Faroeste Séries

Chaparral (The High Chaparral – 1967)

É um seriado dos anos 60 de faroeste que conta a história de Big John e sua família Cannon lutando para sobreviver após a Guerra da Secessão.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Excelsior, TV Record, TV Bandeirantes, Teleuno, TCM e NGT.
Transmissão Original: de 10 de setembro de 1967 a 12 de março de 1971.
Duração: 52 minutos.
Temporadas: 4 (98 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: NBC Productions e Xanadu Productions Inc..

episodiosvideo elencotrilha

A Série.


A série Chaparral foi criada em 1967 impulsionada pelo enorme  sucesso dos programas de faroeste na década de 60 como Bonanza e O Homem de Virgínia. Mesmo com a forte comparação que Chaparral sofreu com suas antecessoras, a série alcançou um grande sucesso em todo mundo. Talvez por ter sido criada pelo próprio David Dortort, que também desenvolveu Bonanza, então ele soube de forma brilhante inserir elementos suficientes para diferenciar ambos os programas e manter a qualidade nos dois.

Um dos destaques do seriado eram as belas paisagens, filmadas em locações externas no próprio Arizona, diferente de Bonanza que teve a maior parte de suas imagens gravadas em externas. Outra grande diferença entre as duas séries, é que enquanto Bonanza mostrava uma família em perfeita harmonia, Chaparral ousava ao trazer os Cannon em total descontrole, com figuras arrogantes, bêbadas e deprimidas.

O ator Mark Slade, intérprete de Billy Blue Cannon, deixou o elenco na terceira temporada. Segundo Dortort em entrevistas, a saída do ator foi determinada pela produção, que acreditava que Slade já tinha passado da idade para interpretar um jovem em conflito de gerações com o pai. Na história, Billy Blue deixa o rancho para estudar fora. Mas apesar da preocupação em justificar a saída de Blue, a informação não chegou a ser mencionada nos episódios. Em seu lugar, entrou o ator Rudy Ramos, que interpretou Wind, um mestiço de índio com ideias próprias sobre como deve se comportar ou se relacionar com as pessoas.

 

A História.


A série gira em torno do ex-oficial da Guerra da Secessão John Cannon, mais conhecido como “Big John”. Nos idos de 1870, logo após o conflito, o teimoso e determinado John resolve se instalar no Arizona e acaba virando proprietário do rancho Chaparral, localizado nas proximidades de Tucson, onde atualmente fica o deserto de Sonora. O lugar era conhecido por ser muito perigoso, com índios reclamando suas terras, além de bandidos e renegados do exército que circulavam por aqueles lados.

Patriarca da família Cannon, Big John tinha a ambição de estabelecer um monopólio na criação de gado naquele território, mas encontrou uma enorme resistência pois o local era infestado por índios. Com ele estavam seu irmão Buck, um beberrão bom de briga e viciado em pôquer; seu filho Billy, que não conseguia agradar ao pai; e sua esposa Annalee, que após um ataque de índios foi vítima de uma flecha Apache e acabou morrendo.

Mesmo com a dolorosa perda, Big John não desiste de continuar com sua família no rancho Chaparral. Após superar a dor de ficar viúvo, mesmo ainda estando apaixonado pela falecida esposa, Big John conhece Victória, filha do rico fazendeiro mexicano, Don Sebastian Montoya, herdeira de grandes rebanhos, e acaba se casando com ela. Na verdade o casamento faz parte de um acordo entre cavalheiros que acaba unindo as famílias Cannon e Montoya no esforço de conquistar aquele selvagem território. O irmão de  Victória, Manolito, que não se dá bem com o pai, resolve ajudar Big John a administrar o rancho e vai morar com o casal. Manolito é o responsável pela parte cômica da série, com aquele sotaque mexicano e jeitão engraçado.

A partir daí Big John e a família continua lutando contra as dificuldades, enfrentando os índios, bandoleiros e fazendeiros inescrupulosos e gananciosos, também com ajuda dos empregados Reno, Pedro e Joe além do capataz Sam. De vez em quando surgia uma mexicana chamada Perlita que era “noiva” de Manolito e também de muitos outros homens da região.

 

No Brasil.


No Brasil o seriado passou a ser transmitido em 1969 pela na TV Excelsior. No final da década de 1970,  foi exibida na Record na extinta Sessão Bang Bang que passava sempre às 20h. Voltou a programação da emissora na década de 1980. Também foi mostrada pela TV Bandeirantes, que exibiu a quarta temporada com uma dublagem realizada na Herbert Richers.

Na década de 1990 a série passou a ser mostrada pelo canal por assinatura Teleuno. Em 2007 retornou a nossa programação pelo canal por assinatura TCM, contendo uma redublagem realizada pela VTI, a mesma usada no canal NGT, onde também foi reprisada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *