Aventura Drama Faroeste Séries

Fúria (Fury – 1955)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Record e TV Excelsior.
Transmissão Original: de 15 de outubro de 1955 a 19 de março de 1960.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 5 (116 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: Incorporated Television Company e Television Programs of America.

episodios videoelenco

A Série.


Antes mesmo de filmes como Corcel Negro emplacar seu sucesso por todo mundo, uma série de TV mostrava a amizade de um garoto com um cavalo, e encantava as crianças na década de 1950. A série Fúria, que estreou nos Estados Unidos em 1955, alcançou um grande sucesso ficando cinco temporadas no ar e rendendo 116 episódios, embora exista informações de que 150 episódios foram gravados.

A partir de 1959 ele foi apresentado pela syndicated com o título de “Brave Stallion”. A partir de 1960 até 1966 a série foi reprisada novamente pela NBC.

Fury nasceu no dia 4 de março de 1943 e vivia nos estábulos em Van Nuys, Califórnia. Aos 18 meses foi descoberto pelo famoso treinador de animais para filmes, Ralph McCutcheon, que assim que viu o animal, sentiu seu potencial, comprou-o e o levou para Sand Canyon numa área em Santa Clarita, conhecida como Newhall-Saugus. Fury foi provavelmente o cavalo mais famoso de Hollywood e recebia um salário de $500,000.00, perdendo apenas para Lassie.

Muitas publicações em livros surgiram após o sucesso da série, como os livros publicados por Albert G. Miller de 1963 & 1980 chamados de “Fury Stallion of Broken Wheel Ranch”, “Fury and the Mustangs” (1981) e ainda o original de “Fury “Brave Stallion” Movie & Fury TV Shows”.

No elenco da série o destaque ficava por conta de Peter Graves, astro do seriado Missão Impossível.

 

A História.


A história da série Fúria girava em torno do menino de 12 anos Joey (Bobby Diamond), um órfão que tinha como grande amigo um rancheiro chamado Jim Newton e seu garanhão preto chamado Fúria.

Tudo começou depois que o garoto foi levado ao tribunal de justiça por ter quebrado uma janela durante uma briga de rua, Newton que havia presenciado todo o incidente sente-se na obrigação de defender Joey e a provar para o juiz a inocência do menino. Com isso Jim Newton, que a pouco tempo perdera sua esposa e filho mortos num acidente de carro causado por bêbado, acaba ficando com a tutela do garoto e o leva para o seu rancho.

Jim Newton tinha capturado um garanhão selvagem após três anos tentando, e Pete, seu contramestre, um certo dia comentou que o cavalo estava cheio de “energia e fúria”, surgindo assim o nome do personagem. Assim que chegou ao rancho Joey acabou conhecendo o cavalo Fúria e terminou se afeiçoando ao animal, logo Joey era o único que conseguia montá-lo. Mais tarde outros montariam em Fury, mas com permissão do menino.

Durante a série Joey, Jim, Pete  e Fúria viveram muitas aventuras que incluíam,  defesa civil, perigos da natureza (como no primeiro episódio onde eles têm que lutar contra a devastação de um furacão), perversos vilões e até aparições de OVNIS. Nestes o cavalo Fúria estava sempre pronto a auxiliar seus amigos, com suas habilidades bastante incomuns.

No Brasil.


No Brasil a série foi exibida na Record Canal 7, aos domingos de manhã. Depois passou para o Canal 9 Excelsior todas as tardes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *