Comédia Filmes Romance

O Céu Se Enganou (Chances Are – 1989)

Direção: Emile Ardolino.
Roteiro: Perry Howze e Randy Howze.
Ano de lançamento: 1989.
Duração: 108 minutos.
Estreia na televisão brasileira: 21 de agosto de 1993 (SBT).
Cores.
Companhias Produtoras: TriStar Pictures


 Bem antes de Ghost – do Outro Lado da Vida emocionar o mundo com sua triste história de amor onde o casal é impedido de ficar junto em virtude da morte de um deles, o filme O Céu Se Enganou já tinha trazido com humor e um roteiro muito inteligente, uma história parecida.

Muito reprisado pelo SBT nas décadas de 1980 e 1990, o filme de Emile Ardolino (diretora conhecida por trabalhos em comédias similares) é uma excelente diversão para o que buscam a resposta: “e se eu tivesse uma segunda chance?”.

Corinne e Louie Jeffries estão recém-casados e muito felizes, tão seguros do amor que sentem que nem as investidas de Philip Train – melhor amigo de Louie – para cima de Corinne, pode atrapalhar a felicidade do casal. Na verdade o que Philip sente por Corinne nunca foi segredo nem empecilho para a amizade dos três, que levam tudo numa grande brincadeira. A felicidade tornou-se ainda mais completa com a revelação da gravidez de Corinne.

Tudo ia muito bem, até a noite em que, atropelado ao atravessar uma rua, Louie morre e rapidamente vai para uma espécie de fila do céu, onde evidentemente a terceira idade predomina. Impaciente com a situação e sem entender muito bem o que estava acontecendo Louie faz um tremendo escândalo, forçando o Anjo a enviá-lo às pressas para renascer, sem antes tomar a vacina que o faria esquecer da sua vida passada.

Entra em cena Robert Downey Jr. como o jornalista Alex Finch, a reencarnação de Louie já adulto. Acidentalmente ele se encontra com a filha, também já adulta, numa biblioteca e com o amigo Philip, numa redação de jornal e acaba sendo convidado para jantar na casa dos Jeffries, onde ao rever Corinne, tem todas as suas memórias da vida anterior recuperadas. A partir daí a comédia se desenrola com Alex fugindo da paquera da própria filha e tentando convencer Corinne de que ele é a reencarnação de Louie.

Algumas cenas são realmente engraçadas como Alex tendo suas memórias recuperadas ou dançando com a ricaça Mavis. Mas os momentos românticos são também intensos, quando ao som da música favorita do casal, tocada ao piano, Corinne começa a acreditar que Louie voltou.

O elenco então é a mola propulsora do filme. Cybill Shepherd no auge da sua carreira com a série A Gata e o Rato faz uma Corinne madura, mas esbanjando sensualidade e beleza. Robert Downey Jr. ainda não era o excepcional ator de Chaplin, mas já tinha seu nome consolidado graças às comédias juvenis que havia protagonizado na década de 1980. Ainda temos um ator da qualidade de Ryan O’Neal fazendo escada pra toda essa situação e  Mary Stuart Masterson (de Alguém Muito Especial) também excelente como a filha dos Jeffries.

A trilha sonora de O Céu Se Enganou merece ser destacada. Além do sucesso de Rod Stewart “Forever Young”, que casa perfeitamente com a cena em que toca, ainda temos a lindíssima “After All” do Peter Cetera e Cher, indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar de Melhor Canção Original, que emociona também em sua versão instrumental.

 

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem
Herbert Richers
Corinne Cybill Shepherd Sumára Louise
Alex
Robert Downey Jr. Marco Antônio Costa
Philip Ryan O’Neal Garcia Junior
Miranda Mary Stuart Masterson Guilene Conte
Louie Christopher McDonald Hélio Ribeiro
Ben Bradlee Henderson Forsythe Orlando Drummond
Mavis Talmadge Fran Ryan Nelly Amaral
Juíz Fenwick
Josef Sommer Antônio Patiño
Dr. Bailey James Noble Ronaldo Magalhães
Richard Marc McClure Ettore Zuim
Bibliotecária Susan Ruttan Selma Lopes
Recepcionista Franchelle S. Dorn Sheila Dorfman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *