Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Paulista.
Transmissão Original: de 10 de setembro de 1966 a 1967.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 2 (155 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

Os Personagens.


Laurel e Hardy ficaram mundialmente conhecidos como O Gordo e o Magro, uma dupla de comediantes que figurou no cinema e também na televisão a partir de 1918, quando a companhia produtora Sun-Lite Pictures produziu o filme mudo chamado The Lucky Dog, exibido apenas em 1921. Na produção os dois cômicos, um ator inglês, bem magrinho chamado Stan Laurel e o outro, ao contrário, um ator norte-americano gordo conhecido como Oliver Hardy, dão um show de gargalhadas e iniciam ali uma trajetória de sucesso.

hardylaurel2

Em 1926, voltaram a se encontrar na produção 45 Minutes from Hollywood, mas como da primeira vez, cada um representou seu papel dentro do filme, isoladamente. Alguns anos depois foram novamente chamado pelo diretor Fred Guiol e pelo supervisor Leo McCarey, para formarem uma dupla cômica no filme The Second Hundred Years. Assim nascia a famosa dupla de cômicos.

Em 1926, voltaram a se encontrar novamente numa produção de Hal Roach chamada “45 Minutes from Hollywood”, mas como da primeira vez, cada um representou seu papel dentro do filme, isoladamente. Alguns anos depois foram novamente chamado pelo diretor Fred Guiol e pelo supervisor Leo McCarey, para formarem uma dupla cômica no filme “The Second Hundred Years”. Assim nascia a famosa dupla de cômicos, Laurel & Hardy, que no Brasil ficou conhecido como O Gordo e o Magro

A partir de então, a dupla de cômicos passou a atuar nas produções de Hal Roach. Nessa mesma época o cinema via nascer o som nas películas e muitos delas passaram a ser sonoras, o que provocou o desaparecimento de muitos atores do cinema mudo, por não se adaptarem a essa nova tecnologia.

O Desenho.


Depois do sucesso da dupla de comediantes já consolidado, em 1966, o estúdio Hanna-Barbera e Larry Harmon  – conhecido por tornar mundialmente famosa a marca Bozo – que naquele momento tinha a patente do nome o Gordo e o Magro, fecharam uma parceria para criar a versão em desenho animado dos curtas de grande repercussão em décadas anteriores.

Como Stan Laurel e Oliver Hardy morreram na época desta série, Larry Harmon e Jim MacGeorge, respectivamente, deram suas vozes a Stan e Ollie.

Graças ao sucesso alcançado por essa série animada, de 1969 a 1974, a editora Thorpe & Porter publicou no Reino Unido histórias em quadrinhos baseadas nela, rendendo 136 edições. Em 1972, a DC Comics publicou apenas uma edição em quadrinhos tendo como base os traços e as histórias dos desenhos animados.

A História.


Oliver Hardy era um Gordo impaciente e pomposo que vivia ao lado de seu amigo Stan Laurel, um sujeito Magro, calmo e choramingão. Ambos, agiam como verdadeiras crianças grandes, ingênuos, imaturos, embora não se considerassem assim, principalmente o Gordo.

Oliver se achava muito esperto, como demonstravam os gestos floreados que fazia quando se preparava para desempenhar uma tarefa; entretanto, ao executá-la, positivava-se a sua estupidez.

Stan era maltratado por Oliver, mas nunca deixava de ajudá-lo quando ele pedia. E apesar da irritação contínua de Oliver com Stan, sempre que seu parceiro era ameaçado, Oliver vinha em seu auxílio. Apesar das aparências, havia uma amizade constante entre eles.

Os episódios giravam em torno das trapalhadas que nasciam sempre de um ato desmiolado praticado por um deles e, à medida que tentavam se desembaraçar do transtorno inicial, os dois iam se enredando cada vez mais na confusão.

 

No Brasil.


O desenho chegou ao Brasil no final dos anos 60 dentro do programa Zás-Trás na Tv Paulista.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin