Serpentor, Dr. Mindbender, Major Bludd, Ripper, Tomax, Copperhead, Buzzer, Scrap Iron, Caveira, Monkeywrench, Storm Shadow, Pythona, Xamot, Zandar, Firefly, Wild Wiesel, Golobulus, Zarana, Nemesis Enforcer, Thrasher.

                                     

No Brasil


O desenho estreou no Brasil na Rede Globo, no dia 6 de julho de 1986 às 12h30 quando passou a ser apresentado junto com Transformers nas manhãs de domingo. Permaneceu no canal até o final da década de 1980 no mesmo dia e horário, quando então começou a ser exibido no programa infantil Xou da Xuxa. Na época alcançou um grande sucesso junto com os comerciais da linha de brinquedos.

Ainda nos anos 80, Comandos em Ação ganhou exibições na Sessão Aventura e um horário próprio na programação da Rede Globo.

Quando lançado por aqui recebeu a dublagem da Herbert Richers com com um time de atores do primeiro escalão.

O Filme


Em 2009 o diretor Stephen Sommers trouxe para as telonas o filme baseado nos personagens da Hasbro. Em G.I. Joe – A Origem de Cobra, James McCullen (Christopher Eccleston) é o maior comerciante de armas do planeta. Ele está prestes a lançar sua nova arma, os nanomites, microscópicos robôs que podem destruir tudo o que encontram pela frente, independente do material que seja feito, e que podem ser desligados no momento que for desejado. McCullen envia quatro ogivas de nanomites para ser entregue por uma força especial do exército norte-americano, na qual estão presentes Duke (Channing Tatum) e Ripcord (Marlon Wayans). Porém o comboio é atacado por forças desconhecidas, comandadas pela Baronesa (Sienna Miller). As ogivas apenas não são levadas graças à intervenção dos G.I. Joe, um grupo internacional de agentes de elite liderado pelo general Hawk (Dennis Quaid), que as leva juntamente com Duke e Ripcord para seu quartel-general.