Aventura Ficção Científica Séries

Terra de Gigantes (Land of the Giants – 1968)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Record, Rede Globo, TV Bandeirantes, Fox, FX,  TCM, UlbraTV e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 22 de setembro de 1968 a 22 de março de 1970.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 2 (51 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television e Irwin Allen Productions.

episodios videoelencotrilha

A Série.


Depois de produzir três séries de sucesso, Irwin Allen começou a trabalhar naquele que considerava seu projeto mais ousado, a série Terra de Gigantes. A inspiração de Allen pode ter vindo de outras séries e filmes como As Viagens de Gulliver (Gulliver´s Travels) e A Ilha dos Birutas (Gilligan´s Island – 1964-1967).

Com um orçamento monstruoso para a época: 250 mil dólares por episódio. Allen produziu diversos e enormes cenários, objetos imensos, nave espacial e uso de muitos outros artifícios para causar o efeito visual desejado. Alguns objetos deve ter custado uma fortuna, como por exemplo a criação de uma gigantesca mão que abraça alguns personagens quando capturados.

Além do custo, esta série também exigiu atores em perfeitas condições físicas, usando dubles somente para determinadas cenas consideradas muito arriscadas e perigosas. Muitas cenas exigiram dos atores grande esforço, além de enfrentarem um ou outro perigo relativamente pequenos e arranhões, pois tinham de subir usando ou descer utilizando enormes fios de telefones, transpor grandes objetos e coisas similares.

A série acabou se tornando outro grande sucesso de Allen, em parte graças a sua cenografia bem elaborada e o clima bizarro do seriado, mostrando um planeta de gigantes que era muito parecido com a Terra em alguns aspectos e diferente em outros.

Terra de Gigantes mostrou, em alguns de seus episódios, uma veia crítica que não se viu nas séries anteriores de Allen. Nos episódios “Os Guerrilheiros e “A Perseguição”, vemos uma clara alusão ao movimentos políticos armados que procuravam lutar contra regimes repressivos. Em “Lavagem Cerebral” são mostrados os métodos de tortura e o modus operandi de muitas ditaduras terceiro mundistas ou do antigo bloco comunista. Vendo esse episódio, fica claro que a censura brasileira “cochilou”, quando Terra de Gigantes chegou ao Brasil, no começo dos anos 70.

 

A História.


A história da série começa no dia 12 de junho de 1983, quando a nave espacial Spindrift fazia o voo normal entre Los Angeles e Londres, sendo atingida por uma misteriosa névoa e se metendo em uma tempestade magnética que a jogou em uma Terra alternativa povoada por gigantes, doze vezes maior que a Terra.

Os “pequeninos”, como os tripulantes do Spindrift são chamados pelos gigantes, passam a ser perseguidos por todos. Após caírem na Terra de Gigantes, Dan, o copiloto da nave, continua em sua função, ajudando o Capitão Steve Burton a organizar a defesa do grupo e tentar encontrar uma maneira de volta à Terra. Seu maior choque é com Alexander Fitzhugh, um covarde passageiro do Spindrift, que nunca está disposto a ajudar e que, na fatídica viagem, levava uma valise cheia de dinheiro de um golpe que havia executado.

Os pequeninos terrestres eram perseguidos também pela polícia política dos gigantes, o S.I.D, liderado pelo inspetor Kobick (Kevin Hagen). A presença do personagem era tão marcante que chegamos a estranhar o fato de o nome de Hagen não aparecer nos créditos iniciais da abertura do seriado. Kobick aparece apenas em oito episódios da série mas, graças ao talento de Hagen, e do bom nível dos roteiros, ele se tornou um dos vilões mais fortes da história da TV.

No planeta onde os gigantes viviam, havia um regime autoritário no poder, muito semelhante com diversas ditaduras que existiam em várias partes do mundo na década de 60. Embora, involuntariamente ou não, não ficasse muito claro qual era o direcionamento ideológico do regime dos gigantes, foi nesse seriado que as críticas ao autoritarismo ficaram mais evidentes na obra de Allen.

 

No Brasil.


O seriado chegou ao Brasil em março de 1969 pela TV Record onde permaneceu até 1971. Após o seu cancelamento do canal 7, transferiu-se já em 1972 para a Rede Globo, onde foi mostrado por cerca de um ano, no horário vespertino do canal. Só retornou à televisão brasileira em 1977, também pela Rede Globo, dessa vez exibido até novembro de 1979. De 1981 a 1984 foi a vez da TV Bandeirantes exibir Terra de Gigantes, agora em vários dias e horários.

Em 1990 a Rede Record reservou o seu horário da manhã para seriados clássicos, entre os quais estava Terra de Gigantes. Essa exibição, no entanto durou menos de um ano.

Também foi exibida no Brasil na TV por assinatura FOX, que trouxe o programa de volta em 1994, apresentando-o por dois anos. Anos mais tarde foi mostrada nos canais por assinatura FX e  TCM, além dos canais UHF UlbraTV, Rede Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *