Ação Aventura Nacional Séries

As Aventuras do Capitão Estrela (1959)

É um seriado clássico brasileiro que mostrava as aventuras do herói Capitão Estrela, usado para promover a empresa de brinquedos.

Emissora: TV Tupi.
Transmissão Original: de 30 de abril de 1959 a 10 de agosto de 1960.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 2 (175 episódios – RJ, 101 episódios – SP).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: TV Tupi.

elenco

A Série.


Em São Paulo as crianças assistiam as aventuras do Falcão Negro, enquanto os cariocas tinham na TV Tupi um super-herói com todo jeitão brasileiro, o Capitão Estrela.

Uma criação da emissora para aproveitar o patrocínio da empresa de brinquedos, o herói reinou absoluto no fim de tarde da TV Tupi, combatendo os vilões e propagando ainda mais o nome dos Brinquedos Estrela no Brasil. O programa também possuía o incentivo dos militares da época, que reconheciam nos super-heróis uma excelente propaganda do governo.

O Capitão Estrela era interpretado por Paulo Goulart, depois Tavinho Carvalho e por último um ator que acostumou-se a fazer papéis de vilões, Dary Reis, que no início de carreira ficou marcado por protagonizar os principais heróis da TV brasileira em programas como: Patrulheiros Toddy, Capitão Aventura e Zorro.

O programa também tinha sua versão paulista onde o herói era interpretado por Henrique Martins e Davi José fazia seu assistente Joel.

 

A História.


O Capitão Estrela era um mutante de grande força, agilidade e inteligência que havia lutado na Segunda Guerra e, portanto, era um herói nacional. Ao lado do herói estava seu parceiro Menino Brazil (com “Z” mesmo!), que ficou muito querido pelo povo pois ele nascera em família de trabalhadores imigrantes sergipanos, apesar de ser loiro e de olhos azuis. Não tinha poderes especiais nem nada, apenas sua Taurus niquelada e seu veículo elétrico.

De uniforme branco, com o logo dos Brinquedos Estrela estampado no peito, o Capitão Estrela estava sempre pronto para combater os malfeitores, entre os quais o seu maior arqui-inimigo o perverso Gargalhada Sinistra, interpretado por Turíbio Ruiz, nome constante na TV Tupi, trabalhando em infantis como O Pequeno Mundo de Dom Camilo (no papel de Bilo) e Os Três Mosqueteiros (Richelieu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *