Emissora: Tv Asahi.

Emissora no Brasil: Rede Manchete.
Ano de Produção: 1989 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company.

Lista de EpisódiosLetra do Tema de AberturaVídeo de Abertura

 

 

 

 

A Série

 

A série Jiban, o Policial de Aço (Kido Keiji Jiban) estreou no dia 29 de janeiro de 1989 trazendo as aventuras de mais um dos muitos seriados japoneses que veio ao Brasil na onda do sucesso de Jaspion.

Parte da linhagem dos Metal Heroes, Jiban teria sido inspirado no herói americano Robocop.

Com monstros, equipamentos e veículos desenhados por Keita Amemiya, Jiban até que tinha uma produção razoável em se tratando de um seriado produzido às pressas para aproveitar a onda de policiais robôs da época.

 

 

A História

 

O policial Naoto Tamura (Shohei Kusaka) fica mortalmente ferido na luta contra o grupo criminoso Biolon e após ser submetido a uma sofisticada cirurgia realizada pelo cientista Dr. Igarashi, de quem salvou a vida, é transformado em ciborgue, recebendo um exoesqueleto especial que o transforma no herói Jiban. O Dr. Igarashi morre antes de concluir seu projeto, mas graças a uma prece de sua neta Ayumi, que também foi salva por Tamura, o ciborgue é ativado e parte para combater o crime em especial contra a Organização Criminosa Biolon.

Transformado em ciborgue, Naoto Tamura pode materializar a possante blindagem de Jiban, equipada com modernos sensores, e diversas armas: pistola laser (opcional como bastão ou espada de combate), canhão que se converte em jato acoplado às costas, garra hidráulica, broca e bazuca. Além de toda esse armamento o herói possui três veículos especiais: o carro Leson, a moto Bykan e o jato Spyraz.

 

 

Oficialmente, ele trabalha em parceria com a agente Kyoko (Noriko Enokida) em uma pequena delegacia de Tóquio, mas como Jiban, é vinculado ao Serviço Secreto, tendo como contato o policial Yanagida. Naoto Tamura também busca o paradeiro de sua irmã seqüestrada no passado por Biolon, que pode muito bem ser a menina Ayumi, que passou a auxiliar o herói ao lado do robô Bóris.

Shouhei Hinoshita, ator que interpretou o herói, já era conhecido por seu papel como Jiraiya, enquanto o policial Akira Ishihama, que fez o policial Yanaguida, já havia trabalhado na série Flashman como  Dr. Tokimura.

 

No Brasil.

 

Exibido pela TV Manchete, apesar de boa aceitação de público, o final nunca foi apresentado, deixando a saga incompleta. No Japão, foi uma das muitas cópias de Robocop produzidas para o mercado de super-heróis. Parte da trilha sonora foi feita em cima de colagens de músicas utilizadas em Jaspion e Sharivan.

 

 

Elenco


 

Dubladores Brasileiros


     

Shouhei Kusaka .... Jiban
Jiko Enokida .... Chefe Youko
Konomi Aidashimo .... Ayumi
Akira Ishihama .... Yanagida
Leo Menghetti .... Dr. Jean Marrie
Shozo Izuka .... Dr. Jean Marrie
(voz)
Ami Kawai .... Marshall
Akemi Kogawa .... Kennon
Kunio Konishi .... Seishi
Hajime Izu .... Dr. Kenzo
Kazuko Yanaga .... Madogarbo
(voz)
Yoko Asakura .... Rainha Cosmos
Ryohei Kobayashi .... Ryu Hayakawa

 

Álamo:

 

Carlos Laranjeira .... Jiban
Lúcia Helena .... Chefe Youko
Rosana Garcia .... Ayumi

Robson Raga .... Yanagida
João Paulo .... Dr. Jean Marrie
Alessandra Araújo .... Marshall
Cristina Rodrigues .... Kennon
Francisco Bretas ....
 .... Seishi

Carlos Alberto .... Dr. Kenzo (1ª voz)

Ezio Ramos .... Dr. Kenzo
Márcia Gomes .... Madogarbo
Patrícia Scalvi .... Rainha Cosmos
Élcio Sodré .... Ryu Hayakawa

Direção: Carlos Alberto Amaral

 

 

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus