Ação Anime Aventura Desenhos

D’Artagnan e os Três Mosqueteiros (Wanwan Sanjushi – 1981)

Emissora: TVE e TBS.
Emissora no Brasil: Rede Manchete e SBT.
Transmissão Original: de 9 de outubro de 1981 a 26 de março de 1982.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (26 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: BRB Internacional S.A. e Nippon Animation.

textoepisodios video elencotrilha

O Desenho.


Numa época em que robôs gigantescos protegiam o Japão de ameaças vindas do espaço, um anime trouxe uma proposta diferenciada e divertida que logo caiu no gosto da criançada, tratava-se de D’artagnan e os Três Mosqueteiros.

O desenho, baseado no clássico do escritor Alexander Dumas, é uma coprodução os estúdios da BRB Internacional S.A. (Espanha) e realizada pela Nippon Animation (Japão). A BRB Internacional bancou os custos da produção e a Nippon ficou encarregada da animação. O contrato previa queo desenho só chegaria em 1984 à Espanha, mas acabou estreando em 1981 em ambos os países.

Na Espanha o desenho saiu com o título de Dartacan y los tres mosqueperros e na terra do Sol Nascente ele levou o nome de Wan wan san jushi.

Em 1984, a série estreou na França, país onde se desenrola as aventuras do anime, com os nomes: Les Trois Mousquetaires ou normalmente D’Artagnan et les Trois Mousquetaires.

Os títulos recebem está referência ao mundo canino exatamente porque os personagens de Alexander Dumas neste desenho são animais, em sua maioria cães, mas podemos encontrar gatos e até porcos! Já no mundo canino, tem raça pra todo gosto: vira-lata, buldog, pastor-alemão, pudlee e por aí vai.

A História.


A história se passa no No século XVI onde encontramos D’Artagnan com sua família no povoado de Berli ao sul da França, vivendo na miséria total. A única herança que seu pai pode lhe deixar é a arte da esgrima que D’Artagnan procura aprender logo cedo. Seu pai, recebe uma mensagem do Senhor de Trevi, querendo que Dartagnan vá a Paris para se tornar um mosqueteiro. Desejando um futuro melhor para o jovem seu pai o envia a Paris para que ele se torne um mosqueteiro Real.

O herói viaja com o pangaré branco Sandy e com a espada de seu pai que ele zela como se fosse o objeto mais valioso do mundo. Depois de sofrer muito durante a viagem, D’Artagnan mendiga pelas ruas parisienses até conhecer o ratinho vagabundo Pip, seu primeiro grande amigo na capital da França.

Aos poucos o pobre herói descobre que não poderá ser um mosqueteiro da noite para o dia e que para chegar lá precisará de muito esforço, além de combater a vilania do primeiro ministro do Rei, o Cardeal Richelieu e de sua cúmplice M’Lady, que no desenho é representada por uma gata siamesa. Mas D’Artagnan não está sozinho contra as tramóias de Richelieu, ele tem a ajuda dos três amigos mosqueteiros Pothos, Athos e Aramis que nessa luta a favor da França tem um lema: “um por todos e todos por um”.

Enquanto vive grandes aventuras, D’Artagnan corre atrás do seu grande amor, a humilde e guerreira Juliet, uma vira-lata loira(I) que trabalha dama de honra da rainha.

No Brasil.


Dartagnan e os Três Mosqueteiros só chegou ao Brasil em 1983, quando seu sucesso já estava consolidado em grande parte do mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde era conhecido como Dogtanian and the Three Muskehounds.

O desenho foi exibido por aqui por quase 2 anos, no Clube da Criança e ainda na Manchete nos programas Nave da Fantasia e Sessão Animada, despedindo-se da emissora em 1986 no Lupu Limpim Claplá Topô.

Na época o sucesso do herói foi surpreendente. A Editora Riográfica trouxe os quadrinhos do herói publicados na Espanha, lançando cerca de 20 edições com direito a 1 almanaque. Uma versão em português da canção de abertura foi gravada por Luciano e Patrícia (futuros integrantes do Trem da Alegria).

Anos mais tarde foi para o SBT durante o Programa do Bozo e Domingo no Parque.

A Volta.


Em 1990 a BCN se uniu à produtora inglesa Thames Television para criar uma sequência do desenho D’artagnan e os Três Mosqueteiros. Nasceu  The Return of Dogtanian, uma continuação de qualidade questionável, inclusive pelos fãs da primeira série.

Além da diferença nos traços dos personagens, os roteiros são considerados mais infantis, ao contarem as aventuras do herói canino 10 anos após os acontecimentos da série original. Aqui, Dartagnan e Juliete já estão casados e com 2 filhos, que são praticamente miniaturas dos pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *