Ação Artes Marciais Drama Séries

O Mestre (The Master – 1984)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 20 de janeiro de 1984 a 31 de agosto de 1984.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Michael Sloan Productions e Viacom Productions.

episodiosvideo elenco

A Série.


A década de 1980 trouxe uma enxurrada de seriados de ação americanos para a Rede Globo, muitos dos quais fizeram história por aqui. Algumas séries até hoje são lembradas, mesmo sem ter conseguido em seu país de origem o resultado esperado, é o caso de O Mestre.

Criada por Michael Sloa a série O Mestre foi exibida pela NBC em 1984. Apesar de ter sido um programa de curta duração produzido pela Viacom Productions, ficou marcado pelos excelentes roteiros e pela atuação marcante do ator Lee Van Cleef que teve um desempenho acima da média, durante os 13 episódios que compõem o seriado.

Van Cleef serviu na Marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial antes de se tornar ator. Ganhou notoriedade no cinema pelos papéis de vilão em filmes de faroeste. Começou como um dos pistoleiros perseguidos por Gary Cooper em Matar ou Morrer de 1952.

O piloto da série, intitulado Max, exibido originalmente em 20 de janeiro de 1984, foi dirigido por Robert Clouse (o mesmo que dirigiu Bruce Lee em Operação Dragão e O Jogo da Morte) e tem a participação da jovem Demi Moore no papel de Holly Trumbull.

A série também contou com a participação de diversas celebridades convidadas como: Claude Akins, Clu Gulager, Crystal Bernard, David McCallum George Lazenby, Stuart Whitman, George Maharis, Jack Kelly, Doug McClure e Mark Goddard, entre outros.

A História.


Em O Mestre Van Cleef interpreta o velho mestre ninja John Peter McAllister, um veterano americano que acabou fixando residência no Japão com o fim da II Guerra Mundial e após uma árdua jornada tornou-se mestre de kung fu. Quando o velho McAllister fica sabendo da existência de uma filha na América, residente na pequena cidade de Ellerston, ele viaja até os Estados Unidos afim de procurá-la, enfrentando toda a oposição dos colegas ninjas que consideram a viagem como indigna, incluindo o seu antigo aluno, Okasa (Sho Kosugi), que tenta assassiná-lo.

Após o duelo contra Okasa, Peter McAllister consegue escapar com um pequeno ferimento e vai morar em Ellerston. Na cidade, o velho ninja encontra Max Keller que o ajuda a se adaptar à cidade e a encontrar sua filha, em troca o jovem pede para aprender artes marciais. A principio o mestre não se mostra satisfeito com a ideia, pois considera o garoto emotivo demais, mas como era de se esperar Keller acaba se tornando seu pupilo, principalmente quando McAlliste descobre que Max vai precisar de conhecimento em artes marciais para sair de uma enrascada.

A dupla passa a ter muitas aventuras viajando pelo país em busca da filha da McAllister, que evidentemente nunca é encontrada, já que a série durou apenas uma temporada e teve um final repentino sem o final gravado. Eles chegam muitas vezes em locais onde os povos são oprimidos e,invariavelmente, McAllister utiliza suas habilidades ninja para ajudar a salvar o dia, ao mesmo tempo em que passa ensinamentos para Max.

Um inimigo sempre presente é Okasa, o ex-aluno de McAllister que o monitora continuamente para tentar matá-lo. No primeiro episódio, em um duelo entre ambos, McAllister vence mas se recusa a matar seu opositor, preferindo renunciar a seus ensinamentos de ninja.

No Brasil.


No Brasil a série fez um grande sucesso e foi transmitida pela Rede Globo entre 1986 e 1987.