Ação Aventura Desenhos

Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles – 1987)

Emissora: Syndicated e CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Locomotion e TV Record.
Transmissão Original: de 10 de dezembro de 1987 a 2 de novembro de 1996.
Duração: 23 minutos.
Temporadas: 10 (194 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Fred Wolf Films e Murakami Wolf Swenson Inc.

episodios video elenco

O Desenho.


As Tartarugas Ninja, foram criadas em 1984 por Kevin Eastman e Peter Laird, inspirados nos quadrinhos de Frank Miller dos quais eles eram fãs, para as histórias independentes da Mirage Comics. Publicadas em preto e branco e com o título de “Eastman and Laird´s Teenage Mutant Ninja Turtles” rapidamente as quatro criatutrinhas alcançaram um grande sucesso.

A primeira publicação das personagens foi um tremendo sucesso, com a tiragem e vendagem de aproximadamente 3000 cópias. Essa primeira obra tinha muitas semelhanças com o trabalho “Ronin” de Frank Miller e a origem das histórias é a mesma encontrada nos quadrinhos do Demolidor. Já os vilões criados por Kevin Eastman e Peter Laird podem ter sido inspirados “The Hand”, outra obra de Frank Miller, que mostrava um grupo de assassinos ninjas.

Das páginas dos quadrinhos, as Tartarugas Ninja invadiram a TV em um desenho animado com episódios de meia hora de duração. Com direção de Yoshikatsu Kasai, as personagens chegaram na televisão em 1987, primeiramente numa minissérie produzida por Osamu Yoshioka. O programa, cheio de ação, humor inocente e com uma animação de qualidade fez tanto sucesso que no dia 10 de dezembro, daquele mesmo ano, estreava em syndicated o seriado animado das Tartarugas Ninja.

A série, ao contrário do que se esperava não alcançou rapidamente sucesso, até que em 1990 a estreia do filme para o cinema, baseado nas personagens, transformou o programa numa verdadeira febre. Foi naquele ano que a série passou a ser apresentada pela rede CBS, que reservou uma apresentação de uma hora aos sábados.

A série animada das Tartarugas ficou no ar de 1987 até 1996, sendo o desenho de maior duração até a chegada dos Simpsons, e mais recentemente dos novos desenhos do Scooby Doo.

Algumas mudanças foram realizadas na história das Tartarugas. As cores das bandanas foram mudadas, originalmente as quatro eram vermelhas, alteração que acabou passando para todas as outras mídias; A origem do Mestre Splinter e a profissão de April O’Neil, (que foi de programadora para repórter) também sofreram alterações.

O programa também trouxe personagens que ainda não tinham aparecido nos quadrinhos, como o vilão alienígena Krang e os capangas tapados Bebop e Rocksteady.

Em 10 de setembro de 1994 a animação As Tartarugas Ninja teve uma reformulação deixando mais o humor de lado para se dedicar às cenas de ação. O desenho foi apresentado até 2 de novembro de 1996.

A História.


No desenho, Splinter era o ratinho de estimação do grande lutador de artes marciais Hamato Yoshi, no Japão. Yoshi era rival de Oruku Nagi (apesar de suas famílias serem amigas), e disputavam o amor da mesma garota: Tang Shen. Certo dia, Nagi perdeu a cabeça e tentou forçar Tang a amá-lo, mas ela gostava de Yoshi. Na batalha, Yoshi matou Nagi, e teve que fugir do Japão para Nova York levando apenas alguns pertences, entre eles Splinter. O ratinho Splinter começou a aprender os golpes e truques de seu dono, de tanto ficar observando-o treinar. Os problemas começaram mesmo quando Saki, irmão de Nagi, foi atrás de Yoshi, e montou um império criminoso nos Estados Unidos. Quando finalmente Saki encontrou Yoshi, uma grande luta aconteceu, e a gaiola onde Splinter estava se quebrou. Yoshi foi morto, e Splinter passou a vagar pelas ruas e becos como um rato comum, mas sempre alimentando um profundo sentimento de vingança.

Depois de algum tempo, finalmente o destino sorriu para o pequeno rato. Um caminhão deixou cair um container radioativo. O container bateu em um garoto que carregava um aquário com quatro tartarugas. O aquário e o container caíram dentro de um buraco na rua. O container se rompeu, banhando as pequenas tartarugas no líquido radioativo. Presenciando tudo, Splinter resgatou as tartaruguinhas e cuidou delas. Com o passar dos dias, as quatro tartarugas e Splinter começaram a crescer e assumir uma forma humanoide. Splinter então passou a ensinar as tartarugas tudo o que havia aprendido observando seu antigo mestre Yoshi e as batizou com o nome de quatro grandes artistas renascentistas.

Entre as tartarugas estavam: Leonardo, que tinha como armas suas Katanas (Espadas Ninja), usava uma máscara azul e era uma espécie de líder do grupo; de máscara laranja, Michelangelo tinha como arma seus Nunchakos, era o festeiro do grupo, aquele que sempre chegava para levantar o astral da galera; já Donatello, usava sempre uma máscara roxa e como arma tinha o Bo (cajado), era o cérebro do grupo e vivia inventando coisas para facilitar a vidas as Tartarugas Ninja; Raphael, usava sua máscara vermelha e como arma tinha o seus Sais, ele era o cínico e pessimista do grupo. Mesmo tão diferentes, as quatro colegas tinha em comum a sede de justiça, o bom humor e gosto exagerado por pizzas.

Elas passaram a defender a cidade do Destruidor (do clã Nagi), um poderoso vilão que possuía uma armadura especial. Ele comandava um grupo de mutantes, formado por desordeiros de gangues como: o rinoceronte Rockstead e o javali Beepop. Além deles as tartarugas ainda tinham que enfrentar o Krang, que usava o Destruidor e seus capangas para tentar conquistar o nosso planeta.

Pouco tempo depois do Mestre Splinter ter organizado as Tartarugas Ninja, o grupo viu na TV uma matéria sobre os robôs Mousers do professor Baxter Stockman. Sabendo do perigo que essas máquinas representavam, as Tartarugas ficaram de prontidão. April trabalhava com o professor, e foi a primeira a enfrentar os perigos dos Mousers. Ela acabou sendo salva pela equipe e tornou-se a principal aliada do grupo.

Nas duas últimas temporadas do programa, as Tartarugas finalmente conseguiram prender Krang e o Destruidor na Dimensão X. Eles destruíram os motores e o “portal transdimensional” do Tecnodromo impedindo que eles retornassem para a Terra. O desenho, que havia se estendido muito mais do que a maioria das animações das manhã de sábado, sofreu então uma dramática mudança. O ritmo então tornou-se sombrio e bem mais próximo das histórias originais do gibi, a cor do céu que outrora era azul começa a ganhar tons de vermelho escuro e o tema de abertura também foi alterado.

Um novo vilão, Lord Dregg, um terrível guerreiro alienígena, surge como seu novo principal antagonista. Dregg inicia uma campanha publicitária contra as Tartarugas, virando a opinião pública contra eles. No último episódio da série, os heróis conseguem prender Dregg na Dimensão X.

No Brasil.


No Brasil, o simpático seriado teve boa audiência quando foi exibido pela Rede Globo. Até uma música em homenagem as Tartarugas foi lançada pelo Trem da Alegria.

Também foi exibido no canal Locomotion e na TV Record dentro do horário chamado Record Kids, sendo levado ao ar pela manhã aos domingos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *