Emissora: Syndicated.

Emissora no Brasil: Rede Globo e SBT.
Ano de Produção: (1983) de 1985 a 1987 (130 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 
Pacific Animation Corporation, Rankin/Bass Productions e Telepictures Corporation.

Letra do Tema de AberturaLista de EpisódiosVídeo da aberturaElenco

 

 

 

O Desenho.

 

Desenho animado de grande sucesso, Thundercats foi criado pelo inglês Ted Wolf em 1983 e passou 2 anos sendo produzido, só estreando em 23 de janeiro de 1985. Por não ter nenhum grande canal de tv por trás, o desenho começou a ser exibido nos canais locais dos EUA, e em pouco tempo se tornou líder de audiência.

Um dos destaques era a animação ágil e os roteiros caprichados, que agradavam também o público jovem, adulto e fãs de HQs. A trilha sonora de Bernard Hoffer também é outro ponto que merece comentário, não só pela trilha de abertura como pela música incidental, simplesmente marcante.

Apesar de ser uma realização norte-americana da Rankin/Bass, a Telepictures Corporation e a Lorimar, praticamente toda a produção ficou para ser executadas pela empresa japonesa Pacific Animation Corporation, por aproximadamente dois anos, tendo a frente uma grande equipe de desenhistas nipônicos.

 

 

A História.

 

Fugindo da destruição de Thundera, seu planeta natal, um grupo de felinos humanóides chega no terceiro planeta de um sistema solar. Entre os felinos estão: Lion, líder dos Thundercats apesar de parecer um tanto quanto inexperiente para isso; Panthro, excelente mecânico e mestre em artes marciais que usa seu nunchaku no combate aos vilões, e tem como única fraqueza  o medo do morcego energia, uma criatura existente no terceiro mundo; Tygra, o calmo cientista e arquiteto do grupo que possui um chicote-boliadeira  com o poder de torná-lo invisível, tendo como única limitação o fato de não saber nadar; Cheetara, capaz de desenvolver uma velocidade fora do normal enquanto corre e usa seu bastão acrobático para se defender, além disso a guerreira possui o Sexto Sentido, um poder psíquico capaz de prever acontecimentos, ter visões explicativas e uma ligação mental com outras energias psíquicas; Wilykit e Wilykat são as crianças do grupo, dois irmãos que possuem bombas de gás para qualquer eventualidade e pranchas voadoras como transporte; por último, mas não menos importante, o pequeno Snarf, protetor de Lion e responsável pelo lado mais cômico da série.

 

 

O líder Lion é portador de duas armas poderosíssimas. Uma, recebida pelo mestre Jaga, é o "Escudo Garra", uma luva metálica em forma da uma pata de Leão que é capaz de refletir e deter raios de energia e também possui a capacidade de lançar cordas escondidas em compartimentos especiais; e a mais importante a Espada Justiceira, onde está o olho de Thundera, a fonte de força de todos os gatos do trovão. Com a Espada Justiceira, Lion pode invocar todos os seus amigos com o sinal dos Thundercats, e também ter um aviso do perigo através da "Visão Além do Alcance".

Além dos poderes e armamentos, os felinos ainda possuem os conselhos sempre valorosos  de Jaga, o mentor e guerreiro mestre de todos os Thundercats. Ainda em Thundera, Jaga era o líder e fundador da linhagem e da filosofia dos Thundercats que seriam guerreiros com super habilidades que iriam defender a paz e a justiça e manter vivo o sagrado código de Thundera: Justiça, Verdade, Honra e Lealdade.

Jaga foi um dos maiores membros do conselho Thunderiano e foi também um grande, fiel e verdadeiro amigo do rei Claudius pai de Lion. Jaga sempre cuidou e amou Lion como se fosse um filho e no momento da fuga de Thundera ele chefiou e protegeu os Thundercats em todos os momentos. Um fator importantíssimo é que Jaga é o verdadeiro senhor da Espada Justiceira onde se encontra o Olho de Thundera a maior fonte de poder dos Thundercats.

 

 

Os Vilões.

 

Mas os ThunderCats não estão sozinhos no terceiro mundo. Lá também está Mumm-Ra, um ser semelhante a uma múmia que vive numa pirâmide mística, mais especificamente dentro de um sarcófago. Volta e meia ele evoca espíritos do mal para transformá-lo numa entidade mais poderosa capaz de enfrentar os ThunderCats, mas assim que vê seu reflexo em algum lugar, volta ao antigo estado decadente.

Dentro da fortaleza do vilão existe a sala central onde se encontram o caldeirão mágico, as quatro estátuas gigantes dos Antigos Espíritos do Mal e o sarcófago, local onde Mumm-Ra dorme e mantém suas energias sempre renovadas. No caldeirão, Mumm-Ra pode ver e projetar imagens de tudo o que desejar e é através dele que ele pode também manter contato com Nêmesis, a força das trevas.

Quando está dentro de sua pirâmide, mantém uma forma envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Porém ao invocar as forças dos espíritos do mal, a múmia envelhecida ganha músculos, altura e as faixas que recobrem seu corpo se partem, fazendo surgir um ser forte e de poderes quase ilimitados, com a aparência de um faraó semi-mumificado.

 

 

Junto com Mumm-Ra age um grupo de mutantes vindos também de outro planeta, o Plun-Darr: O líder dos mutantes é o Escamoso, da linhagem réptil de Plun-Dar, foi quem comandou o comboio de naves mutantes que atacou as naves dos ThunderCats no momento da explosão de Thundera. Sua principal característica é a maneira de falar deixando soar mais forte a letra "s"; Abutre é o cientista e engenheiro da equipe mutante; Simiano é um dos generais mutantes, sendo um macaco ele tem uma força física acentuada mas em compensação seu intelecto é bem limitado; o Lobo na linhagem Plundariana, Chacal é o mais fraco, no físico, entre seus companheiros, mas é muito traiçoeiro; e Ratáro é um dos mais terríveis mutantes, chegando ao terceiro mundo meses depois dos ThunderCats e dos mutantes, trazendo consigo duas pequenas mas poderosas espadas onde estavam encravados os olhos do Rato, dois centros energéticos que rivalizavam com o Olho de Thundera.

Com menos destaque que esses, os ThunderCats ainda tinham que enfrentar: Ratáro, um mutante que possuí o Olho de Rato, duas adagas que juntas e à frente de seus olhos se tornam uma arma de grande poder; Grune, um Ex thundercat melhor amigo de Jaga que ficou com inveja do mentor quando ele se tornou líder dos felinos; e os Lunatack´s, que são inimigos interessados no 3º mundo para povoarem.

 

 

Equipamentos.

 

Os ThunderCats tiveram que se adaptar ao seu novo habitat e para isso construíram a "Toca dos Gatos", uma fortaleza monumental, projetada por Tygra, capaz de abrigá-los e protegê-los de ataques inimigos, graças aos avançados equipamentos de rastreamento e artilharia.

A toca contava com uma central de comando, dotados de avançados sistemas operacionais de computação e redes energéticas, contendo uma imensa tela com a qual podia ver toda a parte externa e assim iniciar sua proteção ou ataque a um inimigo qualquer. A fortaleza possuía uma cabeça com o formato da cabeça de um felino em sua parte mais alta que podia se mover para vários lados e dos seus olhos soltavam possantes raios capazes de destruir quase tudo que encontrava pela frente, salvo raras exceções evidentemente.

O que merece destaque no arsenal dos felinos é o famoso Thundertank. Construído por Panthro, o veículo é capaz de enfrentar quase qualquer tipo de terreno, possui diversas armas e nele é possível transportar todos os ThunderCats. Geralmente é visto sendo pilotado pelo próprio Panthro. O veículo também era utilizado como um trator escavador de tandrilho, um mineral que produzia toda a energia vital da Toca dos Gatos, como era chamada a grande fortaleza e morada dos Thundercats.

 

A tração Thundertank  era proporcionada e mantida através de esteiras na parte traseira como as de um trator ou tanque de guerra e também contava com imensas garras anteriores semelhantes a uma pata, que permitia entre outras coisas, escalar montanhas bastante íngremes ou acidentadas. Possuía uma velocidade surpreendente, em qualquer terreno.

 

 

Novos Personagens.

 

Com o decorrer dos episódios dos Thundercats uma parte do enredo original foi sendo modificado naturalmente com a introdução de novos personagens. Num determinado momento de suas aventuras, o líder dos Mutantes, Escamoso vai para o planeta dos Snarfs e acaba seqüestrando Snarfindo, um sobrinho de Snarf.

Alguns outros Thundercats apareceram ao longo da série como: Linx, o mais velho de todos os Thundercats, que por ter ficado cego, teve a audição e o tato super desenvolvidos. Sua arma é um pequeno escudo refletor que fica acoplado ao seu bracelete. Este super escudo é capaz de refletir qualquer energia ou onda sonora; o jovem ferreiro, Bengali, que tem como arma principal um inquebrável martelo Thunderiano capaz de lançar raios de energia e também invocar poderes desconhecidos até mesmo pelo próprio Bengali; e Pumyra que possui muita agilidade e podemos destacar sua capacidade de salto que é uma das mais altas entre todos os ThunderCats.

 

 

Surgem também novos vilões. Mumm-Ra que havia morrido em um dos episódios volta dos mortos e agora não teme mais seu reflexo. Além disso, ele ganha um cãozinho chamado mamute e descobre criaturas poderosíssimas que viviam na lua de Thundera, chamadas Lunatacs, e as recruta. Os Lunatacs são mais demoníacos que os Mutantes.

Entre os integrantes dos Lunatacs tínhamos: Luna, a líder dos Lunatacs, uma feiticeira anã que vive sendo transportada por Amock, seu servo; Amock, guarda-costas de Luna que adora doces; Tugmug, extremamente poderoso na gravidade menor do terceiro mundo, podendo usar suas três pernas para pular grandes distâncias e sua força impressionante força; Chilla, lunatak da Lua de Gelo de Plun-Darr tem controle sobre o frio e o calor, soprando para congelar o ar em torno de um alvo em segundos; Redeye, da Lua Escura de Plun-Darr, ele teve sua capacidade de visão aumentada no terceiro mundo, permitindo-lhe ver as coisas em infra-vermelhos e até mesmo para detectar Tygra, quando este ficava invisível; Alluro, mestre na arte de mentir e guerra psicológica, ele não era um bom lutador, mas usava seu poder mental para imobilizar os inimigos.

 

 

No Brasil.

 

A série dos Thundercats começou a ser exibida no Brasil pela rede globo em 1986, que mostrou somente os primeiros 100 episódios dos 130 produzidos. Inicialmente o seriado era apresentado apenas aos domingos num horário entre 10 e 11 horas da manhã.

Assim que começou a ser apresentada, a saga dos guerreiros felinos alcançou um gigantesco sucesso fazendo com que a rede globo exibisse dois episódios por semana ao invés de um. Pouco depois o desenho passou a ser diário sendo exibido na Sessão Aventura e depois no programa Xou da Xuxa.  Foi quando ganhou inclusive uma canção gravada pelo grupo infantil Trem da Alegria.

Foram lançados pela Glasllite bonequinhos, o Thundertank, a espada Justiceira e um montão de outros itens ligados ao desenho.

Em 1995, o desenho voltou a ser exibido pela Globo no programa Tv Colosso. Nesse período também havia começado a ser exibido pela Warner Channel e pelo Cartoon Network. Em 2 de julho de 2001 ThunderCats passou a fazer parte das atrações  do programa Bom Dia e Cia, na época apresentado por Jackeline Petkovic, desta vez, exibindo também o restante da série.

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus