Ação Aventura Desenhos

Super Robin Hood (Rocket Robin Hood – 1966)

Emissora: ?.
Emissora no Brasil: TV Bandeirantes, TV Tupi, TVS, Rede Globo, TV Record, TV Gazeta.
Transmissão Original: de 9 de outubro de 1966 a 1967.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 3 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Trillium Production, Grantray-Lawrence Animation.

textoepisodios videoelenco

O Desenho.


Robin Hood é um  herói mítico inglês, um fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood.

A  lenda de Robin Hood data de aproximadamente 700 anos e desde então muitas mudanças ocorreram como data ou local de seu nascimento, amigos, suas paixões, etc.. Somente a partir do século XIV suas aventuras começaram a ser narradas ou cantadas.

Se o herói existiu ou não é um enigma a ser resolvido. Uma das primeiras referências que se tem notícia é um poema épica chamado Piers Plowman, escrito por William Langland em 1377. Por volta de 1400 surgem outras histórias.

Seja como for ou tal como o conhecemos hoje, Robin Hood é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra, que gostava de vaguear pela floresta, gostava da liberdade, teria vivido no século XIII e foi imortalizado como o “príncipe dos ladrões” e até hoje a frase “roubar dos ricos e dar aos pobres” é cantada em verso e prosa.

Super Robin Hood do Espaço foi um desenho  animado realizado para a  televisão canadense, onde os personagens e os conflitos da clássica lenda de Robin Hood são transportados para um cenário futurista e espacial.

A animação foi a primeira produzida sobre o lendário herói inglês. Coube a produtora Krantz Films, adaptar o herói para as telinhas em 1966. O desenho foi animado e dublado pelo Trillium Productions, um estúdio de animação que fazia parte de um criativo grupo de empresas pertencentes à produtora canadense Al Guest.

Na segunda temporada do desenho, o designer Richard H. Thomas integrou o grupo de criação trazendo um visual mais  obscuro à produção sob o comando do diretor Ralph Bakshi.

O desenho totalizou 52 episódios produzidos com 22 minutos de duração cada.

 

A História.


O desenho narra a história de Robin, um ancestral do lendário Robin Hood dos tempos antigos, da velha Inglaterra, que  vivia suas aventuras no ano 3000.

O jovem Robin morava no asteróide chamado Sherwood e assumiu a antiga missão do antepassado de roubar dos ricos e distribuir entre os pobres, além de lutar constantemente para frustrar os planos do príncipe João, o Xerife de NOTT (National Outer-Space Terrestrial Territories) e de outros vilões. Para isso ele reuniu um bando de homens fanfarrões, alguns com os mesmos nomes dos membros do velho bando do primeiro Robin Hood, incluindo João Pequeno, Frei Tuck, Will Scarlet e outros personagens da clássica história original.

Robin era apaixonado pela jovem Marian, uma princesa constantemente assediada pelo Xerife de NOTT.

A tecnologia futurista era apresentada nos itens usados pelos personagens, como foguetes, armas laser, arcos com flechas eletrônicas, entre outros. O bando de Robin voava em naves espaciais com armamentos modernos.

No Brasil.


Super Robin Hood estreou no Brasil em 1969 pela TV Bandeirantes ficando no ar até 1973. No Rio de Janeiro o desenho foi apresentado pela TV Tupi ainda nos anos 1960 dentro do Clube do Capitão Aza. A dublagem foi realizada pela Rio Som.

O desenho também foi exibido pela TVS  com a dublagem original antes de chegar em agosto de 1972 na Rede Globo e em maio de 1979 na TV Record.

Nos anos 80 Robin Hood do Espaço recebeu uma redublagem realizada pela Herbert Richers para novas cópias com imagem melhor acabadas que estavam sendo distribuídas para a TV Record  que exibia o desenho diariamente às 16h e depois pela TV Gazeta, sua última emissora no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *