Ação Aventura Comédia Desenhos

Missão Quase Impossível (The Houndcats – 1972)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 6 de setembro de 1972 a 2 de dezembro de 1972.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores
Companhias Produtoras:
DePatie-Freleng Enterprises.

episodiosvideo elenco

O Desenho.


A clássica série da CBS Missão Impossível estava em sua penúltima temporada, ainda com grande fôlego diante da audiência, quando Ken Spears e Joe Ruby entregaram a DePatie-Freleng Enterprises a ideia de adaptar para desenho animado as aventuras dos agentes secretos. O grande diferencial era o toque de humor e o fato dos protagonistas serem cães e gatos. Se no mundo real cães e gatos não se misturam muito bem, aqui eles estavam do mesmo lado e combatiam o crime com muita competência. Nascia o desenho animado Missão Quase Impossível, que estreou na televisão americana no dia 6 de setembro de 1972.

Seu título original (Houndcats) é uma reminiscência de CatDog (gatos cães de caça). Se o nome não tinha qualquer sentido, pode se imaginar que eles eram gatos que atuavam de modo semelhante a um cão de caça, farejando bandidos em perseguições cheias de ação.

O que esses amigos peludos não conseguirem foi alcançar o mesmo sucesso dos personagens que lhe serviram de inspiração, assim, o desenho durou apenas uma temporada totalizando 13 episódios, com histórias em torno de 20 minutos de duração cada.

 

A História.


Missão Quase Impossível narrava as histórias de um grupo de investigação formado por três cães de caça e dois gatos. Esses agentes secretos recebiam missões especiais, para atuarem nos mais diversificados casos, onde eles usavam toda habilidade no ramo da espionagem para combater o crime.

O grupo era liderado pelo gato Estúpido que sempre tinha planos óbvios demais e por isso engraçados; contava ainda com Cabeçudo, que vivia se espantando com a inteligência do seu líder; Garrinha, um gato-mestre em disfarces (com voz original do Pateta Joe Besser); o sheep-dog Mixuruca, que apesar de ser o mais forte do grupo era o menos inteligente; e o gênio chihuahua Rebarba, encarregado de inventar as engenhocas utilizadas pelos heróis, que ele guardava dentro de seu sobretudo. Nunca conseguíamos ver sua face, pois ele usava um sombreiro mexicano.

Os agentes recebiam suas missões de forma igual ao grupo da série Missão Impossível, através de uma gravação que usava inclusive a celebre  frase: “Esta gravação se auto destruirá em cinco segundos”. Obviamente que por se tratar de um desenho animado a destruição da gravação era um pouco mais exagerada que na série de TV, com os agentes tendo que sair às pressas para não serem atingidos pela explosão, assim, eles nunca ficavam pra ver que a explosão nunca acontecia, pois a forma de autodestruição era sempre inofensiva.

O carro do grupo, chamado de Vela Suja, ocasionalmente agia com um ser vivo.

No Brasil.


No Brasil o desenho foi exibido  pela TV Globo em meados dos anos 70, sempre às sextas-feiras no programa Globo Cor Especial.

Quando foi lançado na década de 1980 em VHS pela Mundial Filmes, teve uma redublagem feita pelo estúdio Pré-estreia que não traduziu seu título nem os nomes dos personagens.