Emissora: ABC.

Emissora no Brasil: Tv Tupi, Rede Bandeirantes e Rede Globo.
Ano de Produção:
de 1974 a 1978 (108 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Universal TV e Silverton Productions Inc.

FotoTexto de AberturaTrilha SonoraLista de EpisódiosVídeo de AberturaElenco

 

 

 

A Série.

 

A série O Homem de Seis Milhões de Dólares foi inspirada no livro "Cyborg" de Martin Caidin. Inicialmente, a história foi roteirizada para um filme, produzido pela rede de TV ABC, nos Estados Unidos. O personagem principal era mais sério e vivia uma trama mais complicada, seguindo à risca o clima criado por Caidin em seu livro. Na série de TV que sucedeu o filme, o protagonista ganhou características mais cômicas, de um personagem de história em quadrinhos.

Muitas gafes aconteciam ao longo dos episódios. Steve usou seu braço esquerdo, que supostamente ainda era normal, para ações sobre-humanas. Ele chegou a levar uma pedrada na cabeça e sair ileso. E apesar ter um olho biônico, Steve teve que usar uma lupa para analisar uma pista em um de seus complicados casos.

O show também teve seu lado negro. Muitas crianças tentaram, na época, se machucar propositalmente, pois queriam ter partes biônicas como Steve. Um garoto de sete anos, na Filadélfia, fingiu ser cego para ganhar um olho biônico, além de tentar parar o carro da família, que estava em alta velocidade, colocando sua perna para fora, a fim de freá-lo. O incidente chamou a atenção da Universal e o próprio Lee Majors (Steve) escreveu ao garoto para explicar que tudo o que acontecia na série era ficção.

Nos anos 90, alguns diretores tentaram reavivar a série em novos projetos, mas que não deram em nada. Em 2003 também foi anunciado um projeto envolvendo Jim Carrey, mas só ficou nisso.

O ator Lee Majors interpretou anos mais tarde o dublê Colt Seavers na aclamada série Duro na Queda, papel que também teve grande repercussão.

 

 

A História.

 

Na série, o astronauta Steve Austin sofreu um acidente em um vôo experimental de uma nave da NASA. Para trazê-lo de volta a vida, o cientista Oscar Goldman financiou uma operação que substituiu partes de seu corpo por partes biônicas, gerando uma criatura meio-robô, meio-homem. Suas novas pernas lhe deram uma velocidade sobre-humana e uma capacidade de saltar mais alto que qualquer ser vivo. Podiam também levantar qualquer peso e quebrar os mais resistentes materiais como se fossem manteiga. Por fim, seus olhos biônicos eram equipados com raios infra-vermelhos e uma visão que atingia metros de distância. 

De volta à ativa, após ter recebido um treinamento para usar e controlar os membros biônicos, Steve devia transformar-se num agente da OSI (Office of Scientific Intelligence), o escritório da inteligência científica, que eram seus benfeitores. A OSI tinha fornecido o dinheiro para fazer Steve um homem biônico e gastou seis milhões de dólares no seu projeto, assim ele foi obrigado a pagá-los indo trabalhar para organização em missões perigosas e secretas.

 

 

No Brasil.

 

No Brasil a série estreou em 1976 pela Tv Tupi, que exibiu o seu piloto em março daquele ano. Em 1977 O Homem de Seis Milhões de Dólares passou a ser transmitido pela Tv Bandeirantes onde ficou até 1980, já com a série Mulher Biônica também na programação numa faixa intitulada "Os Biônicos em Ação".

Em 1981 o seriado passou para Tv Globo e após ser tirado do ar, ainda naquele ano, voltaria a programação global em 1984. A última vez em que esteve em Tv aberta foi pela Tv Bandeirantes entre os anos de 1990 e 1991 quando ficou no ar por 6 meses aproximadamente.

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus