Aventura Comédia Desenhos

A Turma do Zé Colméia (Yogi’s Gang – 1973)

É um desenho animado da década de 1970 que apresenta os principais personagens da Hanna-Barbera vivendo aventuras a bordo de uma arca.

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TVS, Cartoon Netwoork, Boomerang e Tooncast..
Transmissão Original: de 8 de setembro de 1973 a 29 de dezembro de 1973.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

episodios video elenco

O Desenho.


A Turma do Zé Colméia foi um desenho de grande repercussão criado por Hanna-Barbera Productions, e apresentado originalmente pela rede ABC.

Com o intuito de reunir os grandes personagens do estúdio que haviam alcançado sucesso em aventuras solo, os produtores criaram um programa onde, liderados por Zé Colméia, eles embarcavam numa arca. O longa-metragem exibido em 16 de setembro de 1972, intitulado “Yogi’s Ark Lark”, foi realizado para TV como parte do “The ABC Saturday Superstar Movie” e serviu como pontapé inicial da produção.

O sucesso do longa acabou gerando a série que durou até 29 de dezembro de 1973, num total de 15 episódios de aproximadamente 30 minutos cada.

Após o seu cancelamento, A Turma do Zé Colméia retornou à televisão em 1977 como segmento da série Fred Flintstone and Friends, onde ficou até meados da década de 1980.

A História.


O desenho parte de uma premissa ecológica muito interessante. Ele mostra o Parque Jellystone, local onde mora Zé Colméia e seu amigo Catatau, ameaçado pelo avanço da civilização e da poluição ambiental. Dessa maneira Zé Colméia e seu companheiro decidem sair da floresta e se juntar a outros animais que assim como eles estão passando pelo mesmo problema. Eles são imediatamente acompanhados pelo Guarda Chico e a namorada de Zé, Cindy.

Logo se unem ao grupo o elegante Dom Pixote, o valente Pepe Legal e seu amigo Babalú, Bibo Pai e Bóbi Filho, Plic e Ploc, a Formiga Atômica, Peter Potamus, Lula Lelé, Maguila Gorila, o Leão da Montanha, Tartaruga Touché e Dumdum, Zé Buscapé e Wally Gator, eles estavam em busca de um mundo perfeito, um paraíso onde eles pudessem morar longe da poluição e da civilização.

Para procurarem o tal paraíso, os bichinhos constroem uma arca voadora, que se move no ar erguida por um balão e por um poderoso motor acionado por Maguila Gorila, que correndo sobre uma esteira atrás de bananas, gira as hélices da arca.

Durante a viagem eles encontram e enfrentam vilões que personificam alguns dos defeitos e vícios humanos mais comuns. É assim que surgem personagens como a Iara-Faz-Sujeira, Gênio Insaciável, ou o Sr. Sujo (Mr. Sloppy) que age fantasiado de Sr. Limpo.

No Brasil.


No Brasil o desenho estreou na Rede Globo em meados da década de 1970 e foi reprisado no início dos anos 80 no sistema TVS que incluía TV Record e SBT.  Na década de 1990 foi exibido no SBT e também passou, anos mais tarde, em canais por assinatura como Cartoon Netwoork, Boomerang e Tooncast.

O episódio, The Greedy Genie (O Gênio Insaciável), foi incluído na coletânea Saturday Morning Cartoons DVD: 1970 Volume 1 lançado pela Warner Home Video.