Aventura Comédia Desenhos

Pica-Pau (Woody Woodpecker – 1940)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Record, SBT e Rede Globo, Cartoon Network, Jetix e Boomerang.
Transmissão Original: de 3 de outubro de 1957 a 1º de setembro de 1972.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 6 (196 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras:
Walter Lantz Productions.

episodiosvideoelenco

O Desenho.


Um dos personagens mais marcantes dos desenhos animados, o Pica-pau foi criado por Walter Lantz na década de 1940. Seu criador começou a trabalhar profissionalmente como desenhista em 1929, e pouco tempo depois já estava empregado na Universal.

Em 1940, Walter Lantz montou um novo estúdio, onde criou o personagem Andy Panda que rapidamente alcançou um grande sucesso. Em um dos desenhos de Andy, o desenhista Lantz criou um irritante problema para o ursinho e seu pai, um Pica-pau que insistia em fazer buracos no seu telhado.

O pássaro de olhos verdes e esbugalhados, patas como polainas, dentes e freqüentemente de cachecol, desagradou o editor da Universal Ernie Kreisler, que quase desistiu de distribuir o cartoon, felizmente ele mudou de ideia, pois o desenho “Knock Knock” foi um sucesso estrondoso.

.

Em 1941, era lançado Woody Woodpecker, o clássico episódio em que os animais da floresta diziam que o Pica-pau estava maluco e ele decidia ir ver um doutor. Mas só no dia 3 de outubro de 1957 é que o personagem aparecia na NBC, num show todo seu, o The Woody Woodpecker Show, com o patrocínio dos cereais Kellogg´s e produção da Universal Studios. O sucesso foi enorme e desde então o Pica-pau tem conquistado milhões de pessoas ao longo dos mais de 60 anos de existência. No início o próprio cartunista aparecia na abertura e encerramento do show, interagindo com sua criatura, apresentando os episódios direto de seu escritório, e mostrando como os desenhos eram realizados.

A primeira versão do Pica-pau, a de 1941, era muito mais perversa e psicótica que as posteriores ficando conhecida como o Pica-pau louco. Nesta ele aparece com listras nas pernas, barriga com penas vermelhas, grandes olhos verdes e dentes salientes. Aos poucos o personagem foi ganhando traços mais simpáticos e seu temperamento foi ficando mais civilizado, foi quando contracenou com seus dois sobrinhos, Toquito e Lasquita, e por isso mesmo tinha que dar bons exemplos. Nos anos 90 foi feita mais uma alteração nos traços do desenho, mas não fez o mesmo sucesso que as versões anteriores.

O personagem recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Desenho Animado: “The Dizzy Acrobat”, de 1943, e “Musical Moments From Chopin”, de 1947. E uma indicação para melhor canção, do episódio “Wet Blanket Policy”, de 1948.

 

O Desenho.


Como Lantz estava lutando financeiramente, a longevidade do Pica-Pau foi assegurada quando seus desenhos passaram a ser exibidos na televisão, no programa The Woody Woodpecker Show, transmitido pela ABC. O programa semanal de meia-hora consistia em uma compilação de 3 curtas-metragens cinematográficos do Pica-Pau, seguidos por um breve comentário de Walter Lantz, o apresentador do programa, cujas filmagens em live-action interagiam com novas sequências animadas do Pica-Pau, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos.

Em 1970, O Show do Pica-Pau transferiu-se para a NBC, onde ficou até 1972. A NBC obrigou Lantz a editar grande parte dos desenhos animados mais antigos, fazendo-o cortar as cenas que continham violência, o que Lantz fez relutantemente. Adicionalmente, o próprio Pica-Pau também teve que sofrer mudanças no seu comportamento, ganhando uma personalidade mais tranquila e menos agressiva. O primeiro desenho notável que mostrou o Pica-Pau assim foi Não Puxem Minhas Penas (“Franken-Stymied”), de 1961. Após 42 anos de Show do Pica-Pau, 198 desenhos animados foram produzidos.

O sucesso do pássaro maluco tornou-se tão grande que ele chegou a ganhar uma estrela na Calçada da Fama e até uma canção tema chamada: A Canção do Pica-Pau (“The Woody Woodpecker Song”). A canção foi composta por Kay Kyser, e cantada por Gloria Wood e Harry Babbit, em 1948. A música foi um grande sucesso, vendendo cerca de 250.000 discos em 10 dias de lançamento.

Em 1985, Lantz vendeu sua biblioteca de desenhos animados para a MCA/Universal. A Universal recompilou os desenhos para um outro The Woody Woodpecker Show em 1988. Naquele mesmo ano, o Pica-Pau fez uma pequena aparição em Who Framed Roger Rabbit, em uma cena perto do fim do filme. Em 1995, o personagem apareceu em um comercial da Pepsi junto com Shaquille O’Neal, estrela da NBA.

Desde então, o Pica-Pau só voltou a reaparecer em 1999, na série de animação The New Woody Woodpecker Show, produzida pela Universal Animation Studios, que foi exibida originalmente na Fox Kids nas manhãs de sábado de 1999 à 2003.

A História.


O Pica-pau é um personagem esperto, falante e atrevido e que tem como principal marca uma gritante gargalhada, obra do excepcional dublador Mel Blanc e que anos mais tarde teve que ser adaptada por outros atores. Dificilmente ele inicia algum problema de caso pensado, a única intenção do personagem é levar a sua vida numa boa, em sua casinha num tronco de árvore, ou voando por aí picando madeira, o que geralmente perturba alguém que irritado tenta se ver livre do pássaro, é nessa hora que o Pica-pau não fica por baixo fazendo de tudo para sacanear o seu opositor, transformando-se num ser sem pudor ou ética. Nesse instante vale tudo, das mais sórdidas trapaças, vestindo-se até de mulher para enganar os vilões ou até partir pra briga com suas doloridas bicadas.

Numa época em que os desenhos tentavam passar uma mensagem positiva ou educativa, o pássaro quebrou todos os tabus com histórias repletas de menções ao tabagismo, alcoolismo ou sexo. O próprio personagem se definiu certa vez para Meany Ranheta como alguém não muito bom: “Eu tenho uma porção de hábitos. E são todos ruins!”. Por isso mesmo as aventuras do Pica-pau tiveram problemas com a censura e a imprensa, por causa da violência. Mas talvez por causa de seu comportamento e personalidade, o Pica-Pau nem sempre tinha finais felizes em seus episódios. Em vários deles, nosso herói terminava com um galo na cabeça ecoando sua gargalhada característica num tom melancólico.

O personagem costuma agir sozinho, a não ser em alguns episódios em que aparece com seu amigo cavalo Pé de Pano (Sugarfoot). Tem também uma pequena galeria de vilões que aparecem com frequência. Entre os mais comuns encontramos o Leôncio, um leão-marinho com um sotaque alemão e que dos vilões era o mais abobalhado. Com um pouco mais de malandragem tínhamos o Zeca Urubu e o Zé Jacaré, que vivia tentando almoçar nosso herói. Mas divertido mesmo é ver o Pica-pau atormentando Dooley, o vagabundo, que também costuma aparecer nos desenhos como um vilão do velho oeste. Outra que vive sendo atormentada pelo Pica-pau é a caçadora de borboletas Meany Ranheta, que numa outra versão do desenho também é a dona da pensão onde mora o pássaro.

No Brasil.


No Brasil, o Pica-pau já esteve pela TV Record, antes de ser exibido por quase 20 anos pelo SBT quando passava no Domingo no Parque. Para apresentar os episódios, as crianças que melhor imitassem a gargalhada do pássaro, ganhavam brinquedos. Hoje é exibido na Rede Globo no infantil TV Globinho. Sua nova versão é mostrada pela Rede Record. Também foi exibido nos canais fechados Cartoon Network, Jetix e Boomerang.

A primeira dublagem do personagem foi realizada pela AIC – SP e quem fazia a voz do Pica-pau era o ator Walter Silva, mas a sua voz mais conhecida por aqui foi do ator Olney Cazarré, o corintiano da Escolinhas do Professor Raimundo, apesar de também ter tido a voz do Garcia Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *