Aventura Séries

Herói Por Acaso (My Secret Identidy – 1988)

Emissora: CTV.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 9 de outubro de 1988 a 25 de maio de 1991.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 3 (72 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Sunrise Films, Scholastic Productions e MCA TV.

textoepisodios videoelenco

A Série.


Produzido no Canadá, o programa Herói Por Acaso (My Secret Identity) estreou nos Estados Unidos no dia 9 de outubro de 1988 e teve 72 episódios de meia hora, durando três temporadas.

A série criada por Chuck Lorre, foi responsável pelo lançamento do ator Jerry O’Connell (do seriado Sliders e de filmes como Jerry Maguire e Joe e as Baratas) e obteve sucesso originalmente nos Canadá pela CTV, depois quando passou a ser exibida  nos Estados Unidos em syndication. Foi cancelada no dia 1 maio de 1991.

Graças às histórias que retratavam a realidade do público adolescente o programa teve uma aceitação muito boa na América do Norte, assim como em outras partes do mundo. A série ganhou o Internacional de 1989 Emmy Award para Outstanding Achievement em Programação para Crianças e Jovens.

 

A História.


Herói Por Acaso mostrava a história do estudante Andrew Clements (Jerry O’Connell), um jovem de 16 anos, tímido que levava uma vida pacata em Dakota do Norte, até que um dia foi exposto acidentalmente a um experimento feito pelo cientista Dr. Benjamin Marion Jeffcoate (Derek McGrath), um excêntrico vizinho que levava a vida enterrado em inventos bem curiosos.

A experiência radioativa do Dr. Jeffcoat acabou dando a Clements super-poderes como os heróis dos quadrinhos. A vida do jovem herói passou a ficar dividida entre ser um simples estudante da Escola Briarwood, convivendo com garotas, colegas e os problemas comuns a sua faixa etária e ser um super herói combatendo os criminosos e colocando os valentões da escola no seu devido lugar.

Além de força sobre-humana, Clements passou a ser invulnerável, a se locomover em alta velocidade e até voar. O único problema era que ele precisava utilizar uma espécie de spray para impulsioná-lo na direção correta.

A única pessoa que sabia dos poderes do garoto era o próprio Jeffcoat, que nunca perdia a chance de aconselhar Clements a usar seus poderes da maneira mais conveniente, ou seja, apenas para o bem e em beneficio da sociedade e não de si próprio. A mãe de Andrew, Stephanie Clements (Wanda Cannon), e a irmã Erin Clements (Marsha Moreau), não sabiam de seus poderes, o que na verdade era uma tortura para o rapaz que lutava a qualquer custo para manter o segredo.

No início da série, Andrew Clements adotou o nome Ultraman (nenhuma relação com o outro Ultraman) quando estava em ação. Depois de três anos de produção, os super poderes de Andrew foram deixados um pouco de lado, e substituídos pelos problemas típicos de um.

Durante o decorrer das temporadas, a maioria dos poderes de Andrew ia se alterando, a única que permaneceu em todos os episódios foi o poder de ser inacreditavelmente rápido. Porém, em diversas ocasiões Andrew se mostrava muito descuidado causando alguns acidentes, mas com o decorrer dos episódios ele passa a ter um comportamento mais maduro.

No final de cada episódio, Bridges apareceria como ele mesmo para fazer um breve comentário. Esses comentários às vezes incluíam um apelo aos espectadores para que compreendessem e protegessem o ambiente marinho, juntamente com as próprias experiências de Bridges.

 

No Brasil.


No dia 16 de março de 1990 o seriado Herói Por Acaso apareceu na televisão brasileira dentro da faixa intitulada Sessão Aventura, indo ao ar às sextas-feiras no horário das 17h25. No ano seguinte começou a ser apresentado aos domingos às 9h30, permanecendo nessa faixa até janeiro de 1991.

Após ficar o ano de 1992 fora da programação a Globo trouxe o seriado de volta em 1993, dessa vez exibido-o diariamente nas madrugadas do canal. Depois disso acabou desaparecendo da televisão brasileira.