Emissora: Tv Bandeirantes.
Ano de P
rodução: de 1985 a 1992.
Cores.
Companhias Produtoras: Tv Bandeirantes.

Escute o Tema de Abertura em PortuguêsTrilha Sonora

 

 

 

Criado em 1958 pela italiana Maria Perego, o ratinho Topo Gigio alcançou um grande sucesso em todo o mundo. Com apenas 20 centímetros de altura, o personagem italiano rendeu dinheiro a Perego como bicho grande, e seu sucesso, inevitavelmente, veio parar no Brasil.

Após alcançar grande audiência nas décadas de 1960 e 1970 pela Rede Globo, em seu programa com Agildo Ribeiro, o ratinho Topo Gigio retornou a televisão brasileira pela Tv Bandeirantes para fazer a alegria da criançada dos anos 80. Reestreando em 1983 no programa Boa Noite, Amiguinhos, o personagem não teve o mesmo sucesso que sua versão anterior.

Apenas em 1987, Topo Gigio ganhou seu próprio programa pela Tv Bandeirantes. Coube ao ator Ricardo Petraglia contracenar com o boneco, interpretando o Dick Petra.  No programa os diálogos eram voltados para ensinamentos de cidadania, higiene, ecologia, entre outros temas valiosos à formação das crianças. Sempre passados com bom humor, as lições em forma de piadinhas, tinham o riso da platéia de fundo. Parte do programa também era destinado aos números musicais do ratinho interpretando as canções dos discos lançados na época.

Não se podia fotografar os manipuladores do Topo Gigio, para que seu segredo fosse mantido. À frente de um pano preto, os manipuladores davam os movimentos ao ratinho e atrás dele, havia um mecanismo delicado, que eles manejavam de forma a dar movimento aos bracinhos, olhos e boca. Ele era todo em espuma, mais fina nas orelhas e mais compacta no corpo.

Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, no programa Zorra Total, mas os altos custos de direitos de imagem cobrados pela empresa italiana impediram o projeto.

 

 

Elenco


 

Apresentador:

Ricardo Petraglia .... Dick Petra

 

Manipulador de Boneco:

Laerte Julio .... Topo Gigio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus