Emissora: CBS e NBC.

Emissora: Rede Globo, Gazeta e SBT.
Ano de Produção: De 1973 a 1977 (16 episódios), 1977 (15 episódios), 1978 (16 episódios), 1979 (86 episódios), 1984 (16 episódios) e 1986 (10 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DC Comics e Hanna-Barbera Productions.

 

 

 

O Desenho.

 

A Dc Comics já tinha alcançado uma boa repercussão com as séries animadas do Super-Homem, Aquaman e Batman, quando a Hanna-Barbera decidiu reunir os maiores heróis da editora para protagonizarem uma série de desenhos animados onde eles agissem juntos, surgia o desenho Os Super Amigos.

A série, com uma hora de duração, teve o design dos personagens adaptados por Alex Toth, o criador do Space Ghost, que também era o supervisor de animação. O roteirista da DC Carmine Infantino participou da série como consultor.

 

A História.

 

Nos desenhos do Super Amigos as histórias seguiam sempre a mesma linha. Através de um monitor gigante instalado na Sala de Justiça os heróis de plantão, que obviamente nem sempre eram os todos do elenco, recebiam um comunicado de perigo de alguma parte do planeta, e seguiam para combater o mal.

A Sala de Justiça possuía uma garagem em seu subsolo onde estavam o Batmóvel e o Jato Invisível da Mulher Maravilha, veículos muito usados na série.

As histórias eram narrados num ritmo muito ágil, para acompanhar a edição também veloz dos episódios. Já as cenas mostravam-se intercaladas por uma imagem e um efeito sonoro que indicavam passagem de tempo.

 

 

 

"Super Amigos (SuperFriends)".

Texto de AberturaVídeo da abertura em portuguêsElenco
 

A primeira versão do desenho Super Amigos estreou no dia 8 de setembro de 1973, exibido pela emissora americana ABC, e ficou no ar  até 1975 nos Estados Unidos, mas teve seus episódios reprisados em 1976.

No desenho, Super-Homem liderava o grupo formado pelos principais heróis da DC Comics, incluindo a Mulher Maravilha, Batman, Robin e Aquaman. Juntos eles combatiam os vilões quase sempre nem tão poderosos assim. Da Sala de Justiça, os heróis recebiam pedidos de socorro das mais variadas partes do mundo.

Nessa primeira versão do desenho, o grupo contava com uma ajudinha de alguns aspirantes a heróis como os jovens Marvin, Wendy e o Cão Maravilha. Os três não tinham super-poderes, e viviam se metendo em encrencas, o que muitas vezes era a pauta do episódio para os heróis entrarem em ação.

 

 

 

"Super Amigos - (The All-New Super Friends Hour)".

 

Texto de AberturaVídeo da abertura em portuguêsElenco
 

O sucesso de audiência que as reprises de Super Amigos tiveram em 1976 foi tão grande que a licenciatura dos heróis foi renovada pela Hanna-Barbera. O estúdio produziu em 1977 uma nova temporada, agora com algumas reformulações.

O programa intitulado The All-New Super Friends Hour, não tinha mais Marvin, Wendy e o Cão Maravilha que saíram da série, dando lugar aos Super Gêmeos, dois irmãos alienígenas com pele azulada que ativavam seus super-poderes juntando as mãos e dizendo: "Super-gêmeos ativar!" . O irmão Zan tinha o poder de se transformar em qualquer coisa ligada à água e a irmã Jayna em qualquer animal. Eles cuidavam do bichinho de estimação, o macaquinho espacial chamado Gleek.

O grupo titular de heróis continuava sendo o mesmo: Super-Homem, Mulher Maravilha, Batman, Robin e Aquaman, mas em alguns episódios outros heróis da Dc Comics faziam participações especiais como Gavião Negro, Mulher Gavião, e mais três heróis criados para representar outras comunidades dos Estados Unidos: Vulcão Negro, um afro-americano com poderes elétricos; Samurai, um asiático que comandava tufões e Chefe Apache, um índio que podia aumentar o seu tamanho. 

 

 

 

 

"O Desafio dos Super Amigos (The Challenge of the Super Friends)".

 

Texto de AberturaVídeo da abertura em portuguêsElenco

 

 

No dia 8 de setembro de 1978, estreava na ABC a terceira versão do desenho Super Amigos. A mostra totalmente reformulada foi uma das mais conhecidas do seriado e durou 16 episódios.

O desenho agora com o título de O Desafio dos Super Amigos (The Challenge of the Super Friends), tinha um grupo maior de heróis lutando contra os piores vilões da Dc Comics que formavam o grupo da Legião do Mal. Chefiados por Lex Luthor, o grupo de mal-feitores era composto por Brainiac, Sinestro, Capitão Frio, Giganta, Solomon Grundy, Cheetah, Grodd, Espantalho, Homem-Brinquedo, Arraia-Negra e Bizarro. A Legião arquitetava planos maquiavelicos no intuito de dominar o mundo. Para isso se reuniam numa base de operações em formato de um capacete parecido com o do Darth Vader, que ficava escondida sob um pântano assombrado.

Para enfrentar um grupo tão grande de seres perversos os Super Amigos se reforçaram, e além dos heróis já existentes na temporada anterior a Sala de Justiça recebeu o ingresso de Lanterna-Verde, Relâmpago (Flash), Arqueiro Verde e Eldorado. Os Super-gêmeos e Gleek não faziam mais parte do grupo de heróis.

 

 

 

 

"Os Fabulosos Super Amigos (The World Greatest Super Friends)".

 

Texto de AberturaVídeo da abertura em portuguêsElenco
 

Agora com o título de The World Greatest Super Friends (ou SuperFriends IV), o grupo de mal-feitores da Legião do Mal sai do programa e o grupo de heróis da DC volta à sua composição original. Super-Homem, Mulher-Maravilha, Batman, Robin, Aquaman, os Super-Gêmeos e Gleek, voltam  a combater o mal sem muitos super vilões para atrapalhar.

Essa fase que estreou na emissora americana ABC no dia 22 de setembro de 1979 totalizou apenas 8 episódios, completando a programação da temporada com reprises de O Desafio dos Super Amigos.

 

 

 

 

"Super Amigos - (The Superfriends Hour Shorts)".

 

Texto de AberturaVídeo da abertura em portuguêsElenco
 

No dia 4 de outubro de 1980 foi a vez de estrear na American Broadcasting Company (ABC) a quinta versão do desenho.

A maior parte dos episódios giravam em torno de missões lideradas pela equipe original do desenho, incluindo os Super-Gêmeos, mas também tivemos a aparição de outros heróis como: El Dorado, Samurai, Chefe Apache, Vulcão Negro e Átomo, um herói pequeno mas bem poderoso.

Muitas histórias seguiram com os heróis tendo correr em socorro de jovens metidos em encrencas, sem precisar combater nenhum vilão poderoso, mas em alguns poucos episódios tivemos aparições de nomes como Brainiac, Hul, Mxyzptlk, Sinestro e Solomom Grundy. 

 Esse formato durou até 1984,  incluindo reprises dos episódios antigos, que eram chamadas simplesmente de Os Super Amigos.

 

 

 

"Super Amigos - (Super Friends: The Legendary Super Powers Show)".

 

Vídeo da abertura em inglêsElenco
 

A quinta temporada exibida em 1984, recebeu o nome de Super Friends: The Legendary Super Powers Show, título recebido para acompanhar a nova série de brinquedos da fabricante Kenner, linha intitulada "Super Powers". A mostra teve um total de 16 episódios.

Na formação dos heróis estão: Super-Homem, Batman, Robin, Mulher-Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde, Flash, Átomo, Homem-Águia (Gavião Negro), Chefe Apache, Vulcão Negro e El Dorado como integrantes já veteranos da série. É nessa temporada que aparecem pela primeira vez  os jovens  Cyborg (dos Novos Titãs) e Tempestade (Nuclear), um estudante de física que, unindo sua mente à de um professor, se transformava em um ser poderoso que voava, soltava raios e podia mudar a estrutura de qualquer coisa não-orgânica. Ele lutava ao lado dos Super Amigos contra os planos do vilão Darkseid.

 

 

 

 

"Super Amigos (Super Powers Team: Galactic Guardians)."

 

Vídeo da abertura em PortuguêsElenco
 

Em 1985 chegava a Tv a última temporada de desenhos do grupo de heróis. Lanterna Verde e Relâmpago, estavam no grupo fixo dos Super Amigos. Mais uma vez não havia os Super-gêmeos e os heróis teen eram representados pelos Titãs, em especial o herói Cyborgue.

O desenho acabou em 1986 e foi considerado um dos mais fiéis aos quadrinhos. A temporada possui apenas 10 episódios de meia-hora de duração.

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus