Ação Anime Aventura Desenhos Ficção Científica

O Menino Biônico – Jet Mars (Jetta Marusu – 1977)

Emissora: Fuji TV.
Emissora no Brasil: TV Record.
Transmissão Original: de 3 de fevereiro de 1977 a 15 de setembro de 1977.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (27 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Animation.

 episodiosvideo elenco

O Desenho.


Jet Marte, mais conhecido como O Menino Biônico, foi uma animação nipônica que estreou no dia 3 de fevereiro de 1977, trazendo as aventuras de mais um guerreiro protetor do Japão com capacidade de voar e dotado de superforça.

O desenho criado por Osamu Tezuka foi fortemente inspirado no primeiro desenho de aventura da TV japonesa, o Tetsuwan Atom, de 1964, conhecido no Brasil e nos Estados Unidos como Astroboy (outra criação de Tezuka). Alguns dizem que a ideia de Tezuka era de fato lançar um remake de Astro Boy.

O protótipo de desenho de Jetter Mars tem algumas características similares a de Uran, a irmã de Tetsuwan Atom. Tanto que Tezuka teve que modificá-lo a ponto de trocar as orelhas por esferas e também modificar o cabelo.

Sem a audiência esperada foi cancelado após 27 episódios. Mesmo hoje em dia, a série raramente é citada como um dos trabalhos de Osamu Tezuka.

A História.


Criado pelo cientista Professor Yamanoue (mais conhecido como Professor Yama), em 2015, para proteger o Japão, Jet Marte, era um garoto-robô do futuro que combatia os mais variados tipos de ameaças. A mente artificial de Jet Marte foi criada por Kawashimo (Doutor Kawa) que apesar de ser amigo do doutor Yama era seu rival.

Kawa e Yama viviam discordando com relação a finalidade do robozinho, pois enquanto Kawa o queria para fins pacíficos, o Dr. Yama desejava usar as particularidades do menino biônico para o combate, tanto que o batizou com o nome do Deus da guerra.

Marte era dotado de super-força, super-resistência e poder de vôo. O valente garoto contava sempre com a ajuda de sua amiga Milly, uma androide que por ter sido criada por Sopa possuía sentimentos humanos, devido a isto também sentia frustração de não ser uma humana completa. Jet também tinha um um irmãozinho, Mélki, um divertido bebê-robô, construído por seu pai antes de morrer.

Ainda que fosse um super-herói, o Menino Biônico não passava de uma criança com todas as curiosidades e brincadeiras de um garoto normal.

No Brasil.


No Brasil, as aventuras foram exibidas na TV Record, estreando em 1983 no horário nobre da emissora às 18h, quando dividiu o espaço como Candy CandySawamu e alcançou um grande sucesso. Posteriormente, a série se perdeu dentro de inúmeros programas infantis.

Devido a um incêndio na emissora TV Record, as fitas de O Menino Biônico foram destruídas, o único episódio encontrado com colecionadores é “O Cachorrinho”.

Curiosamente, o Brasil é o único país em que a série é conhecida por Menino Biônico. Provavelmente a distribuidora decidiu aproveitar o sucesso das séries americanas O Homem de 6 Milhões de Doláres e A Mulher Biônica para promover a animação.

Mesmo sem merchandising oficial lançado no Brasil, Marte apareceu em embalagens de uma pipoquinha doce bastante popular anos depois da série ter sido exibida por aqui.

One Reply to “O Menino Biônico – Jet Mars (Jetta Marusu – 1977)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *