Ação Comédia Desenhos

A Corrida Espacial (Yogi’s Space Race – 1978)

É um desenho animado sobre uma corrida de naves espaciais reunindo consagrados personagens da Hanna-Barbera, como Zé Colméia e Dom Pixote.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Cartoon Network e Boomerang.
Transmissão Original: de 9 de Setembro de 1978 a 2 de Dezembro de 1978.
Duração: 13 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera.

episodios video elenco

O Desenho.


Depois do estrondoso sucesso que o filme Guerra nas Estrelas, de George Lucas, fez em 1977, o estúdio Hanna-Barbera lançou mais um daqueles desenhos que explorava o sucesso do momento, assim, usando os elementos que fizeram sucesso na obra de George Lucas, adicionados a ideia de outro grande sucesso do estúdio, A Corrida Maluca, nascia A Corrida Espacial (Yogi’s Space Race – 1978).

O desenho mesclava alguns personagens já conhecidos da Hanna-Barbera como: Zé Colméia, Tutubarão, Dom Pixote e Fantasmino, com novos nomes como: Capitão Guapo, Pato Quack e o famigerado Falsão, competindo em  uma espécie de enduro espacial “duríssimo”, cujos prêmios eram aparentemente fantásticos, mas sempre se revelavam uma “grande furada” no final. Na abertura típica de cada episódio havia uma locução de um narrador em grande estilo, mostrando o trajeto e os perigos que os competidores enfrentariam.

A série animada formava um bloco de desenhos de 90 minutos, exibidos aos sábados de manhã pelo canal dos Estados Unidos NBC. Os outros segmentos eram compostos dos seguintes desenhos animados: Os Trapalhões Espaciais, Arquivo Cãofidencial e Fantasmino, o Fantasma Galopante.

O desenho tinha um visual bem anos 70 com algumas paradas dos competidores nas psicodélicas “discotecas espaciais”, em que os personagens se viam às voltas com os mais estranhos seres espaciais em meio a uma música eletrônica.

A História.


Correndo para conquistar os prêmios invariavelmente engraçados, os competidores mais loucos do espaço colocavam suas naves para funcionar sempre em direção a algum planeta estranho. Na corrida ao planeta The Saturn 500, os vencedores Zé Colmeia e Arrepio ganharam férias para Marte, mas o planeta estava cheio de monstros; Já na competição ao The Neptune 9000,  Capitão Guapo e Branquinho conquistaram um carro-nave que podia ser embutido em um saco mas com o Capitão Guapo dentro dele; já no embate rumo à França, os ganhadores Dom Pixote e Pato Quack ganharam passagens para um voo de luxo, mas viajavam nas asas do Concorde. As demais corridas seguiam a mesma linha de premiações nada atrativas.

Zé Colméia corria ao lado do seu parceiro Arrepio, nada de Catatau aqui; Dom Quixote corria junto com o Pato Quack que na verdade era o único que se preocupava em operar a nave já que Dom Quixote ficava só na mordomia; a nave Garimpo era pilotada pelo caipira Kojeka que por sua vez tinha duas gatinhas como assessoras: a Rita e Suzana; o astro Tutubarão tinha Kojeka como parceiro, mas o charme da Corrida Espacial eram os vilões Poderoso Falsão e Trambique, como sempre um sujeito mal-encarado e um cachorro risonho e resmungão, bem ao estilo Dick Vigarista e Mutley.

O Poderoso Falsão e Trambique eram dois trapaceiros que tentava ganhar a corrida sempre por meio de golpes sujos. Durante a corrida eles se disfarçavam de Capitão Guapo e Branquinho, um gato angorá todo esnobe. A princípio pareciam uma dupla de “heróis” que ajudavam os competidores nos momentos difíceis, mas na verdade só atrapalhava. Agindo incorretamente, eles indicavam falsos atalhos ou realizavam acordos escusos com outros seres maus para que devorassem os heróis. Na época, o sorriso de “garoto-propaganda” de pasta de dentes do Capitão Guapo e o jargão “Cala a boca, Trambique!” do Poderoso Falsão se tornaram famosos.

No Brasil.


No Brasil, o desenho estreou pela Rede Globo em 1979 dentro do infantil Globo Cor Especial, sendo exibido posteriormente pelos programas infantis Balão Mágico, Xou da Xuxa e TV Colosso; a Globo exibiu o desenho pela última vez em 1996.

Foi reprisado pelos canais a cabo Cartoon Network e Boomerang, com sua dublagem original, feita pela Herbert Richers. Em 2003 o desenho começou a ser exibido pelo SBT agora com uma nova dublagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *