Ação Aventura Séries

Trovão Azul (Blue Thunder – 1984)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Record.
Transmissão Original: de 6 de janeiro de 1984 a 16 de abril de 1984.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (11 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Rastar Productions  e Columbia Pictures Television.

episodios videoelenco

A Série.


A série Trovão Azul foi ao ar na rede ABC em 1984, baseada no filme de mesmo nome lançado um ano antes. e que tinha no elenco nomes como os de Roy Scheider.

Na televisão os personagens principais do filme foram totalmente modificados. O piloto Frank Murphy feito por Scheider, passou a se chamar tenente Frank Chaney e tinha como interprete o ator James Farentino. Ainda no elenco televisivo James Farentino, Dana Carvey e os ex-jogadores profissionais de futebol americano Bubba Smith e Dick Butkus.

A série utilizou um helicóptero Aérospatiale Gazelle remodelado, de fabricação anglo-francesa, e grande parte do material que foi veiculado no filme.

Apesar deste seriado possuir muita ação e cenas aéreas espetaculares, ela não conseguiu o mesmo sucesso do seu concorrente Águia de Fogo, que estreou praticamente no mesmo mês que Trovão Azul, nos Estados Unidos e que narrava também as aventuras com um helicóptero ultra moderno.

O helicóptero usado era um Aeropatiale SA-341G Gazelle, modificado com um canopy estilo Apache. Dois helicópteros foram comprados pela Columbia Pictures e voaram para o Cinema Air em Carlsbad (um era mantido no solo como reserva para as filmagens), onde foi pesadamente modificado para o filme pela Hughes. As alterações deixaram o helicóptero tão pesado que vários truques de câmera e miniaturas tiveram que ser usados para dar a ilusão de que a nave era ágil no filme. Os dois Gazelles SA-341G eram o S/N 1066 e S/N 1075 e foram fabricados em 1973.

A História.


Frank Chaney liderava um grupo especial da polícia de Los Angeles que fazia uso do helicóptero de ataque Trovão Azul, uma máquina super avançada para combater o crime e conspirações contra o governo. O Trovão Azul era equipado com câmeras, equipamento de escuta, computadores, modo de voo camuflado, alta velocidade, poderosos microfones e câmeras com zoom para espionar os inimigos, scanners infravermelho e aparelhos de comunicação avançados. Além disso, possui um arsenal que incluía um canhão Gatling de seis canos no nariz comandado por um sistema de mira e controle de fogo Harrison montado no capacete do piloto.

Além do Tenente Frank Chaney, o grupo contava com um policial novato chamado Clinton “Jafo” Wonderlove, o capitão Ed Braddock e a dupla Richard “Ski” Butowski e Lyman “Bubba” Kelsey que faziam parte da unidade chamada Rolling Thunder, que possuía uma van off-road com camuflagem do deserto para dar o apoio terrestre necessário às operações do helicóptero. personagem Richard Lymangood morre no filme, mas na versão televisiva ele reaparece com o nome de Clinton Wonderlove (Davan Cavey, o gênio da eletrônica. Os outros personagens da série eram o Capitão Ed Braddock e a equipe terrestre de apoio formado por Richard “Ski” Butowski e Lyman “Bubba” Kelsey, que monitoravam o Trovão Azul, dirigindo uma van.

 

No Brasil.


Em 1985 estreou na programação da Sessão Aventura pela Rede Globo. Apesar dos poucos episódios que acarretou em muitas reprises e da sombra do seriado Águia de Fogo a série alcançou uma excelente repercussão em sua passagem por aqui, virando inclusive linha de brinquedos da Glasslite.

De 1986 a 1987 foi transmitido nas tardes da TV Record.