Emissora: TV Asahi.

Emissora no Brasil: Rede Manchete e Rede Tv!.
Ano de Produção: de 1987 a 1988 (51 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 
Toei Company.

 
Letra do Tema de AberturaLista de EpisódiosVídeo da Abertura
 

 

A Série.

 

Esquadrão da Luz - Maskman (Hikari Sentai Masukuman) foi a décima primeira série da linhagem Super Sentai da Toei Company, sempre em associação por Hironobu Kagueyama, famoso no Japão por emprestar sua voz a canções de séries famosas como Changeman, Dragon Ball Z e outras.

Maskman teve uma elaborada coreografia que explorava as técnicas de cada herói, a saber: karatê (Red Mask), kung fu (Black), tai chi chuan (Pink), kempô (Blue) e o ninjitsu (Yellow). Alguns nomes foram alterados na versão brasileira. Os principais foram: Takeru (que ficou Takeo), Haruka (Sayaka) e Momoko (Keiko).

 

 

De todos os atores centrais, Ryosuke Umezu era o único sem experiência com artes marciais e teve que passar por um treinamento básico antes das filmagens. A bela atriz Mina Assami interpretou dois papéis como as gêmeas Yan e Igan.

 

A História.

 

Na série cinco jovens são reunidos pelo pesquisador Sanjuro Sugata (Hayato Tani), e desenvolvem o poder psíquico conhecido como "Poder Aura" tornando-se os Defensores da Luz Maskman, a única defesa da Terra contra o ataque do povo do Império Subterrâneo Tube e seu terrível Imperador Zeba (Hideaki Kusaki).

O jovem Takeu transforma-se no Red Mask (Ryôsuke Umizu), Kenta é o Black Mask (Kôichi Kusakari), Akira é o Blue Mask (Kazumasa Hiroda), Sayara torna-se Yellow Mask (Yuki Nakata) e Keiko é a Pink Mask (Kanako Maeda). Antes de reunir os 5 Maskman, Sugata treinou um jovem que se tornou por pouco tempo o Mask X-1. Pela primeira vez num sentai, um sexto personagem foi usado, apesar dele só estrelar um episódio.

 

 

Uma das comandantes inimigas é Igan, irmã gêmea da Princesa Yan (Mina Assami), que foi enviada para espionar o projeto Mask e acabou apaixonada por Takeo (o Red Mask). Os heróis lutam contra os mais variados monstros e guerreiros e ainda buscam salvar a Princesa Yan, presa em um esquife de gelo por sua traição. Do outro lado, Igan luta ferozmente para limpar a honra da família perante o Rei Zeba. 

O grupo contava com uma bazuca chamada "Bomba Projétil", que depois de destruída foi substituída pelo "Jato Canhão". Além disso ao unir seus veículos eles formavam o robô Great Five que saia de uma Base Shutlle, Turbo Ranger. Eles também tinham o Land Galaxy, um caminhão.

No final da série, Zeba ergueu seu castelo rumo à superfície e espalhou partículas das trevas que tapa a luz do sol e finalmente mostrou sua real forma que era a do demônio Issaldogla. Só com ajuda de uma resignada Igan, que percebendo a futilidade de seus atos se converteu e se reuniu a sua irmã Ian, os heróis fizeram desaparecer as partículas das trevas.

 

No Brasil.

 

No Brasil Esquadrão da Luz Maskman foi a quarta e última produção sentai lançada, e não fez muito sucesso junto ao público quando passou na Manchete. Anos mais tarde a série foi exibida pela Rede Tv!.

 

 

 

Elenco


 

Dubladores Brasileiros


     

Ryosuke Umizi .... Red Mask
Koichi Kusaraki .... Black Mask
Kazuma Hiroda .... Blue Mask
Yuki Nakata .... Yellow Mask
Kanako Maeda .... Pink Mask
Hayato Tani .... Chefe Sugata

Reiko Nanata .... Doutora Higashi
Hideaki Kusaki .... Rei Zeba

Takuzo Kamiyama .... Anagumas
Keijiro Shiba .... Barrabás

Yoshinori Okamoto .... Oyubu

Mina Assami .... Princesa Igan

Mina Assami .... Princesa Yan

Kaori Kubota .... Fumin

Nobu Shinoda .... Okelamp (voz)
 
 

 

Francisco Bretas .... Red Mask
Carlos Laranjeira .... Black Mask
Wendell Bezerra .... Blue Mask
Alessandra Araújo .... Yellow Mask
Rosana Garcia .... Pink Mask
Gilberto Barolli .... Chefe Sugata
Cecília Lemes .... Doutora Higashi
José Parisi Júnior .... Rei Zeba
Nelson Machado .... Anagumas
Walter Breda .... Barrabás
Élcio Sodré .... Oyubu
Patrícia Scalvi .... Princesa Igan
Rosa Maria Barolli .... Princesa Yan

Ronaldo Artinic .... Fumin
Nair Silva .... Mãe da Yukari
Eduardo Camarão .... Shinya
Sérgio Rufino .... Naoya
Ézio Ramos .... Engenheiro Akaiyke
Carlos Alberto Amaral .... Narrador

Direção: Nair Silva

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus