Aventura Filmes

As Sete Caras do Dr. Lao (7 Faces of Dr. Lao – 1964)

Direção: George Pal.
Roteiro: Charles Beaumont.
Ano de lançamento: 1963.
Duração: 103 minutos.
Estreia na televisão brasileira: (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Metro-Goldwyn-Mayer.


Assustador, engraçado, repleto de magia e figurinha carimbada nas tardes da Rede Globo na faixa especializada ao público infantil. Assim é As Sete Faces do Doutor Lao, uma adaptação de 1964, da novela de George Pal’s, que ganhou o Oscar de Prêmios Honorários.

Doutor Lao (Tony Randall) é um velho chinês de 7.322 anos que chega a velha e empoeirada Arizona com o seu circo místico, causando um enorme alvoroço em toda a pequena população da cidade além de uma certa xenofobia. Todos ficam ansiosos por ver as maravilhas que o Dr. Lao promete trazer, sem imaginarem que as atrações anunciadas fazem parte da mente de cada uma das pessoas do Arizona, são criaturas formadas a partir dos problemas e sentimentos que os moradores da pequena cidade levam consigo.

Ed Cunningham é o repórter do jornalzinho local, homem de boa conduta ele sempre está em briga com o fazendeiro Clint Stark  por dedicar sua carreira em expor os podres de Stark. Cunningham é apaixonado por Angela Benedict, uma bibliotecária viúva que nunca mais experimentou o amor de um homem desde o falecimento do marido, de quem não consegue se libertar. Ângela tem que cuidar junto com a mãe Sarah do seu filho Mike Benedict. Já Stark, sabe que uma estrada de ferro vai passar na cidade e está tentando comprar algumas terras para fazer uma fortuna.

A maior parte da Cidade está infectada de valores morais distorcidos até a chegada do Doutor Lao, que procura usar seus poderes em benefício da vida das pessoas.

O circo chinês oferece uma caravana de atrações mitológicas e semimitológicas. O que ninguém sabe é que o Doutor Lao além de dono do circo também atua como todas as atrações dele, mostrando seu talento em seus estranhos números, transformando-se em seis diferentes figuras míticas: o Pan, protetor dos animais e dos bosques; a Medusa, com sua cabeça cheia de serpentes e que só pode ser vista através de um espelho; o mágico Merlin, já um pouco enferrujado mas sempre usando sua mágica para o bem; o Abominável Homem das Neves; uma Serpente Gigante que visa refletir as imperfeições das pessoas e o adivinho Apolônio de Tiania. Dr. Lao acaba usando seus personagens para mudar a vida das pessoas, fazendo com que vejam a verdade e com que enxerguem melhor seus problemas. O Pã e sua flauta mágica hipnotizam Angela Benedict fazendo com ela descubra o valor do amor e desperte seus desejos escondidos; a Medusa testa a incredulidade da Senhora Kate Lindquist que insiste em não olhá-la pelo espelho e acaba se transformando em pedra; com a Serpente, Doutor Lao toca em verdades salgadas demais para o vilão Stark que se acha perfeito mas descobre que não é bem assim; o Adivinho toca na parte mais triste da solteirona fútil Howard Cassin.

No final somos agraciados ainda com a cena em que o peixinho do Dr. Lao se transforma num enorme dragão após ser retirado do aquário. Hoje os efeitos visuais usados no filme podem parecer ultrapassados, mas na época impressionaram bastante.

As Sete Faces do Doutor Lao é recheado de citações memoráveis como: “O mundo todo é um circo. Quando olhamos para um punhado de areia e vemos mais do que areia, vemos um mistério, o circo do Dr. Lao estará lá.”   A preocupação da historia é mostrar que o ser humano às vezes pode ter suas percepções meio distorcidas, pode estar preparados para acreditar em criaturas bizarras, mas não são capazes de ver o valor de uma comunidade, dos seus costumes e cultura, que moeda nenhuma poderá pagar.

O filme pode parecer meio perturbador pelo fato das criaturas de Lao serem mostradas sempre ameaçadoras, mas ninguém avisou isso as crianças  e elas assistiram ao filme, quem disse que não gostaram?

 

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem –
Globo
Telecine
Dr. Lao Tony Randall Orlando Prado
Angela Benedict Barbara Eden Carmen Sheila
Clint Stark
Arthur O’Connell Antônio Patiño
Ed Cunningham
John Ericson Élcio Romar
Tim Mitchell
Noah Beery Jr.
Sr. Howard Cassin
Lee Patrick
Kate Lindquist
Minerva Urecal Neyda Rodrigues
Luther Lindquist
John Qualen
Peter Ramsey
Frank Kreig
Sra. Peter Ramsey
Peggy Rea
C. George
Eddie Little Sky
Carey
Royal Dano
Sarah Benedict Argentina Brunetti
Lucas
John Doucette
Lean Cowboy Dal McKennon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *