Ação Aventura Filmes

Krull (Krull – 1983)

Direção: Peter Yates.
Roteiro: Stanford Sherman.
Ano de lançamento: 1983.
Duração: 121 minutos.
Estreia na televisão brasileira: 1º de agosto de 1987 (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Columbia Pictures Corporation.


 No dia do seu casamento um juramento: jamais deixar a chama do seu amor se apagar! O casamento iria selar a paz num mundo ameaçado. Tudo parecia perfeito, mas a cerimônia foi interrompida abruptamente e mesmo com toda luta sua esposa Lyssa foi levada. Assim começa a trajetória do jovem príncipe Colwyn (Ken Marshall) em busca da sua amada e inicia também uma das aventuras mais marcantes já realizadas na década de 1980.

Colwyn sabe que sua jornada será difícil por isso precisa primeiro encontrar a Glaive, uma arma mítica em forma de estrela que o ajudará a combater o algoz de sua esposa. O demônio Besta mercurial, responsável por ter seqüestrado Lyssa quer torná-la sua esposa, por isso a leva para sua espaçonave, chamada a Fortaleza Negra, que a cada vinte e quatro horas muda de lugar. A poderosa criatura proteiforme faz Jabba, o Hutt parecer o menininho, por isso o príncipe vai precisar de muita ajuda para combatê-lo, e a primeira mão que encontra é a do velho Ynyr que sabe todos os caminhos para facilitar a busca de Colwyn.

No meio da sua viagem o príncipe vai montando um pequeno exército de figuras bem marcantes, e para sua sorte encontra um grupo de mercenários acostumados a viagens e batalhas que por um bom preço decidem ajudar o príncipe em sua tarefa. Liderados por Torquil, o grupo de guerreiros contava com Darro, Bardolph, Quain, o gordo Rhun e o jovem Oswyn, todos bem armados e corajosos.

Outro personagem de destaque é o ciclope Rell, o lendário gigante de um olho só, inimigo mortal da Besta. No início todos se assustam com sua aparência, mas na verdade, aos poucos ele vai mostrando que tem um coração muito bom e que também é um guerreiro eficiente. Rell carrega consigo uma lança que costuma acertar mortalmente o seu alvo. A triste história do ciclope é que A Besta amaldiçoou seu povo a nascer com apenas um olho, mas em compensação eles podem enxergar o dia da própria morte, grande vantagem!

A parte cômica do filme é dada pelo aprendiz de feiticeiro Ergo (David Battley). Completamente atrapalhado, ele dificilmente acerta uma mágica, mas é prepotente demais para assumir isso. Ergo também tem uma outra forte característica: só pensa em comer! Por isso logo faz amizade com o menino Titch, tudo por um pedaço de canela.

O caminho esconde muitos perigos, como as figuras sombrias criadas pela Besta, os guardas Slayers ou a mortal areia movediça. O primeiro passo é saber onde a Fortaleza Negra estará no dia seguinte, para isso Colwyn vai procurar o Vidente, um velhinho cego, mas que consegue saber onde estará a nave graças aos seus poderes. Com a morte do Vidente a única opção é ir atrás de Lyssa, a Viúva Negra, antigo caso amoroso do velho Ynyr, mas que agora vive amaldiçoada na forma de um aracnídeo. Ela consegue prever onde a Fortaleza estará, mas para infelicidade do grupo é um lugar tão distante que eles jamais conseguirão chegar a tempo da nave se transferir novamente. A missão que parecia estar perdida encontra nos “cavalos de fogo”, capazes de viajar mil léguas num único dia, a única solução. A cena em que eles cavalgam em tais cavalos é memorável.

Apesar de ter alcançado um desempenho morno nas bilheterias americanas no seu lançamento em 1983, Krull foi precursor de uma rápida onda de filmes de fantasia (A Lenda em 1985 e Labirinto em 1986 são bons exemplos). O principal interesse aqui está no mundo de fantasia criado, uma mistura de Mad Max 2 e Excalibur com magos, duendes, fadas, gnomos, feiticeiros e muitas lutas de espada.

Sem dúvida o filme é a vitória do amor, da amizade e das boas virtudes sobre os perigos do mal a que somos submetidos, transformando-nos num exército de autômatos, vazios e sem alma.

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem – Globo
Herbert Richers
Príncipe Colwyn Ken Marshall Armando Braga
Princesa Lyssa
Lysette Anthony Edna Mayo
Ynyr
Freddie Jones Dário Lourenço
Viúva da Teia (velha) Francesca Annis Glória Ladany
Viúva da Teia (jovem) Francesca Annis Nádia Carvalho
Torquil
Alun Armstrong Lauro Fabiano
Ergo
David Battley Júlio César Barreiros
Rell
Bernard Bresslaw Antônio Patiño
Kegan
Liam Neeson Newton Apollo
Vidente John Welsh Magalhães Graça
Titch
Graham McGrath José Leonardo
A Besta Trevor Martin Orlando Drummond
Rhun
Robbie Coltrane André Luiz Chapéu
Turold Tony Church Ronaldo Magalhães
Eirig
Bernard Archard Mário Monjardim
Oswyn
Todd Carty Nizo Neto
Meredith Clare McIntyre Marlene Costa
Vella Belinda Mayne Myriam Thereza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *