Aventura Filmes

Super Homem (Superman – 1978)

Direção: Richard Donner.
Roteiro: Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman e Robert Benton.
Ano de lançamento: 1978.
Duração: 143 minutos.
Estreia na televisão brasileira: 17 de janeiro de 1986 (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Film Export A.G., Dovemead Limited e IFP.


Super Homem já tinha protagonizado três outras produções nas telonas (Super-Homem, 1948 / O Homem Atômico contra Super-Homem, 1950 / Superman e O Homem Mola, 1951), quando Donner dirigiu aquela que seria considerada a versão definitiva do Homem de Aço. O diretor Steven Spielberg chegou a receber um convite por parte dos produtores de Superman para dirigir o filme. Entretanto, o alto salário pedido por Spielberg assustou os produtores, que resolveram esperar como seria as bilheterias de Tubarão, para propor ou não ao diretor uma redução de seu salário. Como Tubarão foi um grande sucesso, os produtores de Superman logo desistiram de contar com Spielberg no projeto.

Sem colocar nenhuma interpretação particular do mito, ou qualquer estilo visual com este propósito, Donner e seus roteiristas Puzo, Benton e Newman passam por uma gama de possibilidades, o que nos permite ver Superman, hora como grande piada, hora como filho de Deus. Ao manter estas possibilidades espetaculares abertas, desde a cena de abertura com a destruição de Krypton, e o subsequente crescimento do único filho de planeta nas planícies do Meio-oeste, este filme permite a ingenuidade e desconhecimento quanto ao coexistente. Muito engraçado vermos Clark e Superman se diferenciarem apenas por uns óculos, os cabelos repartidos para lados diferentes e uma atuação engraçadíssima de Christopher Reeve. Mas o diretor mesmo com toda essa ingenuidade pega um herói clean de roupa colante azul e cueca vermelha e consegue dar credibilidade e seriedade ao personagem.

O filme também é responsável pela indústria cinematográfica ter aberto as portas para os personagens em quadrinhos de uma forma mais intensa. Até então, nenhuma superprodução havia sido produzida adaptada de histórias em quadrinhos.

Superman,o Filme tem a função de contar a origem do herói, mostrando um Planeta Krypton muito evoluído em um sistema solar distante daqui. Jor-El, um dos maiores cientistas do planeta, percebeu que a explosão de Krypton estava próxima e tentou por todos os meios prevenir os outros habitantes. Jor-El além de criar vários avanços tecnológicos da civilização kryptoniana, como a Zona Fantasma, criou também um protótipo de nave interestelar individual, e junto com sua esposa Lara concordaram em salvar a vida do filho, escolhendo a Terra para enviar o bebê Kal-El. Ambos já sabiam que a gravidade menor e o sol amarelo do nosso sistema agiriam de forma diferente no organismo kryptoniano do garoto. A pequena nave partiu de Kripton bem no momento de sua explosão final. A nave caiu no Kansas e foi encontrada pelo casal Jonathan e Martha Kent que batizaram o bebê de Clark, lá ele cresceu e absorveu os poderes do sol amarelo, mas os manteve em segredo.

Clark só vestiu o uniforme de Super-Homem quando se mudou para Metrópoles e começou a trabalhar como repórter no Planeta Diário, ao lado de Lois Lane, por quem veio a se apaixonar, e Jimmy Olsen o fotógrafo do jornal.

Quando Super-Homem começa sua trajetória heroica pela cidade de Metrópoles, salvando gatinhos presos em árvores e prendendo traficantes, é apenas um aquecimento para o conflito verdadeiro contra o vilão Lex Luthor, mesmo assim os momentos mais bobos do herói em ação têm um impacto de estar salvando o mundo, graças à trilha sonora perfeita de John Williams e da forma idolátrica como Donner apresenta o herói.

O elenco dispensa comentários, com Christopher Reeve sendo eternizado como Super-Homem, Margot Kidder virou a eterna Lois, e Gene Hackman é o melhor Lex Luthor já feito até hoje, cobiçando o mundo e roubando algumas cenas com seu humor negro. Além disso, o filme tem uma ponta do consagrado Marlon Brando, uma participação de apenas 10 minutos, mas memorável, onde o ator pediu um cachê de US$ 4 milhões.

As cenas principais certamente incluem o voo de Superman e Lois por Metrópoles embalado pelo tema “Can you read my mind?”, o veloz voo do herói em torno da Terra e aquelas cenas em que Lois e Clark conversam mantendo o assunto numa paquera preanunciada ou na revelação da identidade secreta de Clark. Os momentos de Ned Beatty como o capacho Ottis arrancam boas risadas.

Os efeitos especiais são um show à parte, as cenas de voo e já a primeira ação do Superman em Metrópoles segurando um helicóptero com uma mão e Lois Lane com a outra, são impressionantes até para os dias de hoje com os recursos existentes. O trabalho nessa área foi primoroso rendendo três indicações ao Oscar e ganhando um outro especial, justamente pelos efeitos especiais.

Superman, O Filme rendeu ainda  três sequências: Superman II – A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV – Em Busca da Paz (1987). O segundo filme, onde o herói enfrenta três vilões realmente poderosos e continua tendo que aturar a “Maior Mente Criminosa do Mundo” que é Luthor, ainda consegue nos divertir, também por ser uma sequência bem amarrada com o primeiro filme, mas os dois últimos são difíceis  de suportar.

Muito se falou na imprensa sobre a “Maldição do Superman”, citando fatos trágicos na vida dos envolvidos nas produções do herói. George Reeves, o Superman da década de 1950, cometeu suicídio em 1959; Christopher Reeve após cair de um cavalo ficou preso a uma cadeira de rodas e Margot Kidder sofreu um desastre de carro em 1990 afetando seriamente a região pélvica, ficando dois ano sem trabalhar. Em 1996, Kidder foi encontrada pela polícia vagando por estrada e pronunciando frases desconexas, estava com crise de depressão.

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem –
Globo/ VHS
Dublagem –
Globo
Dublagem –
SBT/ DVD
Herbert Richers Herbert Richers Herbert Richers
Super Homem Christopher Reeve André Filho Luiz Feier Motta Luiz Feier Motta
Lex Luthor Gene Hackman Darcy Pedrosa Darcy Pedrosa Darcy Pedrosa
Lois Lane Margot Kidder Fátima Mourão Silvia Goiabeira Silvia Goiabeira
Jor-El Marlon Brando Isaac Bardavid Jomeri Pozzoli Nilton Valério
Lara Susannah York Sumára Louise Nádia Carvalho Nádia Carvalho
Ottis Ned Beatty Ionei Silva Júlio Chaves Júlio Chaves
Perry White Jackie Cooper José Santa Cruz Márcio Seixas Mauro Ramos
Eve Teschmacher Valerie Perrine Vera Miranda Lina Rossana Lina Rossana
Jimmy Olsen  Mark McClure Carlos Marques Marco Ribeiro Alexandre Moreno
Jonathan Kent Glenn Ford Waldir de Oliveira José Santa Cruz Jomeri Pozzoli
Martha Kent Phyllis Thaxter Ilka Pinheiro Sônia de Morais Lia Farrel
Vond-Ah Maria Schell Maria da Penha Geisa Vidal
Jovem Clark Jeff East André Filho Manolo Rey Manolo Rey
Ancião 1 Trevor Howard Silvio Navas Paulo Flores Waldir Fiori
Ancião 2 Harry Andrews Orlando Drummond André Belizar Garcia Neto
General Zod Terence Stamp Armando Casella Newton Da Matta Newton Da Matta
Major Larry Hagman Orlando Prado Clécio Souto Mário Cardoso
Ursa Sarah Douglas Sem dublador Sem dublador Sem dublador
Non Jack O’Halloran Sem dublador Sem dublador Sem dublador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *