Emissora: TV Fuji.

Emissora no Brasil:  Tv Tupi,  Rede Record e Tv Bandeirantes.
Ano de Produção:
1966  (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 
P-Productions e Tôkyu Agency.

FotoLista de EpisódiosVídeo de Abertura

 

 

 

 

A Série.

 

Vingadores do Espaço é mais uma série tokusatsu japonesa conhecida em seu país de origem como Maguma Taishi.  A série alcançou um sucesso maior no Japão, graças a fabulosa campanha de marketing realizada pelo gênio do mangá Osamu Tezuka e por ter sido a primeira série de TV em cores exibida na TV japonesa.

Baseada numa história de Tezuka e publicada como suplemento da revista Shonen Gahosha Magazine com o nome de "Ambassador Magma". O cartunista Tomio Sagisu, fundador da P-Productions entrou em contato com Tezuka e sua firma Mushi Productions para trasladar o personagem numa série de ação. Tezuka, que já havia planejado uma versão em desenhos animados, aceitou prontamente. O argumento televisivo tampouco era fiel ao original, convertendo-se nada mais do que uma continuação dos mangás.

O seriado foi apresentado originalmente pela rede de televisão japonesa Fuji Television entre 4 de julho de 1966 a 25 de setembro de 1967, num total de 52 episódios. Tomando como base as publicações do manga criado por Osamu Tezuka, Vingadores do Espaço tinha intenção de trazer uma história para a televisão que conseguisse concorrer diretamente com a série Ultraman produzida no mesmo ano por Eiiji Tsuburaya.

 

 

 

A História.

 

Na série televisiva a Terra está em perigo pois o cruel alienígena Rodak quer dominar o planeta usando vários demônios e monstros para atacar o Japão. Como conquistador de vários outros sistemas, o morcego espacial Rodak ambiciona acrescentar o nosso planeta à sua "coleção" e para isso ele envia vários monstros na tentativa de tomar o controle da Terra. Preocupado com o nosso planeta o velho sábio Matuzen do planeta ZFS, que residente no coração do vulcão no Monte Olimpo, envia a Terra duas de suas principais criações: os robôs Goldar e sua esposa Silvar.

Goldar é um robô dourado (daí o seu nome), com uma altura de 14 pés e pesando 20 toneladas, já sua esposa Silvar, mesmo sendo uma robô prateada e com um tamanho humano, também tem as mesmas capacidades de combate do esposo. Todos têm antenas grandes que emitem raios Gama e transformam-se em foguetes e por uma abertura no tórax podem lançar mísseis.

Aqui na Terra Goldar conhece o garoto Miko,  filho do famoso jornalista Tom Mura, este é ameaçado pelo tirano do espaço e toda sua família se vê envolvida de uma hora para outra numa verdadeira guerra. Quando Miko foi levado ao Monte Olimpo, Goldar e sua esposa ficaram encantados com a figura de uma criança e pediram a Matuzen para criar um filho para eles, surgia o garoto Gam, um menino foguete. Para proteger Miko e sua família, Matuzen entrega ao garoto um apito com o qual ele pode chamar Goldar e os outros de onde estiver, de posse do apito ele chamava os vingadores quando estava em perigo. Quando Miko assoprava o apito (em forma de foguete) uma vez,  chamava Gam; Silvar era chamada com dois sopros e Goldar com três sopros.

Fica bem evidentemente, o orçamento fraco mas as aventuras diferentes e empolgantes são surpreendentemente agradáveis e ousam, especialmente nos primeiros episódios, cujo tema central é da amizade e a vivência entre os robôs.

O ator Tohru Ohira que praticamente criou a figura do dublador no Japão, além de dublar o vilão Rodak, também vestiu a roupa do personagem.

 

 

No Brasil.

 

No Brasil a estreia de Os Vingadores do Espaço se deu na extinta Rede Tupi  em 1973 e ficou por um ano na emissora, sendo reapresentada na Rede Record no final dos anos setenta até sua última reprise na metade dos anos oitenta quando passava nas nas tardes da TV Bandeirantes, já com uma nova dublagem.

Em 1993 o herói e sua família ganharam uma série em animação chamada Maguma Taishi (Embaixador Magma em português), mas que durou apenas 13 episódios.

 

Elenco


 
   
Tetsuya Uozumi .... Goldar
Shigeko Mise .... Silvar
Hideki Ninomiya .... Gam
Toshio Egi .... Miko
Masami Okada .... Tom Mura
Tohru Ohira .... Rodak
 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus