Ação Aventura Séries Tokusatsu

Defensores da da Luz – Maskman (Hikari Sentai Maskman – 1987)

Emissora: TV Asahi.
Emissora no Brasil: TV Manchete e Rede TV!.
Transmissão Original: de 28 de fevereiro de 1987 a 20 de fevereiro de 1988.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (51 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company.

textoepisodiosvideo elenco

A Série.


Esquadrão da Luz – Maskman (Hikari Sentai Masukuman) foi a décima primeira série da linhagem Super Sentai da Toei Company. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 28 de fevereiro de 1987 e 20 de fevereiro de 1988 no horário das 18h, totalizando 51 episódios.

Maskman teve uma elaborada coreografia que explorava as técnicas de cada herói, a saber: karatê (Red Mask), kung fu (Black), tai chi chuan (Pink), kempô (Blue) e o ninjitsu (Yellow). Alguns nomes foram alterados na versão brasileira. Os principais foram: Takeru (que ficou Takeo), Haruka (Sayaka) e Momoko (Keiko).

De todos os atores centrais, Ryosuke Umezu era o único sem experiência com artes marciais e teve que passar por um treinamento básico antes das filmagens. A bela atriz Mina Assami interpretou dois papéis como as gêmeas Yan e Igan.

Maskman foi a primeira série Super Sentai a ter um robô composto de 5 partes e uma segunda bazuca. Além disso, também foi a primeira série a apresentar um sexto membro, o Mask X-1, apesar de aparecer apenas no episódio 39 (“A Aparição de Mask X-1”) e era o visual não-aprovado do Red Mask.

Na série, cada herói fazia um gesto motor para desperta o seu poder áurico. Estes gestos eram simbolizados pelos Kuji-in, que é um método de meditação oriental que tem por finalidade uma representação filosófica de despertar energias positivas e invocar habilidades e forças de seus praticantes como uma forma da energia ser canalizada. Cada personagem tinha uma simbologia com os seus gestos.

A História.


Na série cinco jovens são reunidos pelo pesquisador Sanjuro Sugata, um estudioso dos poderes da mente. Ele descobre a existência do Império Subterrâneo Tube, uma força maligna que quer dominar a Terra, o qual localiza-se nos subterrâneos do Japão. De início o Império Subterrâneo Tube era pacífico, porém quando Zeba sobe ao poder passa a querer dominar o mundo inteiro, querendo transformar a Terra em um planeta frio e sombrio.

Por isso Sugata recrutou os cinco jovens, cada um especializado em um estilo de artes marciais, que logo desenvolvem o poder psíquico conhecido como “Poder Aura” tornando-se os Defensores da Luz Maskman, a única defesa da Terra contra o ataque do povo do Império Subterrâneo Tube e seu terrível Imperador Zeba (Hideaki Kusaki).

O jovem Takeu transforma-se no Red Mask (Ryôsuke Umizu), Kenta é o Black Mask (Kôichi Kusakari), Akira é o Blue Mask (Kazumasa Hiroda), Sayara torna-se Yellow Mask (Yuki Nakata) e Keiko é a Pink Mask (Kanako Maeda). Antes de reunir os 5 Maskmans, Sugata treinou um jovem que se tornou por pouco tempo o Mask X-1.

Uma das comandantes inimigas é Igan, irmã gêmea da Princesa Yan (Mina Assami), que foi enviada para espionar o projeto Mask e acabou apaixonada por Takeo (o Red Mask). Os heróis lutam contra os mais variados monstros e guerreiros e ainda buscam salvar a Princesa Yan, presa em um esquife de gelo por sua traição. Do outro lado, Igan luta ferozmente para limpar a honra da família perante o Rei Zeba.

O grupo contava com uma bazuca chamada “Bomba Projétil”, que depois de destruída foi substituída pelo “Jato Canhão”. Além disso ao unir seus veículos eles formavam o robô Great Five que saia de uma Base Shutlle, Turbo Ranger. Eles também tinham o Land Galaxy, um caminhão.

No final da série, Zeba ergueu seu castelo rumo à superfície e espalhou partículas das trevas que tapa a luz do sol e finalmente mostrou sua real forma que era a do demônio Issaldogla. Só com ajuda de uma resignada Igan, que percebendo a futilidade de seus atos se converteu e se reuniu a sua irmã Ian, os heróis fizeram desaparecer as partículas das trevas.

 

No Brasil.


Importada pela Everest a série estreou no dia 22 de abril de 1991 na TV Manchete no horário das 11h, como segmento do infantil Cometa Alegria. Na época a emissora optou por não produzir uma versão em português do tema de abertura. Ficou até 1992 no canal até que saiu da programação só retornando em 1999, também pela Rede Manchete.

A última exibição de Maskman  por aqui foi pela Rede TV! antes de estrear sua programação oficial, mas a emissora não transmitiu toda a série apresentando até o episodio 36.

A dublagem brasileira foi realizada pela Álamo e  houve modificações nos nomes dos personagens: Takeru (Red Mask) teve seu nome trocado para Takeo, Haruka (Yellow Mask) virou Sayaka (mesmo nome da Change Mermaid em Changeman) e Momoko (Pink Mask) foi chamada de Keiko.

O seriado também foi lançado em fitas VHS pela Videolar e em quadrinhos pela Editora Abril.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *